quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

33 Renatas

Trinta e três. Onde isso vai parar?

Fato é que, quando eu tinha quatro anos e bati na bunda do menino na escola porque ele pisou na minha tiara amarela e a quebrou, não imaginava como seria ser uma mulher de 33 anos. Ter 33 anos é melhor. Melhor que todas as outras idades. Porque eu, capricorniana (da cabra que sobe a montanha sozinha apesar dos percalços da vida para olhar por cima e ver que conseguiu), do horóscopo chinês cabra, elemento terra e ascendente virgem, também de terra. Eu preciso de pés no chão pra ser feliz. Preciso estar segura. Preciso saber onde piso. Responsabilidade.

Ter 33 anos é melhor que todos os outros, porque ao longo da minha existência foram 33 anos de vida que eu passei crescendo. Aprendendo. Evoluindo. E hoje, com a sabedoria que meus 33 anos me permitem, eu posso dizer pra vocês que tudo é muito melhor. Eu nunca gostei de ser criança, porque infância significa dependência. Nunca gostei de ser adolescente, porque adolescência significa inconstância. Eu gosto de ser adulta. Madura.

No último ano da minha vida eu mudei. Bastante, aliás. E pensei nisso quando, no sábado passado, cheguei num restaurante mexicano que já fui algumas vezes e o garçom me olhou e disse "essa moça eu conheço, essa é aquela moça simpática e animada que sempre vem aqui". Simpática. Quem diria? Animada eu sempre fui (para os que entendem meu humor sarcástico, claro). Mas simpática?

Nesse tempo eu troquei de emprego (e por isso estive tão ausente desse blog, infelizmente) e, como tudo na minha vida é planejado, planejei ser uma pessoa melhor. Porque da minha capacidade profissional de produzir eu nunca tive dúvidas, mas tenho consciência que sempre deixei a desejar no quesito relacionamentos interpessoais. E então, como meta previamente estipulada, eu decidi ser uma pessoa mais sociável. Mais leve.

Agora as pessoas fazem reunião no trabalho pra questionar a qualidade da minha produtividade (lembra que eu disse que nunca tive dúvidas da minha capacidade profissional? Então. Porque eu produzo mais e melhor, sabe, isso irrita os outros) e eu fico quieta. FICO QUIETA, BRASIL. Juro. Tá lá a galera "é, porque tem que ver isso aí, é impossível a pessoa fazer tanto e tão bem" e eu fico calmamente sentada no canto da sala com os braços cruzados. JURO. Quem me imaginaria assim, mundo? Porque há 1 ano atrás, nesse momento, eu faria igual o Hulk fez com o irmão do Thor em Os Vingadores. Sabe quando ele pega o cara pelas pernas e bate uma meia dúzia de vezes o cara no chão?



Mas não. Agora eu sou uma pessoa mais pacífica. Já sei que isso aí seria ótimo e extravasaria meus sentimentos, mas ao mesmo tempo atiçaria os "Lokis" da vida e então eu nunca mais teria sossego. Hoje eu deixo falar. Reclamo sim, mas para a pessoa certa. E a minha vingança (é, porque eu continuo sendo vingativa, não pense você que eu alcancei a paz espiritual não porque daí tudo ia ficar muito chato na minha vida) virá em forma de valores: a pessoa que me agrediu (porque duvidar do meu trabalho pra mim é agressão) não alcançará um aumento de salário que poderia, porque falar mal de mim implica um mal resultado na análise de desempenho dela (minha chefe me ama, beijos).

Mas intrigas trabalhísticas à parte, hoje eu posso dizer que estou mais calma. Mais pacífica. Não falando o que todo mundo quer ouvir, mas deixando de falar e de fazer o que com certeza me prejudicaria futuramente. O lado bom da história: meus amigos estão levando vantagem. Porque me tornei uma pessoa mais agradável. Exemplo disso é que daqui a algumas horas eu, que nem ia comemorar o aniversário, terei a maior galera presente na minha casa. Todos por espontânea vontade (eu nem tive que ameaçar ninguém). Mas queria muito mais.

Queria as amadinhas virtuais que se tornaram reais no decorrer do ano e que me fizeram surpresa hoje e que vocês podem ler lá todo o amor que eu já li e me emocionei: Anna - Analu - Tary - Dedê - Milena
Trinta e três. Gosto da minha idade. Gosto de tudo o que passei até hoje porque eu aprendi e tudo me trouxe para o que eu sou hoje. Uma pessoa feliz por ser quem é. 

Queria agradecer por tudo. Por quem é presente hoje na minha vida. Quem vai vir me dar abraço pessoalmente, quem voou de Curitiba só pra me dar abraço, quem deixou videozinho de parabéns desde ontem no meu whatsapp. Quem vai só atravessar a rua pra vir me ver e quem vai vir de longe. Quem não vai vir porque mora espalhadinha pelos arredores do Brasil. Mas que queria. Agradeço muito, muito mais, por quem esteve SEMPRE na minha vida. No ano passado e no anterior e no anterior e no anterior. Que ouviu minhas alegrias, mas também minhas tristezas. Quem me ajudou a seguir em frente e quem demonstrou carinho mesmo que distante. Obrigada, gente. Eu sei que eu fui um porre, Edgar. Mas hoje se eu estou aqui feliz e comemorando, com certeza grande parte disso é culpa de vocês. 

Agora eu vou lá que tenho que fazer bolo (e lembrarei a cada segundo da carinha que Dedê fazia ao comê-lo).

9 comentários:

  1. "Quem não vai vir porque mora espalhadinha pelos arredores do Brasil. Mas que queria"

    EU! E eu queria mesmo. Muito! Mas o Janjão tá aí com você, né? Por isso que eu levei ele pra você, pra sempre ter um pedacinho de mim contigo (sou brega, mas sou fofa)

    Ai, Rê! Quero chegar aos 33 feliz assim com o que eu sou e evoluindo sempre. Por essas e outras que te admiro tanto.

    Feliz Aniversário!!!!!

    P.S: Vou querer bolo de novo quando eu for aí! Hihi

    ResponderExcluir
  2. FUI CITADA NO TEXTO DE ANIVERSÁRIO, BEIJOS.
    Ok. Parabéns, Rê! Muitos e muitos beijos e abraços virtuais no dia de hoje, porque eu queria muito tá aí com você e fazer a minha versão de bolo de chocolate pra você morrer de orgulho. Te amo muitão! Beijo.

    ps.: e eu quero pão de queijo e mortadela!

    ResponderExcluir
  3. Rê! Você é uma linda. E é um presente na minha vida, e merece tudo de bom, e eu amei poder te dar um abraço pessoalmente de aniversário. Mas você sabe que queria dar uns pulos no seu pescoço hoje de novo. E quero um pedaço desse bolo! Aproveite muito o seu dia, e todos os outros 364, que juro, também são todos seus!
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro posts de aniversário como estes, aliás, quando foi que eu não adorei um post seu, mesmo? HAHAHAHA Você é absurdamente genial e fico feliz em saber que gosta de ser adulta, achei que isso era impossível! Gostaria de estar comemorando teu aniversário contigo hoje, porque você merece todas as alegrias do mundo, tu é linda e maravilhosa e uma aniversariante muito digna! Tenha um ótimo 33, com muita alegria, felicidade, saúde e encontrões mafiosos!
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  5. O fato é que eu não sei como é ser uma mulher de 33 anos, mas só pode ser assim. Quando eu chegar lá, quero ser alguém de quem você se orgulharia. Porque assim, EU TE ADMIRO MUITO! Já falei, você já sabe, mas é daquelas coisas que precisam ser repetidas. Obrigada por você ter nascido há 33 anos e ter vivido 33 se preparando pra ser quem você é. EU TE AMO! FELIZ ANIVERSÁRIO! <3

    ResponderExcluir
  6. hahaha... adorei a não reação ao pessoal do trabalho. eu tenho 41 e teria virado o Hulk, ou a Hulka, pq nao dispenso um batom vermelho!!!

    Vou ficar aqui, ver se aprendo alguma coisa. Só não indico seu blog prá minha terapeuta pq ela vive me mandando crescer. Ai vem vc dizer que crescer é bom...eu to ferrada!

    ResponderExcluir
  7. A Li do "eu nao tenho conserto" me disse que criou o blog dela por causa do seu blog, dai eu tive que ver, ne?
    Feliz aniversario, viu? deixa eu comecar a ler os posts antigos pra te encher de comentarios

    ResponderExcluir
  8. O bolo foi comprado!!! Eu estava lá!!! Não teve maionese, mas tudo bem, ela me prometeu que teria no meu aniversário.
    Todo o resto do jantar foi ela quem fez! E tava muito bom o jantar mexicano (tirando aquela pimenta que eu comi enganada).
    Se eu fosse um menino, com certeza eu casaria com ela. Como eu não sou, já fico feliz de ser amiga (e sempre convidada a participar das reuniõezinhas no ap).
    Re, brincadeiras à parte, você sabe que eu te adoro e fico feliz por poder compartilhar com você as histórias de toda uma vida, porque 25 anos é tempo pra caralho!
    Bjão e que venha mais um ano cheio paz e tranquilidade na sua vida!!! Quando eu chegar nos 33 espero ter elevado o meu espírito igual ao seu..hehehehehe bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Assim como a Luana eu vím aqui dar uma conferida no seu blog por indicação da Lídia Li. E fiquei muito surpresa porque você fez aniversário no mesmo dia que a minha irmã! Que legal!!!
    Um beijo grande e gostei daqui!

    ResponderExcluir