quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Manifestação sobre manifestações

O assunto da semana é o dia do orgulho hetero. Han.

Oi, eu sou uma pessoa heterossexual (e não tenho dúvidas disso) e não tenho nada a ver com qual sexo todas as outras pessoas do mundo se relacionam. Eu já disse aqui que só acho que aquele amasso forte língua-a-língua dado no meio da rua pra quem quer que seja passar e ver é desagradável. Tanto para homossexuais, quanto para heteros. Mas enfim.

Daí que alguém lá (que eu não quero saber quem porque não me interessa) inventou que tem que ter o dia do orgulho hetero. E eu não concordo nem discordo. Eu acho que assim como há dia das mulheres há muitos anos (e todas ganham uma flor no trabalho), esse ano inventaram o dia dos homens (se preparem, ano que vem receberão um cacto!). Assim como há Caminhada do Medida Certa do Fantástico para incentivar a boa forma, há campeonatos de quem come mais hambúrguer em menos tempo. E assim como há a Parada Gay.... porque não, ter a Parada Hetero? Mas daí é o seguinte: é preconceito ter dia do orgulho hetero. Sei. Por que? Não se pode ter orgulho do que você é? Não se pode ter orgulho de ser bonita, como a Rafa twittou? Não se pode ter orgulho de ter saído debaixo do edredon de manhã cedo com sensação térmica de -3º C em Curitiba, como disse a Analu? Não se pode ter orgulho de colocar na agenda em todos os dias para o resto da vida uma hora e meia de academia e conseguir cumprir a meta, como eu penso a respeito de mim mesma? Por que não se ter orgulho de ser hetero, tanto quanto os gays têm orgulho em serem gays? Por que usar uma camiseta escrito "100% branco" é discriminação racial, quando usar uma "100% negro" é orgulho?

Eu explico: hoje em dia há manifestação pra tudo. Manifestação dos sem terra. Dos que têm terra invadidas pelos sem terra. Dos deficientes que necessitam de mais acessibilidade. Dos pedreiros que são migrantes de outros estados e vivem em condições sub-humanas por um trabalho quase escravo. Dos que querem legalizar maconha. Dos que querem melhor educação. Dos presidiários que vivem em regime de superlotação. Dos motoristas de ônibus. Dos motoqueiros. Dos bombeiros. Dos médicos. Das empregadas domésticas. Dos comerciantes. TUDO hoje em dia é razão pra manifestação. Não há mais um foco, como foi por exemplo na época da ditadura ou quando houve o impeachment do Collor. Não há mais essa coisa de todo mundo se juntar para uma causa maior. Todo mundo tem uma indignação em coisa diferente pra querer fazer manifestação, e jajá eu vou estar lá fora levantando cartazes a favor da volta da moda das polainas porque hoje fez 6 graus aqui em São Paulo e eu tive frio na canela. Sabe foco? Ninguém tem mais. A liberdade de expressão fez com que fosse possível se dizer tudo o que pensa e isso foi ótimo, mas eu já acho que as pessoas estão indo ALÉM e inventando coisas pra protestar, quaisquer que sejam, só para não ficar pra trás daquele ali que resolveu sair a favor dos direitos do que quer que seja. Hoje a coisa é uma tremenda competição de quem manifesta mais e jajá eu tou vendo sair na rua ladrão e assassino manifestando por seus direitos de roubar em paz e matar pai de família quando impede que ele faça o trabalho. E eu vi ontem em um pedaço de uma novela qualquer por aí que um dia o filho vai chegar para o pai apreensivo de levar bronca e dizer gaguejando "pai, sou hetero", e o pai vai reclamar. Era uma cena de comédia na tv. Mas eu concordei que do jeito que o mundo anda, é bem capaz.

Tá fora de moda ficar quieto. Viver sua vida. Não se manifestar. Você é uma pessoa que se isola se fizer isso. Você tem é que sair comentando absurdamente quando fica sabendo que a Sandy deu os fundos, e não importa muito se você está contra ou a favor - o que importa é comentar. Brigar, xingar, erguer plaquinhas "o fundo é da Sandy e ela dá se quiser" ou "Sandy entrou mesmo no papel de devassa". Não dá mais pra ser imparcial.

Pra mim, o ideal seria tudo preto no branco (e sem metáforas). É orgulho ser 100% preto, assim como é orgulho ser 100% branco, 100% amarelo, 100% vermelho, 100% azul, 100% verde ou 100% misturado. É orgulho ter cabelo loiro, preto, ruivo, grisalho, liso, enrolado, ondulado. É orgulho ser gay, é orgulho ser hetero. Porque a gente tem que ter orgulho de quem a gente é, independente de como seja. Independente do que a gente gosta. Pra mim tinha que acabar essa coisa de SUPER-ORGULHAR alguma coisa. Porque é isso que me parece quando negros dizem que é preconceito sair com a camisa 100% branco, ou quando gays dizem que é preconceito ter orgulho hetero. E a partir do momento que você se acha superior a algo ou a alguém, está diretamente menosprezando quem é diferente. Brancos têm preconceito com negros e heteros têm preconceito com gays. Mas negros também menosprezam brancos e gays também menosprezam heteros.

E não, eu não estou dizendo que eu acho certo a camisa 100% branco ou o dia do orgulho hetero não. Eu só acho que NÃO DEVERIA ter a camisa 100% negro e o dia do orgulho gay. Porque se as pessoas são iguais, se os direitos são iguais, ou temos tudo ou não temos nada. E se eu já disse ali em cima que estou achando o mundo uma bagunça de manifestações desenfreadas... sou a favor que cada um fique na sua. Não precisa sair esfregando na cara do outro que você é melhor ou pior no que quer que seja. Não precisa parar uma avenida principal inteira, em um dia inteiro, carregando balões coloridos pra esfregar na cara do outro ali que você é gay e tem muito orgulho disso. E não precisa parar MAIS UM DIA inteiro a mesma avenida inteira carregando balões sem cor pra esfregar na cara de alguém ali que você é hetero (tou prevendo a Parada do Dia do Orgulho Hetero no ano que vem) e tem muito orgulho disso. Não precisa sair dando cotas para negros em universidades, já que o requisito para entrar em toda e qualquer faculdade é passar no vestibular e isso não tem nada a ver com cor de pele. Não precisa pegar a senha de portador de necessidades especiais se você tem Síndrome de Down e até onde eu sei isso não é uma doença que te impeça de esperar na fila como os demais - e tá cheio de gente por aí dizendo que portadores de necessidades especiais são pessoas comuns que devem trabalhar e viver normalmente como qualquer outra pessoa. Por que senha especial então, porra?

Não entendo, sabe? O mundo se contradiz. As pessoas se contradizem. E na ânsia de querer mostrar ser melhor, o orgulho escorre pelos dedos. E então chegamos somente em Rafinha Bastos, uma pessoa inteligente, mas que na vontade de inovar e manifestar a respeito do exagero da vida politicamente correta, tornou-se apenas uma pessoa que invade a privacidade alheia com muito desrespeito e falta de educação.

11 comentários:

  1. Esse tipo de assunto sempre é complicado de tratar. Eu prefiro, sinceramente, não ter orgulho. Porque, veja bem, uma pessoa menina que, sei lá, usa uma camisa escrito 100% negra e sai com o cabelo na pranchinha enfia o orgulho aonde?
    E detesto essas manifestações sem fundamento. Tanta coisa melhor para sentir orgulho... as pessoas deviam ser preocupar em ser honestas. Mais honestidade, menos orgulho, por um mundo melhor.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Rê, você arrasa. Porque é você é 100% Rê, e tem orgulho disso! Eu amei tanto esse post, e concordo TANTO com ele, que nem vou comentar muito, porque não sei o que dizer. Vou simplesmente twittar o link e dizer que se você morasse aqui em Curitiba você não ia ter motivos para protestar porque, veja bem: AQUI SE USA POLAINA. E eu, aliás, estou doida pra comprar pra mim!
    (Aqui faz TANTO frio, menina, que qualquer coisa que seja para aquecer acaba entrando na moda, é a lei da necessidade.)
    E viva o ter orgulho do que queremos! Humpff!
    Eu não roo unhas a quase 1 mês, e estou com muito orgulho de mim! Vou twittar isso também. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rê, seu post ficou excelente!
    Eu concordo com cada linha.
    As pessoas se gabam por serem simplesmente aquilo que elas são, não entendo isso.
    Tipo: tenho orgulho de ser carioca!
    Por que?
    Vc nasceu aqui como poderia ter nascido em Rio Branco, e aí? Não teria orgulho de Rio Branco?
    Juro que não entendo.
    Aliás..que mérito vc tem por ter nascido aqui? Nem fez força. Foram seus pais, não foi vc.

    Também acho que tem orgulho demais para honestidade e cidadania de menos.

    ResponderExcluir
  4. Você tirou as palavras da minha boca. Outro dia, inclusive, quando esse ORGULHO HETERO também estava nos TT, twittei: "Orgulho de ser humana". Não entendo quando começou essa onda de orgulhos. Acho mesmo que devemos nos orgulhar, sim, mas a partir do momento em que esses orgulhos passam a criar ''guerrinhas'', aí já acho que passa do limite. Sabe?! Não é racional, não faz sentido. Ser hetero não te faz melhor que um gay. Ser negro não te faz mais merecedor do que um branco (apesar de o nosso próprio governo dizer que sim, né, com as tais cotas raciais). Enfim... Acho que cada um deveria ficar na sua e cuidar da vida ao invés de ficar gritando aos 4 ventos: "EU SOU TAL COISA COM ORGULHO!". Afinal, pra que perder tempo dizendo?! Vai logo ser e aproveitar. Ponto.

    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  5. Rê, eu concordo TANTO com você. Sério, teu post simplesmente traduziu em palavras o que eu penso: cada um deve ter orgulho é de ficar na sua. Pra que ficar ostentando a sua vida? A própria frase já diz, a SUA vida! Ou seja, é sua e não deve ser da conta de mais ninguém. Eu vivo implicando, por exemplo, com o povo da minha cidade que INSISTE em se vestir de botineiro (como chamamos os 'cowboys' que só chegam perto de vaca no McDonalds e ficam pagando de peões só porque escutam sertanejo)! Parece que querem esfregar na cara de todo mundo quem eles são - ou acham que são - e aí não dá outra: metade do povo da minha faculdade se veste IGUAL. Personalidade pra quê? Me revolto. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Amei todo o post. Só não entendi a parte de Rafinha Bastos.

    ResponderExcluir
  7. Onde eu assino?!
    Acho que as pessoas se tornaram muito DEFENSIVAS! Tudo elas acham que é preconceito, PQP! Claro que minorias sofrem mais preconceito. Mas vão continuar sofrendo se ficarem agindo desse jeito. Esse tipo de manifestação só torna mais delineadas as diferenças e o ódio às diferenças.
    Ninguém é igual, LET'S JUST ACCEPT IT!


    Ótimo post, Rê!

    ResponderExcluir
  8. ontem, na Paulista, presenciei a marcha #foraricardoteixeira, com umas 200 pessoas e até trio-elétrico e, logo atrás, uma marchinha com umas 30 pessoas de "fora corrupção". é bem estranho a prioridade das pessoas. mais estranho ainda a forma como elas acham que vão atingir alguém.

    e isso de "está na moda não ficar quieto", ah querida, não é só nos assuntos polêmicos, não.

    ResponderExcluir
  9. A título de curiosidade: o Dia do Homem já existia faz tempo, mas só agora com o Twitter e Facebook que ficou famoso. Lembro quando eu tinha 13 anos o meu prof. me contou sobre esse dia.
    Concordo com tudo o que vc escreveu. Tudo mesmo. Embora eu ainda acho que o contexto que estamos vivendo acho plausível manifestações do tipo 100% Negro e de Homossexuais, que fazem parte de grupos que ainda tem muito o que conquistar na sociedade. Tá que muito das reinvidações ficaram deixadas de lado. Mas como vc mesma disse, seria ótima que não tivessem essas manifestações partindo o pricípio que somos todos iguais. Seria.

    ResponderExcluir
  10. Minha camiseta: 100% FODA-SE!
    Odeio gente que fica gerando discussão em torno de assuntos idiotas. E principalmente que param avenidas pra isso. Cada um que dê pra quem quiser, mas eu não sou obrigada a ficar sabendo disso! Já me basta saber pra quem eu dou! E pra cada um isso tb deveria bastar. ô povo pra tomar conta da vida alheia. affff

    ResponderExcluir