sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lá vem o sol, tchurururu. Lá vem o sol - sim eu já sei, PORRA.

Faz bem um mês que as pessoas estão reclamando disso. No meu twitter. No meu facebook. Dia desses eu vi até um desenho do pobre São Pedro com problema no encanamento. É a pobre da Analu, que saiu do frio congelante de Curitiba doida pra suar no calor do Espírito Santo e tá chovendo. É a Jana, que saiu de Porto Alegre pra se esbaldar no Rio e tá chovendo. É o resto da população brasileira espraguejando e xingando o pobre Pedrinho que está fazendo "frio" e chuva em pleno verão.

Mas São Pedro é camarada. São Pedro é meu amigo.

São Pedro sempre soube que eu não gosto de sol. Ok, também não é assim. Eu gosto. Eu acho mesmo lindo todo nascer e todo pôr de sol e acho que eu sou uma das poucas pessoas que repara nisso todo santo dia. Oi, eu moro no vigésimo segundo andar e o grande motivo pra isso, além de gostar de altura, é poder ver o céu mais de perto. Eu realmente reparo nessas coisas. Hoje por exemplo o céu estava lindamente azul, mas estava mais lindo ainda porque as nuvens desenhavam grandes paisagens no meio de toda a imensidão. Eu acho o céu muito mais lindo quando tem nuvens. E acho clichê quem acha o contrário. Ai, modinha essa coisa de querer o céu totalmente azul e sem nenhuma nuvem. Vai lá dançar o tchererê-tche-tchê, vai?

Então. São Pedro sempre soube que eu curtia mais os dias sem sol. Mesmo quando nem eu sabia disso, quando eu era criança e sonhava que PELO MENOS parasse UM POUCO de chover no dia do meu aniversário pra ver se, quem sabe, talvez, ALGUÉM aparecesse na minha festa. Mas não, não parava. E não, ninguém ia, fazendo chuva ou sol. E eu demorei pra descobrir isso, demorei mais ainda pra descobrir que eu não gostava de sol. Demorei pra parar de desejar que fizesse sol quando eu fosse à praia nas férias de julho. Demorei. Demorei pra descobrir que eu era mais feliz nos dias de chuva.

E então que hoje, depois de vários dias, resolveu fazer sol em São Paulo. Bem agora que as pessoas já estão voltando de férias. E que elas estão acabando. E que mesmo assim o bem-te-vi já cantou hoje cedo e eu já sei que quando der umas 16h vai cair todo o mundo na cabeça das pessoas. E eu, diferente de todos os brasileiros, tou super curtindo. Nunca vi um verão tão lindo. Tão friozinho, tão chuvoso, tão supimpa. E aí foi pensando nisso que eu resolvi enumerar aqui pra vocês exatamente todos os motivos que fazem com que eu não goste de verão:

1 - Eu sou uma pessoa branca - E branco já é pouco pra mim, se levarmos em consideração que faz 2 anos que moro em um apartamento que não bate sol e deve fazer pouco mais que isso que não vou à praia. Minhas pernas estão verdes já, como diz a amiga. E eu sempre fui dessas pessoas que quando tira a roupa na praia o pessoal em volta olha e chama de palmito. SEMPRE. Isso quando eu ia à praia uma vez por mês, hein. Imagine hoje.

2 - Eu tenho sardas - Demorou bem uns 20 anos pra eu descobrir. Ou pra elas começarem a aparecer. Foi num belo dia que eu resolvi chegar em Porto Seguro pra passar uma semana com a escola, cheguei lá e passei CENOURA E BRONZE. Renata, a louca do Cenoura e Bronze na Bahia. Foi bonito. Foi beleza. Tanto, que eu tava lá pegando o menino e o máximo que dava pra encostar nele era a boca mesmo (e ele beijava mole tá, Anna?). Foi bom, porque ninguém pode sair falando que eu estava no "agarramento". Foi supimpa também porque como foi com a escola, o lema da galera era não dormir durante uma semana. E vocês sabem, né? Eu preciso dormir 10 horas por noite pra me sentir feliz. Então. Eu ardia TANTO que não conseguia encostar no lençol. Não conseguia virar o pescoço. Conclusão: não conseguia dormir. Pelo menos não nos dois primeiros dias, porque depois disso eu desmaiei de sono mesmo. Mas foi bom. Ninguém pode dizer que eu era mole e dormi mais do que aproveitei. A aventura com Cenoura e Bronze na Bahia por uma semana me rendeu sardas no peito PRA SEMPRE. E eu não tinha nenhuma. E apesar de saber por experiência própria que tem muito homem com fetiche por sardas, eu não gosto. Depois disso, fui reparando que todas as vezes que eu tomo sol elas aumentam. Agora, não só no peito, mas na barriga e nas coxas. E comecei a reparar nas minhas tias, tão sardentas quanto. Enfim - NO MORE sun for me.

3 - Eu viro pimentão - Não é regra o fato de ser branca e virar pimentão. Juro. Eu tenho uma prima branca e sardenta que depois de um dia na praia sai MORENA. Sem brincadeira. Mas essa não é a minha realidade e eu, depois de um dia de sol, saio parecendo que passei a cara na frigideira. Protetor solar pra mim tem que ser de fator 30 pra cima (mesmo assim na cara tem que ser o 50) senão não funfa não. Mesmo assim, a gente já sabe: NINGUÉM tem a capacidade de passar protetor solar bonitinho de 2 em 2 horas e de maneira uniforme no corpo todo. NINGUÉM. E é fato que eu sempre saio marcada e manchada aqui e ali. Meu maior feito nesse sentido foi o dia que eu passei protetor solar na barriga enquanto estava sentada na cadeira e no fim do dia saí listrada feito tigre. Do Rio de Janeiro. E as pessoas rindo da minha cara de paulista. Mas eu conheço gente pior: uma amiga que passou todo o protetor, lindo, uniforme, de 2 em 2 horas....... e no fim do dia estava com a orelha e os pés vermelhos feito pimentão. Ficou bonita. E ela é trollada por isso até hoje.

4 - Eu tenho tatuagem - Depois de anos e anos de tentativa frustrada de ser uma garota esperta e ~da cor do verão~, desisti. Porque finalmente eu ouvi aquelas mesmas tias sardentas e comecei a reparar nas pessoas brancas do mundo. E descobri que eu gosto delas. Gosto de gente branca, acho bonito. Eu quando saía da praia e tirava foto no meio dos meus primos brancos, me sentia destoada. E eu não gosto de destoar assim. Achava os outros mais bonitos porque eles eram mais brancos que eu. Mas um dia meu cérebro funcionou e eu descobri que se parasse de querer ser o que eu não sou, eu seria exatamente igual à eles: branca. Fato que se eu for olhar pra um cara na rua vai ser o mais branco. Não necessariamente o loiro (ok, em grande maioria, sim). Mas o que for mais branco de pele mesmo, independente da cor do cabelo. E aí que esse gosto por tatuagens que me invade tem bem uns 20 anos se incluiu na categoria. Eu acho que tatuagem foi feita pra existir em pessoas brancas. Pra destoar da cor da pele. Pra aparecer mais. E pra não ficar com cara de tatuagem de cadeia. Porque gente que toma muito sol ou tatuagem de gente com pele morena demais tem cara de que foi feita na cadeia.

5 - Eu acho feio gente de "roupa de banho" - Gente, seguinte. NINGUÉM fica bonito de biquíni. Nem de sunga. Nem de bermuda. nem de maiô. Ninguém tem o corpo perfeito. NINGUÉM. Ok, deve ter uma porcentagem de uma pessoa pra cada milhão só. Daqueles que não fazem mais nada além de passar o dia todo na academia e come só alface com frango há bem uns 10 anos. Mesmo assim, periga ser uma pessoa muito amarela. Eu concordo sim com o negócio de que todo mundo é igual e que a ditadura da magreza não tá com nada e que nesse BBB tem uma meia dúzia de gordos e tem que ser assim mesmo. Claro. Mas concordo do outro lado: não é que todo mundo é bonito. É QUE TODO MUNDO É FEIO. Desculpa. Mas arrumadinho, de roupa, maquiagem, ou ao estilo "descabelado-acordei-agora-sou-chique", tudo bem. As pessoas podem ficar até apresentáveis. Mas tira a roupa da galera e manda passear como veio ao mundo durante o dia e no sol. NÃO. Fato que se você for magra, vai ter celulite na bunda. Vai ter escoliose. Vai ter a barriga flácida. Peito caído. Periquita de biquinho. Cicatriz. Perna torta. Pé chato. Unha encravada. Culote. Pelanca do tchau. Careca. Pelo onde não devia. Ninguém é bonito na praia, gente. NINGUÉM. E os maiôs/biquínis/sungas/bermudas decididamente não ajudam. Desculpa.

6 - Eu passo mal - Não, eu não sou aquele povo mole que sai de casa morrendo porque a pressão baixa e desmaia nos ônibus da vida e dá trabalho para os outros. Eu não fico doente. Faz mais de três anos que eu não tenho uma gripe. Mas das últimas vezes que eu acordei de manhã e disse "bom dia sol, olha que dia supimpa, vou passear" eu não me senti bem. Aquela moleza, aquela falta de fome (isso pra mim é grave), aquele cansaço, aquela cabeça no sol (e eu sou meio careca, fica ardendo o couro cabeludo depois), tudo o que me faz pensar que o que eu queria mesmo era tomar um banho e deitar na minha cama ao invés de ficar ali andando debaixo de sol e com calor e com o pé suando no meio da rua inutilmente.

7 - Eu fico feia no verão - Não só eu, mas o mundo inteiro. Eu sei que eu já falei das pessoas feias na praia, mas fora dela também todo mundo fica feio no verão. As pessoas transpiram. Ficam com aquela cara brilhando. A mulherada prende o cabelo e fica com cabeção. Os caras saem de casa se sentindo gatos quando na verdade tudo o que eles têm é um cabelo ensebado. As pessoas usam roupa de malha no verão, gente. E eu tenho bastante roupa de malha no armário, mas já decidi que pretendo me desfazer delas pouco a pouco porque é fato: malha é uma roupa que deixa as pessoas feias. Pobre. Mostrando as banhas. Ontem eu tava reparando na bunda de uma mulher que estava na minha frente na fila do banco e ela realmente tinha uma pelanca fora do comum ali na popa da bunda. Tudo por que? Porque ela usava uma calça de malha colada. Se estivesse usando uma calça de um tecido mais nobre não deixaria isso aparente e ia mostrar a pelanca da bunda só lá na praia e cairia apenas no item 5 de meu texto. Mas não. E os gordos então? Gordos transpiram muito mais. E ficam com a roupa melada e grudando. E cheiram azedo.

8 - Eu durmo mal - Já falei que pra mim dormir é fundamental. Eu durmo bastante. Eu durmo de edredon. Mesmo no frio. Eu preciso de ventinho no clima pra dormir bem. E de ar relativamente frio, mas sem ser de ventilador nem de ar condicionado porque eu tenho rinite. Dormir pra mim é um negócio que precisa de qualidade. Dormir bem é qualidade de vida. E dormir no calor é um porre. Você fica lá suando. Fritando na cama. Quanto mais tira a roupa na tentativa de ficar com menos calor, mais gruda no lençol. Demonstrativo de inferno.

9 - Envelhece - E eu não vou colocar só eu nessa categoria. TODO MUNDO envelhece mais no verão. Você, bonitona, que tá lendo esse texto e pensando que eu sou uma mal amada que não sabe curtir a vida e que devo ser gorda e por isso não gosto do verão: você vai envelhecer bem mais que eu. Porque enquanto você está lá estatalada debaixo do sol, rugas vão se formando na sua pele (além das sardas e do câncer de pele e tals). Quando você não está dormindo bem à noite mas acha que isso é o melhor porque quem dorme muito não aproveita a vida, você é que não está produzindo colágeno para retardar o envelhecimento da sua pele. E quando você está lá tomando banho por mais tempo porque é calor e você fica uma hora no chuveiro e foda-se o mundo se você está jogando fora à toa toda a água do planeta: está envelhecendo a sua pele. Está tirando a proteção natural. Está de molho debaixo da água quente que vai te deixar enrugada feito uma uva passa não só ali no banho, mas também para o resto da vida.

10 - Eu sou uma pessoa saturnina - E deixo todo o crédito desse item com a Priscila. Porque eu sempre gostei de dias chuvosos e nublados, por mim seria sempre outono e fazendo no máximo 20º C. E nunca soube o porquê (Lidia: usado como substantivo = junto e com acento) desse meu gosto peculiar e que quando eu conto para as pessoas todo mundo me acha doida. Mas o meu irmão também prefere o tempo assim. E um belo dia, a Pri (a louca da astrologia) me contou: sou capricórnio, que tem como planeta regente Saturno. Apesar de ser o planeta mais bonito (ele tem anéis, né? ) é o planeta mais denso (lembra do "retorno de Saturno"? então). Saturno é um personagem austero, ligado à solidão (a cabra sente-se feliz ao subir a montanha sozinha, já diz Susan Miller). Representa a paciência, a prudência, a meditação. Conectado com o oculto, quem tem saturno como regente é mais ligado às trevas que à luz (oi que eu sou louca pra fazer tour monitorado no cemitério). Desempenha um papel na fatalidade, na doença e na ruína (e deve ser por isso que todo mundo só me liga quando tem problema). Mas ok que claro que nem todos os capricornianos são assim - e eu conheço um monte deles que curte bem mais o sol que a chuva. O que não é o meu caso e a mim se aplica perfeitamente todo esse esquema de gostar de tempos "feios" muito mais que dos "bonitos". Eu juro pra vocês que eu acordo bem mais feliz e cheia de vida e disposta quando o tempo está nublado e chuvoso. Ao mesmo tempo que o mundo inteiro tá achando um horror o verão ser chuvoso e tem gente morrendo e a enchente e o deslizamento... cá estou eu, do alto do meu vigésimo segundo andar, acordando feliz e abrindo a janela e dizendo

Bom dia, chuva. Que dia lindo. \o/



12 comentários:

  1. Eu amo verão. Amo sol, apesar de já ter aprendido que só posso encará-lo com protetor 50, vide torrão passado. Gosto de ser branca, mas não branquela. Então adoro quando surge a marquinha. Da calcinha, lógico, porque só eu vejo e percebo. Marquinha de alsa de biquine aparecendo por fora da blusa eu acho um ó. Mas meu problema com verão, é, de longe, o biquini. Odeio. Odeio. Odeio. É quando eu lembro que tenho celulites indevidas na coxa, e peito demais. Tenho sérios problemas com biquini. Coloco pra entrar dentro da piscina e pronto. Se eu sair da piscina já tasco uma roupa por cima. Não sou nunca dessas que coloca ou só o short, ou só a blusa, e desfila tranquilamente de biquini por aí. Eu detesto.
    Agora, é engraçado, porque de lingerie eu acho meu corpo legal. Agora, de biquini, puta merda! O trem é tenso mesmo!
    Hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém que também não gosta de calor! Eu não gosto do tempo quente, odeio acabar de sair do banho e já começar a suar, o sol quente na cabeça e etc, etc... Adoro tempo frio, mas infelizmente não moro em um lugar que me favoreça nesse aspecto, já que eu moro no estado do Rio, ou seja. Também tenho sardas, no rosto e desde pequena, e não tenho problema nenhum com a branqueza das pessoas. É impressionante como aqui no Brasil as pessoas agem como se fosse uma obrigação de todos serem bronzeados - nossa, mas você está muito branquela, tem que tomar um sol! - Não, não tenho. Não acredito muito nessa coisa de astrologia, mas também sou de capricórnio, vai ver que realmente tem algo a ver, quem sabe ;] Adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
  3. Partilho do ódio de roupas de banho, passei a entrar na piscina de blusinha e short - isso quando eu >vou< pra alguma piscina - praia eu não gosto... Só se for como as que tem aqui em Dublin, de pedra e onde faz mais frio que na cidade, gosto de sol.. Mas só quando ele da aquele formigamento gostoso na pele e dá uma luz legal pra gente tirar foto. Por isso que amei Londres, tava sol e tava frio... SEM CHUVA! Eu sou uma pessoa que gosta de sair de casa e perambular pela cidade e chuva estraga todos os meus planos.

    Gosto do outono, porque ainda tem solzinho de verão e a temperatura ja ta caindo pro inverno, é quase perfeito heh

    ResponderExcluir
  4. Renata! Eu não poderia concordar mais com seu texto!!! Eu ODEIO o calor! E moro numa das cidades mais quentes do estado de SP, por outras questões, mas se eu tb pudesse escolher moraria numa serra, longe do sol e do calor, dormindo de edredon e usando tênis, casaco e calça jeans!
    Frio é vida e chuva é linda, deixa o ar respirável, limpa e td mais...!
    Gosto do sol, mas só nessas condições q vc falou, qd é admirável não torturante!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Eu ia dizer RENATA, ME ADOTA, mas né? Acho que não precisa <3
    Eu tô agradecendo todos os dias a Deus por esse verão sensacional. Cê tem noção que há uma semana eu tô indo dormir com aquela chuva delícia, tô ficando na cama até a hora do almoço porque sair do edredom é insuportável, que fico perambulando pela casa de moletom, roupão e meias 3/4 (luxo) e toda a parafernália de frio? Isso me deixa incomensuravelmente feliz. Eu amo frio e acho que tinha que ser outono 20ºC o ano todo.
    Porque inverno é mais cinzão e outono tem aquela coisa linda do tempo mais aberto, um solzinho leve, mas tá frio. Tá gostoso.
    Mas olha, desculpa me gabar, mas eu sei passar protetor. De forma uniforme, 2 em 2 horas, supimpa mesmo. Eu volto da praia com cara de saúde, como diz minha mãe, sem estar tostada, vermelha ou marrom. Com cara de saudável e rica. É sério! O segredo é repassar o protetor depois de cada entrada no mar, fator 50 no corpo e no rosto Spectraban (?). É tiro e queda e vale até pra você. Da próxima vez segue minha dica que vai funcionar.

    De resto eu também não curto calor, durmo mal, o cabelo gruda na cabeça, a gente fica suado e sim, minha pressão vai lá no chão.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Reeee :) apareci!

    Eu odeio ter que sair na chuva e isso torna janeiro o mês que eu menos gosto no ano. Eu gosto de climas amenos, pra usar camiseta e shorts ou vestidos. Não gosto de inverno forte porque sinto muito frio e moleza.
    Também durmo de edredon, faça chuva ou sol. Se tiver calor, ligo o ventilador, sou incapaz de pegar no sono sem meu edredon.
    Eu amo sardas <3 fico procurando no Gabriel e encontrei 4! hahah
    Daqui a pouco vai aparecer alguém aqui dando chilique falando que você é preconceituosa por dizer que tatuagem em gente morena parece tatuagem de cadeia!!

    Beijos, Re <3
    Tava com saudade do seu blog!

    ResponderExcluir
  7. Ah! Eu amo muito, muito, muito o calor. Não o tempo de Sol acabando com os neurônios e me fazendo suar demais, mas chuva e tempo fechado me deprimem, de verdade. Mas as coisas que você falou são cientificamente comprovadas, né Rê. Não podemos discutir, hahaha. Mesmo assim, o Sol me traz alegria :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Você pode mandar o sol de volta pra mim, please?

    ResponderExcluir
  9. Só passei aqui pra te agradecer. Eu vou conversar sim. E voltar pra Máfia, porque apesar do pouco que fiquei ali, me fez bem.
    Depois volto com calma pra ler seu texto.
    Um beijo, Rê.
    E, mais uma vez, obrigada, de coração.

    ResponderExcluir
  10. ah poxa, vou ter q descordar de vc em todos os pontos, eu adoro verão, adoro pegar sol, tenho tatuagem (aliás 9), dá sim pra ficar bonita no verão, claro que panças de fora não estão nessa lista, mas dá pra ter elegância, frescor e beleza nas cores do verão... detesto chuva, só gosto dela pra dormir e só... tbm tenho pressão baixa, mas nada me deixa mais pra cima do que o sol... é isso... mas, tbm gosto do frio
    hahahahaha
    =)

    ResponderExcluir
  11. Eu amava o verão. Juro! Amava o sol quente, a praia lotada, a marca de biquini. Mas o tempo foi passando e agora eu amo o frio! O frio pra cobertor mesmo! Só não curto muito a chuva por motivos óbvios (moro em área de risco de enchente, você sabe) e tenho horror às areas de convergência do Atlantico Sul!
    Mas dormi com o edredon nas pernas em pleno mês de Janeiro está me deixando muito feliz!
    E são Pedro tá super bonzinho comigo porque aqui na minha área tem chovido pouco! Em 2012 o rio ainda não transbordou nenhuma vez!!! :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro chuva, dias cinzentos e inverno. Idolatro o inverno. Me mudaria agora para um país que só tivesse inverno. Verão é para os fracos, os muito fracos. Os bobos que gostam de Sol, os que se acham lindos em roupas de banho... não para mim. Surpreendentemente, sou parecida com você em alguns aspectos. Quer dizer, além dessa coisa de fugir do Sol e preferir a chuva, eu adoro ser branca, adoro pessoas brancas, me sinto muito mal quando olho pro espelho e estou menos branca. Gosto de ser branca mesmo no verão e isso eu adquiri há pouco tempo porque antes era a louca da praia que ficava o dia inteiro lá e ficava preta, tão preta que parecia ser adotada. Eu ainda gosto de praia, adoro praia, piscina... água. Adoro água. Ficar de molho nela por horas a fio, mas prefiro água sem um Sol quente do cão em cima da minha cabeça, sem milhões de pessoas caçando um lugar vago na água do mar, sem o ensebamento e a pobreza que vêm junto com o verão. Não é que eu não goste de pobreza ou algo do tipo, só não gosot de ficar muito rodeada por pessoas e esse é o sinônimo de praia no verão, infelizmente. O fato é que eu moro em Curitiba e estou tendo que dormir todas as noites com calor de mais de 20 graus, enquanto aguardo ansiosamente pelo meu Julho, em que eu durmo com 5 graus. Não aguento mais. Mesmo.
    Enfim, você não está totalmente sozinha nessa...
    Beijos!

    ResponderExcluir