segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Otilita

Jorge Mario Vargas Llosa (28 de Março de 1936) é um escritor, jornalista e político peruano, laureado com o Nobel de Literatura de 2010. (fonte)


E eu nunca tinha ouvido falar nesse cara.

Na verdade, o que acontece, é que eu nunca me prendi a nenhum escritor que fosse. Até hoje pouco me importava quem escrevia o que e só o que eu posso dizer, vergonhosamente, é que até hoje eu sei que Stephanie whatever escreveu o Crepúsculo. E que J.K. fulana de tal escreveu o Harry Potter. E só. (ok, eu sei que Bernard Cornwell, um dos meus escritores favoritos da minha seleta lista de escritores, escreveu uma de minhas trilogias favoritas - aquela lá do Rei Artur). Mas é isso. Contemplo, com toda a vergonha possível, minha lista de livros preferidos do facebook. ISSO AÍ QUE EU DISSE ACIMA e mais uns 3 livros. Essa pobreza de literatura preferida.

Estava eu pensando esses dias onde foi que deixei toda aquela minha sede de leitura. Aquela minha origem tão peculiar que até hoje sou lembrada por sair da biblioteca da escola com uma lista de 10 livros emprestados nos braços toda semana. Eu posso dizer sem exagero nenhum que em um ano li e reli toda a biblioteca considerável de uma escola. Feita de livros infanto-juvenis em sua maioria, mas que seja. Li mais de uma vez muitos títulos que lembro com saudade até hoje. Lembro também o orgulho no olhar da professora Berenice, de português, me dizendo que bom seria se todos os alunos dela fossem assim. E a professora da biblioteca dizendo que o máximo de livros permitidos para empréstimo eram três, mas que dessa vez ela abriria exceção para os meus dez. Ela abria exceção pra mim toda semana.

Fora da escola e de sua respectiva biblioteca, continuei lendo bastante. Fiz ficha em uma biblioteca perto de casa e passei a frequentá-la toda semana. Mas namoro vai, namoro vem, depois de um tempo eu tinha coisas "mais importantes" pra fazer. Mas meu amor pela leitura não passou: foi o namorado da época que me deu de presente os livros que até hoje foram meus preferidos e que eu exalto na minha prateleira com orgulho (e rezando pra ninguém pedir emprestado) - pena que ele percebeu que eu gostava de livros meio tarde. Antes disso gastou dinheiro considerável me dando bichos de pelúcia. Desperdício.

Faz bem uns 3 anos que parei de ler, quase que totalmente. Com a mudança de casa e comigo tendo exatamente tudo pra fazer dentro dela, me distanciei dos livros. Me apeguei aos filmes (reparem na aba de filmes que eu assisti uma quantidade considerável deles em 2011), séries (duvido que alguém tenha uma lista de séries assistidas maior que a minha), e música (dvd de Clips Pop bombando lá em casa), grandes paixões também. Mas eu sentia falta da leitura. Da paixão de entrar em uma história simplesmente lendo um livro (História Sem Fim, oi.).

Até esses dias.


Chegou em casa, quase que de surpresa, o presente de aniversário que Analu (claro, sempre ela!) me mandou. O primeiro de todos os que eu receberia depois, Analu nem pensou duas vezes nem teve receios de pensar o que me dar de presente que eu gostaria de ganhar. Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa, foi o que chegou lá em casa, junto com um cartãozinho fofo típico dela. Eu, recém saída da leitura de O Barulho na minha cabeça te incomoda?, de Steven Tyler, muito mais despojado, demorei um pouquinho pra engatilhar na leitura. Mas só um pouco: apesar das referências que Mario Vargas Llosa faz à política peruana (e eu não me interesso nem por política brasileira, imagine) logo me vi envolvida no romance mais trágico que divertido, onde ora torci por ele, mas grande parte do tempo torci mesmo foi pra ela (porque Ricardito era lerdo, mereceu sofrer!).

Li Travessuras da Menina Má em pouco mais de uma semana. Afoita, não querendo ter sono pra ler mais da história, mas ao mesmo tempo cambaleando - "vou descansar só esse olho enquanto eu continuo lendo com o outro" é meu lema. Com Pandora enroscada em meus braços, ao mesmo tempo em que eu cuidava do trabalho, da casa, dos amigos, da família (e de algunas cositas más) e exclamava frases do tipo: "Pandora, desce da árvore/da cortina/larga o papel higiênico/sai de cima da mesa/da cama/da roupa limpa!", nas páginas do livro que Analu me deu revivi minha adolescência e retomei todo o meu gosto pela leitura. Leitura diferente, eu digo. Porque Harry Potter e Crepúsculo qualquer macaco lê fácil.


Nesse amigo secreto/Natal/aniversário eu ganhei algo mais que 10 livros. Diferentes entre si, tenho lá romance, aventura, referência de músicas, de toda uma década. Mesmo assim, vim dizer pra vocês que nessa última semana eu fui capaz de visitar bem uma meia dúzia de livrarias. E não saí de mãos abanando de nenhuma delas. Saraiva (ACHEI!), Nobel, Fnac, Livraria da Vila (me apaixonei terminantemente por essa última e tive que sair de lá arrastada). Comprei alguns livros, mas me apaixonei um tanto por muitos outros. E é com imenso prazer que eu vim dizer pra vocês: no fim de 2012 poderei fazer uma retrospectiva literária tão apaixonante quanto à da Aninha. E a da Anninha. E a da Gabs. E a da Paloma (meudeus!).


Pra quem me dá sabonetes, hidratantes e canecas de presente, eu tenho a dizer: se você quiser me fazer feliz e se interessar em me dar algo que eu realmente goste, me dê livros. Gosto de outras coisas também, mas se você não quiser arriscar, dê sempre livros. Para a sua facilidade, minha lista do Skoob, ali do ladinho, está completamente atualizada (é, eu leio de Garfield a Otelo, e daí?). E para as queridas que já me deram livros de presente: obrigada, meninas. Não só pelos livros em si, mas por me lembrarem que no meu coração, além da música, séries, filmes, da Pandora (e de algunas cositas más), existe um espaço consideravelmente grande de amor a eles também.


9 comentários:

  1. Rê! Que bom que gostou do livro, eu tinha certeza que você ia amar, essa história é bem a sua cara, nada água com açúcar, hahaha.
    Adoro dar livros de presente, acho que é um presente que dá trabalho, porque você tem que adivinhar um livro que seja a cara da pessoa, e eu adoro ter trabalho de pensar num presente que a pessoa vá mesmo gostar. Costumo acertar. Amandinha simplesmente se apaixonou pelo que dei a ela de aniversário, e você, idem! Isso sem falar nas corujinhas da Tary, que não foram um livro, mas são completamente a cara dela, hahaha.
    Já estou louca pra ler sua retrospectiva apaixonante! <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo ler. Sempre estou lendo algum livro, além de revistas, bulas de remédio e etc! Rs! Assim como você, também li uma porção de livros infanto-juvenis na época do colégio. Só nunca gostei muito daquela literatura obrigatória da escola tipo Dom Casmurro sabe! Mas o resto adorava! Lembra da Coleção Vagalume? Eu adorava!!!!

    Depois de ver a retrospectiva literária das meninas me senti uma completa imbecil porque nunca anotei os livros que li durante o ano, então impossível fazer a retrospectiva literária né! Neste ano serei bonitinha e vou anotar todos para poder compartilhar!

    E que bom que gostou do livro que a AnaLu Fofíssima te mandou! Não conheço mas já que você disse que é bom, vou dar uma pesquisada para ver se encontro pra comprar.

    E pra terminar: Sim, a Livraria da Vila é uma gostosura né!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou desses que sempre está lendo algo, seja no transporte público, antes de dormir e até no trabalho já consegui ler (Dias felizes!!!) E depois de ver (e me impressionar) com sua extensa lista de filmes assistidos, espero que esse ano a lista de livros seja muito bem preenchida também.
    E como você disse, o gosto pela leitura já existe em você, agora é só aproveitá-lo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. ana lu sempre me da uns livros bem legais tambem! agora estou tentada a ler o que ela esta lendo "a guardiã da minha irmã", ela falou um pouco sobre ele aqui em casa, e eu ja fiquei doida para ler! Confesso que também já li mais do que leio hoje, mas gosto de ter sempre um livrinho na cabeceira da cama! E series.... sem dúvida, um vicio! vejo todas possíveis imaginarias! adoro!

    ResponderExcluir
  5. nossa, o tempo é escasso e confesso q deixei a leitura de lado tbm, tenho 4 na cabeceira esperando pra serem devorados: morangos mofados, la chica del trombon, cidade do sol e a biografia da amy winehouse
    vamos ver quando vou conseguir né? tbm sinto falta
    =)

    ResponderExcluir
  6. Deixe-me me ver... Bem, acho que só ganhei um único livro de presente em toda a minha existência (tá, não estou contando os livros infantis nem os quadrinhos que meus pais sempre compravam p/ mim ~ e que eu amava).

    Gosto tanto de ler, mas ulimamente tenho lido pouco (como eu comentei na máfia, estou numa correria danada; e o pouco tempo livre que sobra, tento dedicar ao blog e ao flickr). Ah, outra coisa, tenho MUITO ciúme dos meus livros, MUITO mesmo. Volta e meia estou arrumando a estante, limpando cada grão de poeira, haha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Minha retrospectiva desse ano vai ser ridícula, creio eu, por causa do vestibular. Tô triste já. E, ah, eu te daria um livro, mas não. Não vai ler um livro em francês ou holandês, vai? hahaha
    P.S. Tarefa difícil essa de encontrar um presente. Muita responsabilidade. Favor gostar do que eu escolher, obrigada.

    Beijos, Rê

    ResponderExcluir
  8. 3 anos sem ler? o.O Que pecado! Mas também não consigo ler 10 livros em uma semana... digamos que leio bem lentamento e tenho grandes tendências a neglegeciar os pobres coitados!

    Mas sou tal e qual, melhor presente que me podem dar é um livro! Qualquer livro! Livro é conhecimento, e conhecimento quero sempre!

    ResponderExcluir
  9. Esse "algumas cositas más" tá muito sugestivo, hein! Algo que a Máfia deva saber?
    E olha, entendo perfeitamente essa coisa de esquecer que ama livros, estou completamente esquecida... Até sinto vontade de ler, mas bleh a paciência não me deixa. Triste. Demais. E quanto a você, super imaginei uma criança à lá Matilda convencendo a moça da biblioteca a te deixar levar mais livros heh
    Beijoss!

    ResponderExcluir