segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sobre abraços

Um gesto tão simples. Tão singelo, tão comum. Às vezes escasso, às vezes frequente. E que através dele somos capazes de expressar cada sentimento. Cada palavra que muitas vezes não conseguimos dizer. Cada pensamento.

Eu não sou uma pessoa que abraça muito. Não saio simplesmente abraçando qualquer pessoa. É preciso primeiro conquistar a minha amizade e a minha confiança pra depois receber um abraço meu. Mas quando eu abraço, abraço de verdade. Seja nos abraços apertados e esmagadores que eu sempre ganho de meu pai, irmão, tios e primos e avó, aos mais contidos - esses reservados às pessoas normais do mundo (e que me achariam maluca se eu os esmagasse). Eu sempre achei que o abraço é uma troca não só de carinho, mas de compreensão e cumplicidade. Porém sempre tive mais afeição ao abraço apertado. Sempre fui da opinião que sentimento bom a gente tem mais é que demonstrar até esmagar.

Acontece que na última semana de 2011 eu recebi todos os abraços mais apertados do mundo todo. Todos cheios de carinho e, dessa vez, não só da minha família. Ganhei abraços esmagadores também dos amigos. Abraços que me disseram que eles estão aqui comigo. Estão aqui pra mim. Para o que der e vier. São amigos de verdade, presentes de verdade. Todos os que eu queria e esperava ter presentes. Pela primeira vez na minha vida, eu senti abraços sinceros de todo mundo que esteve lá não só naquele dia pra mim. Mas que está presente sempre. E não só as pessoas presentes de corpo e alma. Mas todas as que também estiveram presentes em pensamento e nas mensagens e presentes fofos que recebi.

Nesse 2012 eu só tenho a desejar que meus sinceros amigos permaneçam em minha vida. Que eu continue recebendo ao longo do ano não só os abraços, mas também a presença de todos eles em tudo. Que eu consiga deixar transparecer que eles são todos importantes pra mim e que do mesmo jeito que estão aí por mim, também estou aqui por eles. E que eu continue digna de poder receber cada um desses abraços apertados. Que me esmagaram. E me deixaram imensamente feliz.


11 comentários:

  1. Ei Rê! Abraçar é encostar um coração no outro! Eu também sou uma apaixonada invicta por abraços, eu digo que se as pessoas realmente soubesse a importância de um abraço, não fariam mais nada da vida senão abraçar!
    E eu te abraço todos os dias, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Deu até vontade de receber um abraço agora hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu sou absurdamente viciada em abraços! Tô sempre abraçando, sempre mesmo, é uma das coisas que mais me fazem felizes. Ah, feliz aniversário de novo, viu?! E que 2012 seja maravilhoso!
    Seu presente está por vir (resolvi trazê-lo dazEuropa), assim como tua cartinha. Espero acertar, haha. E trate de me mandar uma cartinha em resposta, viu?! Sou mascote, mas sou exigente! hahaha

    Beijos, Rê! <3

    ResponderExcluir
  4. O abraço é a coisa mais linda e mais carinhosa que existe no mundo, Costumo dizer pro meu namoraod que o abraço dele resolve todos os meus problemas e é assim mesmo. Quando abraço alguém entrego todos os meus sentimentos. Eu amo abraçar e coincidentemente eu postei sobre abraços no meu blog també, há pouco tempo :)
    Beijoos, Rê! Adorei te "conhecer", rs.

    ResponderExcluir
  5. Acho que é uma das coisas que mais gosto de fazer, simplesmente me tornei muitíssimo dependente de abraçps diários, com pessoas certas, que realmente me importam, abraços demorados, que dão vontade de fazer mais nada além de ficar. Ficar ali, por um tempão. Realmente não acho que essa minha dependência seja algo bom, até porque nem sempre é recíproco, mas acho que posso conviver com isso, ao menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Há um tempo atrás li que 3 abraços por dia melhoram a saúde das pessoas! A partir daí passei a abraçar mais! Pelo menos minha mãe eu abraço todo santo dia, abraço bom daqueles apertadões!
    Fico feliz que estou entre essas pessoas aí que você quer ter por perto e que, de uma forma ou de outra, puderam te abraçar nesse final de ano e no seu niver! Então um abração de feliz ano novo pra você! Que 2012 possa ser um ano fantástico na sua vida! Beijão

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com seu texto. Abraço pra mim é tudo! Teem um texto da Martha Medeiros que eu adoro, que diz que o melhor lugar é dentro de um abraço.

    Muitos abraços em 2012 pra vc!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. A primeira coisa que farei quando te encontrar daqui uns dias é te dar um abraço ENOOOORRRRMEEEEE!

    ResponderExcluir
  9. ahn... só posso responder isso com um abraço imenso <3

    ResponderExcluir
  10. Eu acompanho teus blogs há tempos, desde a época do Bruxa de Blu, até troquei um email ctg uma vez, tu nem deves te lembrar! Bom, só qria dizer que gosto MUITO de ti, e qria q te sentisses abraçada! Não tenho mais blog, mas, quem sabe, não volto a manter contato por aqui?

    Um beijo, um feliz 2012 e tudo de melhor, sempre! Adoro teus textos!


    Manu

    ResponderExcluir