sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Hellraiser

Daí que eu quarta feira passada eu voltei pra acupuntura. E acho engraçado dizer isso assim como quem diz "voltei pra academia". Ou "voltei para as aulas de inglês". Porque acupuntura tem a mesma linha de raciocínio de tarefa continuada para um resultado final. Acupuntura é mesmo um negócio muito louco.

Fui porque há alguns meses atrás a minha colega de trabalho sentia muitas dores de cabeça. E daí a gente ia passear na hora do almoço e ela não queria ir. E a gente ia fazer compras (porque quem trabalha na av. Paulista tem dessas na hora do almoço), e ela não queria ir. É. Chata pra caramba. Mas como todo mundo diz que ela parece comigo, resolvi ajudar. E aconselhei a acupuntura.

Vocês se lembram que eu já fiz, né? Que eu fiz até um post sobre o pianinho que tocava enquanto eu ficava lá deitada? Então. Daí ela marcou e foi. E foi, e foi. E agora, dois meses depois, além de não ter mais dores de cabeça, ainda emagreceu 10 quilos. É, se você é mulher eu sei que o seu comentário agora foi algo do tipo NOSSASENHORAQUESUPIMPA. E eu juro pra vocês que é verdade. Eu mesma vi. E por mais que nesse período de tempo eu tenha feito aniversário e tudo, e tenha levado bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro e tenhamos almoçado um dos melhores hambúrgueres com batata frita e milkshake da cidade, e eu ainda tenha levado pão com carne maluca pro lanche da tarde... ela comeu de tudo e ainda assim eu não consegui retardar o emagrecimento milagroso dela. 

Ai que ódio.

E então eu achei o cúmulo. Como assim, eu que sugeri e ela que vai lá e perde 10 quilos em dois meses? Eu que fiz a boa ação, porra! Mas enquanto eu pensava aqui no que fazer de comida pra levar e tentar engordá-la novamente, percebi que minha enxaqueca voltou. Oi, enxaqueca amiga, quanto tempo! Cinco dias seguidos. Cinco dias que eu quis matar alguém e picar em pedacinhos exatamente como Dexter me ensinou. Mas eu me controlei (às vezes). E voltei pra acupuntura. Eu, e toda a galera do setor que ficou igualmente boquiaberta com a magreza repentina da colega. 


Doutor Luís é um senhorzinho de quase 60 anos. Com a bolsa preta rasgada e um consultório humilde, se encontra no fim do corredor e exatamente do outro lado da sala de recepção cheia de cadeiras de cores e modelos diferentes e que nem tem uma televisão. Doutor Luís fica bem ali ao lado do prédio que há doze anos atrás eu trabalhei. E já naquela época eu precisava tanto de acupuntura e nem imaginava.

Doutor Luís te olha nos olhos com toda a calma do mundo e pergunta qual é o seu problema. Pergunta se você sente mais calor ou frio. Pergunta o que você come ao longo do dia. Pergunta se você levanta à noite pra ir ao banheiro e quantas vezes. Pergunta do seu cabelo (uma colega minha respondeu que está ressecado) e das suas unhas. Pergunta qual é seu grau de perfeccionismo (eu sei cada lugar de cada copo do armário da minha cozinha, doutor - respondi - mas teve gente que foi pior que eu: "eu chego em casa e vou procurar cada um dos quatro ratinhos coloridos e diferentes da minha gata, doutor" - outra colega respondeu). Doutor Luís pergunta como vai seu sono e seu apetite e se você sonha de noite e qual a intensidade dos seus sonhos. E então te manda mostrar a língua. E eu mostrei. 

Fazendo pontinhos na língua desenhada no papel em que ele anotava a minha vida, meu diagnóstico: "você é fria (por isso sou fã do Dexter, será?). Você sente frio. Bate um ventinho e você coloca a meia." (como ele sabe que eu escolhi o chuveiro da minha casa só porque ele tem o nível "super quente" e todos os outros níveis de temperatura já queimaram e mesmo assim eu não me importo porque eu uso o super quente mesmo no verão?). E então, fazendo mais pontinhos na língua do papel: "mas a ponta da sua língua é muito vermelha e isso mostra que o seu coração é quente" (eu sei que vocês aí estão grunhindo algo do tipo HHHMMM). Mas ele explicou: "seu corpo é frio, mas seu coração é quente, e então você fica em desequilíbrio interiormente. É do seu coração que vem toda essa sua responsabilidade, perfeccionismo e ansiedade. Essa sua vontade de ser mais e melhor. Mas o seu corpo não aguenta, porque ele é frio, não acompanha o coração."

E foi com esse ensinamento (alguns furos ao redor do corpo e várias agulhas na orelha pra apertar cinco vezes por dia até que parem de doer) que eu saí daquela sessão. Doutor Luís me recomendou não comer salada na janta, porque eu preciso me aquecer para que meu organismo trabalhe bem. Recomendou-me ingerir mais comidas quentes para aquecer o corpo e acalmar o coração. Eu saí do prédio grogue da vida (porque a primeira sessão de acupuntura sempre dá nisso), pensando em como os prédios da Paulista são altos e como tem bastante gente no metrô que anda tão rápido. Quase vomitei no carro dirigindo pra casa, mas no dia seguinte já acordei melhor.

Moral da história: eu sempre soube que a medicina oriental chega a ser quase muito mais sábia que a ocidental. Se eu tivesse ido procurar um médico para todos os meus problemas com certeza teria que ir bem em uns 10 consultórios de médicos com especialidades diferentes. Mas doutor Luís, o santo, fez tudo de uma vez só. 


Ah, a acupuntura. Ah, os minutos deitada na caminha na penumbra. Ah, a sensação de que cada agulha dói de cada vez. AH, O PIANINHO DO INFERNO. Voltei.

Pai Mei aprova quem enfia agulhas no corpo para viver melhor.

6 comentários:

  1. Gente, eu não sabia que a acupuntura era tão milagrosa assim não! Porque né, 10 quilos em 2 meses é praticamente um milagre!!!

    Vou procurar um Doutor Luís para mim o mais rápido possível!

    Adorei o texto, super divertido! haha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA PAI MEI!
    Eu fiz acupuntura quando era nova. E só desmaiei uma vez por causa da agulha. Mas não teve essa leitura toda sobre a minha pessoa, gente. Acho que to precisando fazer de novo. E eu sou exatamente igual a você, então! Porque eu tomo banho no chuveiro super quente, mesmo no verão DO ESPÍRITO SANTO!
    <3

    ResponderExcluir
  3. Rê, não lembro se comentei no primeiro post sobre a acupuntura, mas certamente li e pensei que acho a ideia legal pra caramba, mas ao mesmo tempo morro de aflição. Não tenho pavor de agulhas como a Analu, mas a ideia de várias delas enfiadas em mim me passa uma impressão MUITO Hellraiser (te amo pela referência)pra eu encarar de bom grado.
    Acho que tenho isso aí que você tem, porque sempre tô com frio (juro pra você que estava hoje na praia, na Bahia e tava achando o vento gelado demais) e embora meu armário seja uma zona, sou perfeccionista ao extremo com todo o resto. Doutor Luís consulta à distância?
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ok. Acupuntura parece ser divino, mas eu tenho pavor. Não de agulhas, mas da dorzinha. Fiz quando bebê, por isso não me lembro. Mas tenho agonia só daqueles grãozinhos, imagina de agulhas me furando no corpo inteiro? Ain. Adoro suas postagens, sempre com um toque de humor e isso em faz tão bem!

    inconstanteando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. não gosto de agulhas e tenho meio que pânico de acupuntura, mas sempre tive vontade de tentar, depois me passa o endereço/telefone desse seu médico milagroso ai? XD

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de experimentar as agulhas. Talvez o Doutor Luís desse um jeito na minha enxaqueca também.

    ResponderExcluir