sábado, 19 de janeiro de 2013

Peru com abacaxi

Eu podia ser simplesmente rica e fina e ter colocado um título divo como a linda da Pitty faria - "agridoce" - mas não. Não, porque eu nem sou do tipo que floreia as coisas. Eu gosto é de tudo em pratos limpos. Luz acesa, sabe como? Então eu vou falar aqui do peru com abacaxi. Simples assim.

Certo, nem tanto do peru em si, porque eu não gosto de peru. Sei lá, eu sempre acho que é uma carne mole demais. E levando em consideração que eu nem gosto de carne assim e, pensando no maior agravante de todos os tempos da vida - eu enjoei de frango (e qualquer carne voante do tipo) - chegamos à conclusão de que esse texto não vem a ser exatamente a respeito do peru. Mas talvez do abacaxi.


Sou uma criatura que nunca gostou de comida agridoce. Já falei milhares de vezes que se a minha mãe resolver fazer arroz à grega (que vai uvas passas) não vou comer. E que também não me invente de botar banana na farofa. Nem maçã na maionese. E aí eu digo pra vocês que eu gosto de Natal (porque apesar de já ter dito isso aqui milhares de vezes, tem gente que ainda não sabe - acreditem), mas que não gosto de comida de Natal. Sabe, não sei quem foi que inventou que tem que botar cravos no tender. E pêssego no lombo. E, parafraseando a amiga, esse povo que sai pra almoçar em self service e bota o mamão no prato junto com o resto da comida sinceramente deve mesmo ter problema!

Mas não, eu não estou com desvio de tempo pra estar falando sobre comida de Natal em pleno fim de janeiro. Eu estou só exemplificando um fato que desde a data em questão venho pensando. Pensando que no Reveillon eu comi um pernil com molho de maracujá e esse foi o ponto alto da noite. Pernil com molho de maracujá - eu devo estar com problema. 

Sempre divulguei aos ventos que eu sou uma criatura de paladar pobre. Tudo que eu como é relativamente separado, nunca fui o tipo de adolescente que come a batata junto com o Sundae no Mc Donalds. Sei lá, gente, nunca combinou! E eu posso fácil começar uma refeição pelo doce para só então comer o salgado, mas o fato é que comer tudo junto nunca deu. Minha língua não curte experimentar vários sabores diferentes ao mesmo tempo (e é por isso que eu nunca fui adepta aos leite condensados ou chantillys em lugares impróprios). E mesmo falando literalmente só de comida mesmo, eu não sou a pessoa que curte pedir uma marmita de restaurante e abrir aquele pacote de alumínio e ver tudo misturado. Eu não gosto de nada misturado. Não gosto de salada de frutas. Não gosto de salpicão. Não gosto de escondidinho. Eu gosto é de ver tudo separadinho, cada coisa em seu lugar. Ascendente em virgem, sabem como é.

Mas aquele pernil com molho de maracujá mudou a minha vida. Tanto, que eu passei a reparar que ando pegando a fruta junto com o prato da refeição em almoços sim. Claro que não o mamão (porque peloamordedeus, mal dá pra comer o mamão sozinho, no leite é absolutamente insuportável e na comida dá vontade de morrer), mas um figo. Ou uma carambola. Porque eu não sou uma pessoa frutífera (I'm not a fruit person, já dizia Carrie de SATC), mas as que eu posso dizer que gosto são realmente as mais peculiares (porque carambola em inglês é star fruit - e nome mais meigo não há - por exemplo).

Daí eu fiz uma salada que incluía carambola e romã para o Reveillon na casa da amiga. A pessoa que fez o dito pernil com molho de maracujá, aliás. E depois daquele dia que eu comi cheia de prazer o porco feliz que morreu para que eu saboreasse suas gordas perninhas com o molho do maracujá, a minha vida mudou. 


Ah, os trinta e três anos. Nos tornam uma pessoa diva sem querer. E agora, mundo, nem o meu paladar é pobre mais (mas o negócio da luz acesa permanecerá para todo o sempre, amém).


11 comentários:

  1. Eu não colocaria uma fruta no meu prato, porque eu já não gosto de frutas, imagina no meio do arroz. Odeio quando minha avó coloca passas no salpicão. Eu tenho horror a passas, sabe. Mas eu adoro pipoca com leite condensado! E sempre fui das que molhava a batatinha no sundae! E acho que maracujá fica bom com tudo, apesar de eu também não ser fã de chester..
    Beijos, amada! <3

    ResponderExcluir
  2. "eu enjoei de frango (e qualquer carne voante do tipo)" ahuhauahuaha eu ri. Olha, eu sou fresca pra comer e até hoje me pergunto por que eu ainda sou gorda mas... aqui o povo adora misturar doce com salgado, os ditos "churrascos" que eles fazem é um frango com honey sauce. Cara, aquilo NÃO ENTRA! Não dá, não dá mesmo! Um dia ainda apresento uma picanha pra esse povo hauahuah.
    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  3. eu também nao gosto de misturar doce com salgado. Achoq ue deveriamos até ter dois estomagos. Um para a refeição e um para a sobremesa. Seria mais justo...

    MAs o meu drama atual é que eud escobri por acaso, depois de 17 anos de casada, que o meu amrido gosta de misturar doce com salgado na comida. Passas na farofa, no arroz e em tudo mais onde ele puder coloca-las. Maçã na salada de batatas...

    Acho que vou fingir que ainda não sei. E não saberei nunquinha!

    ResponderExcluir
  4. Ai, adoro misturar doce com salgado. E meu prato vem todo separadinho, todo nerd, bonito, cada um no seu quadrado, mas na hora de comer eu misturo tudo pra ninguém se sentir inferior porque vai ser comido por último hahahaha E minha pipoca doce tem sal, meu cuscuz com bife acebolado tem rapadura no meio e arroz com passas é de comer rezando!

    Beijo, Rê

    ResponderExcluir
  5. Rê, como você disse lá no comentário, a gente não poderia ser mais parecida. Porque se tem uma coisa que eu odeio nessa vida é comida misturada, mas no sentido de enfiar fruta em carne, maçã no salpicão, ABACAXI NO PERU, passa em qualquer lugar que seja. Odeio. Acredita que meu primo faz um sanduíche super chique vai frango, mostarda e MEL? Me senti muito chucra quando fiz uma careta pro prato dele e ele me olhou com se eu tivesse problema. Manga na salada também me incomoda, assim como banana na farofa.

    Mas também tô aprendendo a experimentar. Gosto de misturar mostarda com mel e comer com hamburguer, veja só! Você usa a maionese pra fazer a base e mistura os outros dois. Até tem pra vender pronto, mas acho doce demais. Outra coisa que gosto é batata do McDonalds com casquinha de baunilha, pode me julgar. E gosto de tudo quanto é parada de cozinha asiática que faz essas misturas.

    Viver é experimentar.E já que você curtiu o tal do molho de maracujá, experimenta dele com salmão que você nunca mais vai querer comer outra coisa na vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO Mostarda e Mel, Annoca! Peço direto no Subway! Hahahahaha! Rê, no meu caso depende muito.

    Eu amo escondidinho, AMO salpicão e salada de frutas, mas odeio qualquer coisa com passas. E mamão na comida deve ser a morte, pelo amor de Deus,quem teve essa ideia de jerico? Banana eu acho a fruta mais ok pra comer com comida. Já me ajudou quando só tinha arroz na geladeira, viu?

    Achei o máximo que o molho de maracujá conquistou seu coração e te fez descobrir que seu paladar é diferente do que você pensava. Amo me surpreender ao provar algo 'estranho' e essa coisa se revelar deliciosa. É tão bom!

    Beijos!

    P.S: Assista Julie & Julia! Esse filme dá muita fome e dá essa vontade de experimentar coisas novas.

    ResponderExcluir
  7. 'e é por isso que eu nunca fui adepta aos leite condensados ou chantillys em lugares impróprios' HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA, chorei logo de manhã!!! Sensacional garota, mandou muito bem.

    ResponderExcluir
  8. Minha sogra SEMPRE coloca maçã da salada de maionese e eu fico pra morrer. Estraga o resto da comida, gente. :(
    Eu não sou muito fã de misturar doce com salgado também, e morro de nojo de uva passa. Éca. Porém, sou apaixonada por bolacha água e sal com doce de leite. Acho que essa é minha única extravagancia. hahaha
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  9. Poxa, vc nao sabe o que é gostoso! Amo pernil com maracujá, e adoro por sal na batata doce, fica uma delicia.
    Ja comeu picanha com vinho? um molho de vinho maravilhoso, hmmmmmmmmmmmmmmmmm
    gostei viu, deste post. post que afeta a visão e o paladar :)

    ResponderExcluir
  10. "eu comi cheia de prazer o porco feliz que morreu para que eu saboreasse suas gordas perninhas com o molho do maracujá" Essa frase ficou assustadora!!! E não invente, PELAMORDEDEUS, de colocar qualquer coisa doce na minha maionese.. porque eu ainda não virei Diva (ainda tenho 32) e não gosto de maionese doce!!! hunff!!

    ResponderExcluir
  11. Eu comia batata ruffles com bala de iogurte!! E de vez em quando eu mergulho a batata do mc no sorvete hahahahahahahhahaha acho que sou uma pessoa estranhamente normal, mas meu amigo tem uma amiga que não come comida misturada de jeito nenhum, juro que nunca entendi isso já que dentro do estomago vai misturar de qualquer jeito, mas enfim... Ah os trinta e três anos! E voce sempre foi diva!

    ResponderExcluir