sábado, 5 de janeiro de 2013

Sobre Empatia

A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação.

Acho empatia uma palavra bacana. Bem mais peculiar que simpatia. Empatia é uma coisa mais complexa, mais parecida comigo. Ou com o que relacionamento que eu tenho com as pessoas ao redor do mundo. Foi um tema discutido na reunião de engajamento da minha área em dezembro. E desde então eu estou aqui pensando no assunto.

O pessoal lá levantou a mãozinha pra dizer que "as pessoas têm panelas aqui". Panelas, gente. Que expressão mais quarta série! E a pessoa ainda continuou "é, aqui todo mundo tem grupinhos pra tomar café e almoçar junto". Sério, eu ri. Eu ri e ri sonoro. Porque peloamor, aquilo lá é um ambiente DE TRABALHO. E, levando em consideração que o objetivo lá é O TRABALHO, se você faz o principal que é o TRABALHAR EM EQUIPE e ter o básico para se relacionar em sociedade (diga-se dizer bom dia/boa tarde/boa noite e perguntar "e esse tempo, hein?") já tá ótimo galera. Eu to ali pra isso. Estamos todos aqui no mundo pra isso. Pra encontrar alguém que não se vê há algum tempo e dizer "nossa como seu filho cresceu". Ou reclamar em conjunto porque alguém está furando a fila do mercado. Ou ainda, quando a situação envolve um pouco mais de embasamento no que se refere a assuntos irrelevantes, comentar algo sobre alguma tragédia, política ou o capítulo da novela do dia anterior. Conviver em sociedade é isso, Brasil. É falar sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo. É fingir interesse no assunto mais sem sentido que seja, só pra quebrar o clima e você fingir que se relaciona com alguém. Mas não, a pessoa quer empatia. Quer que eu pergunte "e aí, em qual hora/lugar/lua você teve qual sensação peculiar em relação à sua gestação maravilhosa dessa criança de incrível brilhantismo que está por vir?"

Não. Empatia é um negócio que vem de dentro. Que às vezes, ao conviver com alguém, encontra-se com o passar do tempo situações ou pensamentos em comum que faz com que apreciemos a companhia de tal pessoa. Pessoas com as quais você conversa naquele dia em que acordou de mau humor e que, quando menos percebe, a rabugice vai embora conforme o assunto avança junto com o momento agradável que passamos ao lado de tal pessoa. Empatia é não só querer o bem de alguém, mas também querer compartilhar algo da vida da gente com essa pessoa. Ou essas, no meu caso.

Eu tenho empatia até que por bastante gente. Pode parecer um pouco difícil conquistar minha atenção, mas basta que eu veja em alguém alguma qualidade que eu goste. Às vezes eu tenho empatia até por gente alheia que vejo no metrô. Por identificação, na maioria das vezes. Ou pelo título do livro que a pessoa está lendo. Mas empatia MESMO eu tenho pelas pessoas que me cercam e que eu faço questão que estejam sempre por perto. Cada um à sua maneira e nem sempre com o mesmo diferencial aos meus olhos (visto que rolou até briga no meu aniversário), cada pessoa cuja qual eu tenha empatia e posso chamar de amigo tem de mim quase tudo o que eu puder proporcionar para que ela tenha também com a minha companhia todo o prazer que eu tenho com a dela. 

Ter empatia é simples, mas não é pra qualquer um. Não dá pra EXIGIR empatia. Não dá pra pedir isso pra chefe em dia de reunião. Porque eu posso até tomar café ou almoçar com você, mas com certeza será contando os minutos para que esse tempo que não me agrega nada passe mais rápido. E eu ainda vou comentar sobre algo do tipo "mas nossa, que bonita essa comida que você está comendo" só porque eu sou uma mulher que tem o objetivo de se relacionar melhor com as pessoas, principalmente as do meu meio profissional. Mas não. Eu estou pouco me importando com o que você faz ou deixa de fazer da sua vidinha. Porque eu tenho mais o que fazer aqui com as minhas panelas. 



5 comentários:

  1. Morri de rir com o parágrafo do "e esse tempo, hein?". É super assim, né. As pessoas exigem coisas que são bizarras, e que nem elas fazem! Não tenho nada contra um lugar cheio de panelas. As pessoas se encontram no meio de outras 30, ué. Não dá pra ser melhor amigo de 30. Me dá aquela sensação de que quem é amigo de todo mundo não é amigo de ninguém, sabe assim? Empatia a gente não procura, a gente simplesmente encontra.. <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se achei melhor o nome da tag, eu perco tempo com essa gente, ou se da menina reclamando das panelinhas. Panelinhas. E eu também perco horas e horas, praticamente a minha vida toda, com essa gente.

    Trabalhar em equipe tem dessas coisas, e enquanto eu me relaciono incrivelmente bem com uma amiga do trabalho, a outra é uma louca que mal chegou e acha que sabe de tudo (sempre tem dessas). Não rola a menor empatia. Ainda é aquele tipo de gente que comenta: "ai, estou tão feliz, hoje vai ser ótimo", na esperança de que você pergunte o quê, nossa que maravilhoso. Às vezes eu pergunto, finjo felicidade, morro de rir por fora, mas ultimamente, eu ponho meu fone e me faço de surda mesmo.

    Ah, conviver em sociedade... E a gente perde o maior tempo do mundo, né?

    Beeijo Rê!

    ResponderExcluir
  3. Essa semana "tive uma briga "duzinferno" com o marido que reclama que eu não tenho empatia por ele. E que os outros tem...
    Fácil ter empatia quando as consequencias dos atos alheios explodem no quintal do vizinho, né não?

    Empatia...não é a minha palavra favorita no momento.

    ResponderExcluir
  4. Amei que áboboras são laranjas, você passou o ano novo de laranja e resolveu mudar o blog pro laranja pra combinar com o ano, mas confesso que levei um susto porque nunca tinha imaginado que você mudaria teu layout tão drasticamente! Surpreendi-me!
    Eu acho que as pessoas esperam simpatia e não empatia, acho que empatia é algo mais exclusivo e deve ser dedicado somente aos mais próximos mesmo e a simpatia é o contrário, ela é esperada quando se trata de pessoas desconhecidas e aleatórias que entram no elevador e esperam que a gente cumprimente. Eu não sei se faço nem um nem o outro, mas acho legal que você seja mais empática porque pessoas simpáticas demais me dão arrepios!
    Abraços e uma no bem laranja pra você!

    ResponderExcluir
  5. Eu vim aqui, matar a saudade de comentar, porque ler, eu leio sempre rsrsrs.

    Ainda mais num post de empatia, afinal eu tenho por vc né guria... E me arrependi de não ter ligado no seu aniversário, porque me lembrei que vc odeia sms kkkkkkkkkkk e perdi a chance de te ouvir dizer porrrrrrta de novo rsrs

    Beijos, saudades xuxu

    ResponderExcluir