quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sobre Heróis

Heróis não são aqueles que usam capa. Que vêm de um planeta distante e dotados de poderes que aqui na Terra são superiores aos nossos. Em terra de cego quem tem um olho é rei e portanto esse tipo de pessoa não seria herói lá na terra dele e com indivíduos com poderes como os dele. Não se é herói quando se veste a cueca por cima da calça. Nem quando se é picado por um bicho qualquer e passa-se a ter alguns sentidos a mais que humanos. Não se é herói quando se participa de experiências tecnológicas. Quando se insere equipamentos dentro de simples humanos para torná-los diferentes. Não dá pra ser herói quando se é diferente. Não dá pra ser herói quando seu disfarce é um óculos sem grau e um pega-rapaz que não muda quando você veste seu grande uniforme de super. Não dá pra ser herói usando uma roupa azul e vermelha. Não se é herói quando se é um deus (por mais bonito que você seja). Não se é herói quando a arma que você usa vai além dos precedentes físicos e intelectuais superiores aos das pessoas que você salva. Superpoderes não são armas de heroísmo pra ninguém. Fica fácil assim. Não se é herói quando você tem um anel verde que te faz ser dono do mundo. Nem quando você usa simplesmente uma tanga e tudo o que você tem que salvar é um bando de macacos na selva. Não dá pra ser herói quando você usa uniformes fake à lá Restart, um de cada cor. E combate grandes monstros feitos de plástico e ar, tipo João Bobo em formato de Godzila. Não dá pra ser herói quando você é um fantasma. Ou um espectro. E você também não é um herói quando nasceu um tremendo filhinho de papai com a língua presa e pra conseguir combater o mal você sai comprando os vilões usando uma máscara com chifres. Não se é um herói se você corre pra caramba a ponto de ganhar as maratonas dos competidores da Etiópia. Não se é herói se a água te dá super poderes além daquela leve sensação de renovação que todo humano tem quando sai do banho. Não se é herói se você é feito de pedra (a não ser que o que você tem que salvar são pedras). Nem se fica verde e dobra de tamanho e sai pisando nas pessoas pela rua quando está nervoso - eu também se dobrasse de tamanho faria uma coisa tipo essas. Não se é herói se você passou por uma mutação genética. Hoje você tem mais poderes que os outros, mas amanhã pode nascer gente com mais poderes que você. Não se é herói se você acha uma máscara feia de madeira e coloca aquilo na cara e fica com aparente mais inteligência. Você não é nada sem esse adereço. Não se é herói se seu cosmos é mais coloridinho que os outros e você tiver que ser selecionado para um exército do zodíaco e usar armaduras ridículas pra lutar com outros personagens ridículos em uma série que não mostra nem a luta em si pra ficar com menos slides e ser mais barato pra vender. E se você tiver que sair catando esferas do dragão por aí, adivinha: você também não é um herói.

Herói é aquele dotado de habilidades cujas quais não diferem em nada dos seres a serem salvos. Herói é aquele que se destaca de cueca por cima da calça e uniforme em cores berrantes, em uma população que também usa cuecas por cima da calça e uniforme com cores berrantes. Herói é aquele que sem poder sobrenatural nenhum utiliza de sua inteligência, sua determinação, seu objetivo.. para fazer a diferença. Herói é aquele que não se exibe. Não sai ridiculamente mostrando suas teias de aranha pra qualquer rabo de saia que passar por aí. Herói não é aquele que voa pra impressionar garotas. Herói é aquele cara que sofre calado. Que morre por alguém sem anunciar que faz aquilo. Sem querer os louros da vitória. Sem se mostrar superior. Herói é aquele cara comum que faz coisas que ninguém entende porque ele não faz questão que entendam. Herói é aquele que não quer ser reconhecido. Que não quer ser pego em ação. Herói é aquele que mantém seu heroísmo mesmo quando seu motivo de ser já não existe mais. Herói é um cara foda. Um cara aparentemente não importante. Um cara que não se importa em ser odiado, em ser estranho. Em não ser principal. Em não aparecer em cartazes de exibição. O herói não se importa em não ser personagem secundário. Mesmo sendo, no fundo-no fundo, o personagem principal.

:~

11 comentários:

  1. Definiu perfeitamente, Rê. Herói que é herói não quer grandes glórias, não quer ser o principal nem o mais amado. Suas definições dos outros heróis me fizeram rir e refletir (algumas, confesso, não descobri de quem se tratava, hahaha)... Amei a foto e o "keep calm" do final, Snape sempre foi meu herói, meu favorito. Sempre confiei nele enquanto lia os livros. Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Putz, muito bom, eu só vi a foto no fim, então li o texto pensando, quem merecia uma análise tão filosófica rsrsrsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Idem às palavras de Jana. Quando eu cliquei no link que a @analubussular compartilhou, pensei que fosse algo mais genérico, mas me surpreendi ao ver de quem se tratava.

    Tão antagônico, esse Snape. Meu favorito. O herói que nunca quis parecer um herói, que agiu puramente por amor. "[... ]é aquele que mantém seu heroísmo mesmo quando seu motivo de ser já não existe mais".

    Certamente ele é a personagem mais bem construída da história. Pra mim, na verdade, ele praticamente sustentou toda a trama...

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras pra comentar esse post. Com certeza um herói verdadeiro é tudo isso aí que você descreveu, mas o mais tocante na história de Snape, na minha opinião, foi que ele continuou lutando, mesmo sem a amada estar ali para ver. Já disse, pra mim, a cena mais emocionante do filme inteiro foi ele chorando abraçado com a Lílian morta. Um verdadeiro herói é aquele que ama. Ponto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que declaração de amor ao Snape, Rê! hahaha! Mas, olha, concordo contigo... Ele é o verdadeiro herói, e eu ainda fico meio boba quando penso na coragem que ele teve ao se juntar aos comensais só pra proteger o filho daquela que ele amou a vida inteira. É para poucos, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Mas percebi que você fugiu do assunto, né? Agora abre o jogo e confessa que, no fim das contas, o herói subentendido do texto é ninguém mais ninguém menos do que Rocky Balboa!

    Bjo aê :D

    ResponderExcluir
  7. Snape for life.
    Que foto mais linda essa dele e do Harry juntos.
    Me deu uma vontadinha de chorar. :'(
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Chorei horrores com esse post. Adoro super-herois e tava brava por você menosprezá-los, mas entendi o espírito da coisa e... puxa... só fiquei com uma puta vontade de abraçar o snape agora! O harry deve se sentir mau por ter desconfiado dele a vida inteira e talz... e eis que a sensação de vazio retorna a mim :(

    ResponderExcluir
  9. Já falei: acho o Snape sexy. E adorei esse seu estudo sobre heróis.

    ResponderExcluir
  10. herói é trazer magia pra realidade chata.

    (e eu também acho o Snape sexy)

    ResponderExcluir
  11. Tá ai, não se é herói quando se tem algo diferente que os outros não tem; mas quando dentro do comum e igual, você é diferente.
    Realmente, a coragem de Snape deve ser parabenizada. Estar ao lado de Voldemort, correndo o risco que corria.
    Bjitos!

    ResponderExcluir