quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre a minha grama verde

Coisa boa na vida é conversar com uma pessoa sincera. Alguém que não vai passar a mão na sua cabeça mas também não vai te criticar por simples esporte. Alguém que diz o que pensa com o cuidado necessário pra não te machucar. E às vezes nem amigo direito a pessoa ainda não é. Às vezes você está só sentindo o terreno pra ver as coisas que a pessoa pode te dizer e como vai te dizer.

Hoje já é quarta-feira e eu passei todos esses dias pensando no que ouvi sobre a minha vida no sábado. Nas coisas que eu guardei por muito tempo e um belo dia falei pra essa pessoa que nunca achei que ia ter vontade um dia de contar. E ouvi coisas que na hora eu fiquei meio que sem saber mais o que pensar, um misto de medo e alívio que só agora, depois de 4 dias, consegui 'colocar no papel'.

Então que hoje eu acordei pensando que por mais que eu seja uma pessoa reservada, por mais que a minha vida seja restrita, por mais que eu abra poucos pensamentos para pouquíssimas pessoas, mesmo assim sempre tem muita gente que encontra em mim um encantamento. Não no sentido bom da palavra, que deveria ser, mas no ruim mesmo. Gente que se encosta. Gente que quer viver a minha vida. Gente que me acha tão interessante que deixa de viver a vida deles pra viver a minha, exatamente como aquela pessoa no sábado me disse que é assim que acontece. Gente que acha a própria vida tão merda que fica de olho aqui, na minha grama. Gente que me admira pelo pouquíssimo que me conhece, mas não consegue levar isso pelo lado bom. E vive de me criticar. De jogar água na minha terra. De absorver minhas energias. De ser parasita na minha vida.

Saibam vocês, meus parasitas, que vocês não sabem de nada. Que por mais que a minha vida me deixe à desejar, é porque eu sou uma pessoa ambiciosa (não só para as coisas materiais) e que a cada dia penso em ser melhor. Mas levando pelo ponto de vista de quem vive fora de mim, tudo aqui dentro realmente é bem bom. E eu sou mesmo uma pessoa interessante, com pensamentos interessantes e atos interessantes. A minha vida é interessante, e vocês mal sabem disso. Eu sou uma pessoa complexa, em todos os sentidos. Gosto de muitas coisas, tenho muitas coisas (não só materiais), quero muitas coisas, penso em muitas coisas, faço muitas coisas. Na maior amplitude que vocês podem imaginar. E, agora com a minha usual ironia de lado, eu posso dizer pra vocês, que eu sou mesmo uma pessoa ótima no quesito "gente interessante para se conhecer" - a fundo, eu digo. E eu perco as contas com o tanto de gente que quis isso mas se perdeu no meio do caminho porque um belo dia eu achei que aquela pessoa não era digna e fechei todas as minhas portas.

Eu sou do jeito que eu sou. Não sou igual à ninguém. Não me comparo com ninguém. Não imito ninguém. E por mais que eu pense e repense meus gostos e atitudes, nunca mudo o que eu sou ou sinto só porque alguém acha melhor mudar, só porque alguém acha que o que eu gosto ou faço não é bom. Eu não me preocupo em seguir regras. Nem agradar. Nem em ser aceita. Nem me igualar. Eu sou do jeito que sou, vivo do jeito que vivo, gosto das coisas que eu gosto e ninguém - eu disse NINGUÉM - tem moral pra criticar, questionar ou botar dedo nenhum na minha cara.

O mundo está cheio de gente querendo saber da minha vida, viver a minha vida e ser eu. E pra vocês, meus queridos, eu digo: a grama aqui é mesmo muito verdinha. E vocês nem imaginam.


8 comentários:

  1. Rê, taí uma coisa que eu nunca entendi. Se a ambição me move, porque não pode mover outras pessoas? Se eu quero uma grama verde porque achei bela, eu vou lá e compro terra, carrego saco, planto a porra da grama, espero ela crescer, rego..trabalho..
    Por que algumas pessoas necessitam tanto se mover usando como combustível não a ambição e o esforço, mas a minha vida, ou a vida de terceiros.
    Meu gás é a ambição. Não material como vc também citou, mas ambição de vida, de o que eu quero exatamente para mim.
    As vezes é tão mais fácil saber o que eu não quero....mas ainda assim eu persisto na tentativa e erro.
    Eu não quero filhos enquanto não estiver satisfeita com minhas realizações, por exemplo.
    E daí que as pessoas acham que estou velha, que sou fria, que não amo ninguém e que vou morrer só.
    Ok, beleza, que seja. Viva sua vida e quem sabe um dia vc assista o meu fim trágico traçado tão engenhosamente em sua cabeça fértil.
    Porque eu ainda não tracei fim nenhum para mim e as pessoas já. Engraçado isso, né?
    As pessoas vivem querendo que a gente queira as coisas.
    Assim..ok..mas ISSO eu não quero. Não quero para mim, posso? Sou obrigada a querer tudo igual, a querer o mesmo que vc?
    E essa tem sido a minha resposta a diversas pessoas que me rodeiam e me enchem de perguntas desnecessárias todos os dias.
    Perguntas que sinceramente não dizem respeito a mais ninguém senão a mim.
    Por isso eu não vejo motivos para não invejar a grama do vizinho, desde que vc ou faça uma igual ou ajude-o a regar e a torná-la ainda mais bela.
    Agora..cagar na grama do vizinho, secar, desdenhar ou simplesmente dizer que ela não deveria ser verde bandeira e sim verde limão...ó...sinceramente..meu cu.

    Beijos linda! Bom dia pra gente!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Rê! As pessoas gostam de olhar e invejar a nossa grama sem saber o duro que a gente dá pra fazer ela ser verde. É aquela história: Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Quem inveja, só vê a delícia, mas a vida não é assim. O legal é manter a parte deliciosa à cima, claro. E encontrar gente com quem a gente se entende, e que possa compartilhar tranquilamente nossa grama verde, sem ter medo que ela seque. Adoro convidar pessoas pra fazer piquenique na minha grama, você com certeza é uma das convidadas de honra ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu li pelo Reader, mas tive que vir aqui comentar. É por essas e tantas que te adoro. Porque vc é assim, porque sua grama é verde, e não é porque vc ganhou ela assim cuidadinha, eu sei. É porque vc foi la e fez, trabalhou nela, mexeu no que queria e ela ficou assim. Eu quero a minha assim também, então to aqui fazendo tudo para ficar, tentando tirar todas as ervas daninhas. Não mais legal se inspirar do que invejar guria né mesmo? Admiração é tão mais saudavel e tão mais digno.

    Beijos pra tu e saudades sempre!

    ResponderExcluir
  4. Faltou um botão "reblog" pra eu clicar!
    É exatamente isso que às vezes eu penso. É tanta gente criticando, ponderando e julgando nossas atitudes, que a única explicação pra isso é que essas pessoas queriam ter autenticidade e ousadia o suficiente pra fazer igual.
    E cá entre nós, pra olharem tanto pra nossa grama, a deles no mínimo está seca e morta.
    Te favoritei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já passei por uma situação dessas, e juro que não entendia. nada tenho de extraordinário, faço tudo "na surdina", para poucos notarem. Mesmo assim, fico surpresa quando as pessoas contestam (e invejam) a vida "maravilhosa" que possuo. Pois é. É sempre mais verde a grama do vizinho.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Rê, te falei aquele dia no skype que te acho muito ótima e foi a mais pura verdade. A gente pode não se conhecer muito, mas eu vejo em você uma das características que mais admiro em alguém: não ter vergonha de ser quem é. E muito menos de reconhecer que não tem. Também me identifiquei com o post porque também sinto o mundo inteiro me julgando, alguns me invejando e muitos tentando roubar o que tenho de melhor, sugar minha energia. Queria ter maior presença de espírito pra enfrentar os parasitas, mas acabo me retraindo, me sentindo pequena. Vou agora mesmo favoritar o seu post e voltar a ler toda vez que me sentir assim. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Me vi no teu post, juro por tudo! É engraçado, pra não dizer "irritante" (porque eu já deixei de me irritar com isso), o quanto as pessoas gostam de cuidar da vida dos outros mesmo. No começo do ano, algumas me disseram que eu estava muito gorda. Agora que emagreci, as mesmas dizem que eu estou muito magra pra pouco tempo e já ficam especulando que estou doente e tudo o mais. E nem só isso, qualquer coisa que eu faço gera críticas. QUALQUER COISA. Podem ter 5 pessoas elogiando e eu já sei que terei que me preparar pra 10 criticando. Impressionante.
    Mas, sinceramente, liguei o famoso "foda-se" pra esse povo todo. Porque é como dizem: "no final do dia, o que as pessoas pensam é problema delas". E eu tenho muito mais com o que me preocupar.

    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa Rê!
    Senti até uma indireta ai no meio pra esse povo que deveria comprar um gato para cuidar das 7 vidas deles em vez de cuidar da nossa. ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir