quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre o sofá de 3 lugares

É uma coisa que eu não entendo o por quê da existência. Tudo bem que em jogos de sofás tradicionais você compre um de dois e um de três lugares. Tá certo que em algumas salas de casas amplas e com grandes paredes talvez fique bom no quesito decoração. Mas eu, cá comigo, simplesmente não acho legal. Não sei exatamente o que passa na cabeça das pessoas por aceitarem um trambolho de um sofá de 3 lugares no meio da sala. Eu explico:

Está lá, família toda, almoço de domingo à tarde. Hora da sesta, pessoal se entulha na sala. Pode reparar no próximo domingo quando você estiver na casa da sua avó: o último lugar a ser ocupado é exatamente o lugar do meio do sofá de 3 lugares. As pessoas vão sentando nos cantos dos sofás, nos braços, no chão. E o lugar do meio do sofá de 3 lugares é sempre o último a ser ocupado - quando é. E eu entendo que se não for uma criança ou um casal de namorados que precisa sentar grudado, é meio desagradável a gente sentar assim no meio do sofá. Sem ventilação. Sem braço pra encostar. Você nem pode pender pra um lado que encosta em alguém. Dependendo, se a sala tiver uma mesa de centro, você ainda tem que pedir licença para qualquer um de seus vizinhos de sofá para afastarem um pouco as pernas pra você passar. Sabe? É incômodo. É como sentar na lateral de uma mesa. Fatalmente você não vai conseguir sair se precisar ir ao banheiro no meio da refeição. Ou se tiver sede e a água estiver na geladeira da cozinha, lá longe. E se do seu lado sentou aquele seu tio que demora a terminar a refeição, esquece. Você tá ferrado e vai criar teias de aranha até que o tio levante pra você poder sair.

Eu sento nas cabeceiras da mesa. E não estou nem aí quando dizem que é lugar da pessoa mais velha. Sou mesmo, eu preciso me locomover quando quiser, eu digo. Nos sofás, sou muito mais à favor das solitárias poltronas. Eu moro sozinha, galera. Preciso da minha individualidade. Mas poltronas geralmente têm seus donos, e na casa dos outros eu acabo sentando em sofás de dois lugares mesmo. Pelo menos tem ventilação. Tem um braço do sofá para que eu possa encostar meu próprio braço. Tem logo ali do meu lado o fim do sofá para que eu possa ver o movimento.

Sofás de 3 lugares são incômodos. São um trambolho pra carregar e se tornam um trambolho também no quesito decoração, porque eu já cansei de ver sofás de 3 lugares onde não deveriam estar. No meio da sala. Fechando alguma porta. No meio do caminho. Sofás de três lugares são comprados por gente que gosta de dormir em sofás. E eu não pertenço a essa categoria pura e simplesmente porque eu acho que cama é um lugar muito mais confortável, já que minha posição preferida pra dormir é de bruços. E eu não gosto de dormir assim em público, na hora da sesta de domingo no meio da família, sabe? Mesmo porque eu acho desagradável você ter visita em casa e ficar lá esticadão no sofá de 3 lugares enquanto o resto da galera senta nas cadeiras de plástico que sobraram. Acho que é o mínimo da educação a sua bunda ocupar somente um lugar no sofá se você por acaso convidou mais pessoas para compartilhar da sua casa. Conclusão: um sofá de 3 lugares perde sua razão de ser. Porque apesar de você ter comprado um pensando em dormir nele, na hora da visita ninguém vai dormir ali. E enquanto as pessoas compartilham da sua linda companhia, ninguém vai sentar no lugar do meio do sofá de 3 lugares. Vai ter gente que vai preferir sentar na escada (tipo eu - escadas são confortáveis). No tapete. Na cadeira da sala de jantar.

Eu sinceramente não sei o que pensou a pessoa que inventou que um jogo de sofá deveria ser composto por um de dois e um de três lugares. Porque as pessoas não têm mais três filhos. O limite aqui são só dois. Então dois sofás de dois lugares seria o ideal. Claro, se seus filhos não se odiarem e precisarem do lugar do meio do de três lugares pra manter distância. Ou pra servir de mesa, pra você colocar a pizza.

Sofás de 3 lugares são inúteis. Deixam as pessoas entulhadas, umas em cima das outras, com falta de ar. E na minha casa, apesar de ter bastante espaço, vai haver só 2 sofás de 2 lugares. Assim, funcional. Vai custar mais caro? Não tem problema, eu pago pela funcionalidade e pelo meu bom gosto em ter dois sofás de dois lugares. Porque lugar de dormir é na cama. E eu não quero ninguém babando no meu sofá (vai dormir na tua casa!)


(Não preciso falar do meu asco a respeito de sofás de mais de 3 lugares, né? Aquela coisa horrorosa de canto. Ou preciso?)

8 comentários:

  1. nossa, eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas até q faz mesmo sentido
    =)

    ResponderExcluir
  2. Ei Rê! Eu ri com esse post gente. Realmente ninguém ocupa o lugar do meio. Lá em casa tem um super sofá, que acho que é de 3, mas apertando, cabe 5. Geralmente sentamos em 3, junto com a Kimmy, mas NINGUÉM nunca quer sentar no meio. Eu não sento no meio de jeito nenhum, haha. Na casa da vovó tem um milhão se sofás, e o maior é sempre o último a ser ocupado. No fim, acabam ficando só 2 pessoas, que usam o espaço do meio pra esticar as pernas, enquanto ficam várias sentadas no chão, que é piso frio, e em Baixo Guandu é uma delícia, haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu já sou o contrário, tenho pavor de sofás pequenos, apesar de adorar uma poltrona. Acho que é porque eu sou muito espaçosa e me mexo centenas de vezes até encontrar uma posição confortável.
    Aqui em casa, o sofá da sala de TV é de 3 lugares, mas eu prefiro sentar no chão, mesmo quando tô sozinha, porque ele é estreito e sempre que eu me mexo muito levo um tombo. Sério.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa tem sofás de 2 e 3 lugares. E mais parecem (te juro) poltronas de avião. Mau gosto do meu pai, confesso.
    E aqueles sofás de novela das oito? LITERALMENTE, ficam no meio da sala. E a sala, que é de rico, não tem televisão!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre sento no meio no sofá de 3 lugares....

    devo ser estranha =x

    E odeio sentar na cabeceira da mesa, porque fico dependendo dos outros colocarem comida no meu prato, me passarem o azeite, etc.

    devo ser muiiito estranha...

    ResponderExcluir
  6. Ah, Rê, discordo categoricamente. Eu sou muito pró sofá com três lugares! Primeiramente porque aqui em casa não tem essa coisa de almoço de domingo, que acontecem na casa da minha avó, então não tem essa coisa de visita, já que eu e mamãe somos anti-sociais.
    Outro ponto é que eu amo dormir no sofá. Muito mesmo! Agora que estou de férias, direto estou vendo um filme, me bate aquele sono, eu pego minhas cobertas no quarto e fico lá até começar a clarear, quando volto correndo pro meu quarto porque minha mãe diz que faz mal dormir no sofá (sendo que ela dorme também).
    Aqui em casa tem um de dois e um de três lugares e nem é tão apertado. Eles ficam na parede, formando um ângulo de 90º e é uma coisa bem ok. E olha que meu apartamento nem é grande.
    Tenho birra de sofá de dois lugares porque ele sempre sobra pra mim e adivinha, eu não caibo deitada. :(
    Team sofá de 3 lugares for the win!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser A pessoa que dorme no sofá (aquele cochilo depois do almoço é sagrado!) o MEU sofá de cochilo é de 2 lugares simplesmente porque sou a menorzinha da casa! O de 3 lugares fica para mammys se esticar todinha! Aí tem a cadeira do Papai e mais um sofá de 1 lugar que fica pra minha irmã, que quase nunca está em casa mesmo! Como recebemos visitas volumosas muito raramente a conta dá certinho! Mas só você Rê pra fazer um post sobre isso! kkkk! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Lá em casa a gente senta muito no sofá de 3 lugares. E eu até ia defender a utilização dele, sou uma pessoa que gosta de dormir no sofá. rs Mas não sou sem noção a ponto de deixar outros sem sentar.
    Mas parando para pensar melhor, o povo lá em casa senta mais no sofá de 3 lugares por conta da posição da TV. Ela fica direto pra ele, então sentar nele é melhor para assistir TV.
    Bjitos!

    ResponderExcluir