sexta-feira, 2 de setembro de 2011

#10,5 Dream

Estava eu hoje de manhã ouvindo o rádio enquanto dirigia até o trabalho (quase morri por estar cantando e fechar um caminhão enorme) e pensei. Que incrível. Ando pensando tanto em músicas que talvez esse blog um dia se torne musical, como o do @_pozzi. Mas veja bem: música talvez seja a minha arte preferida. Capaz de nos fazer ter as mais diversas sensações com o simples fato de ouvir alguém exercitar as cordas vocais (lembrei que eu tava querendo morrer no domingo enquanto algum vizinho ouvia axé). Enfim, pensando eu a respeito de músicas, cheguei à conclusão que todas as músicas que falam sobre sonhos que eu já ouvi até hoje, acabei gostando. Claro, as da variante rock/pop somente, que é só o que eu permito que meus ouvidos ouçam, para que meu cérebro permaneça são. E então que eu sei que a maioria de vocês nem é tão ligado em música assim e muitos outros nem são acostumados a ver clipes e nem gostam e tal. Mas hoje eu quis vir aqui contar pra vocês e mostrar quão lindas são todas as músicas que falam de sonhos.

Sonho. Nem é minha palavra preferida, nem em português nem em inglês. E eu nem gosto daquele doce mole e com aquele creme amarelo no meio. Sei lá, meio que me afoga. Mas no fundo, bem lá no fundo... talvez eu seja uma pessoa sonhadora. E sou feliz por isso. Triste é aquele que não sabe sonhar.

Para os sonhadores: ouçam as musiquinhas! Vale a pena. :)






All I Have to do is Dream, Everly Brothers - a qualidade da música deixa a desejar e o vídeo preto e branco mais ainda. Mas vejam bem: 1961, gente. A Segunda Guerra Mundial ainda estava fresquinha na mente e ninguém nem sonhava em ir à lua ainda. Minha mãe tinha 1 ano de vida e meu pai 3. E chegam os caras jovens porém com aparência sofrida (com terno, porque naquela época não devia ser permitido nem dormir trajando nada que não fosse terno) cantando sobre SONHAR, gente. :~ Com versos inocentes sobre romance (igualzinho o funk proibidão de hoje ¬¬), sobre pegar a mocinha nos braços e sentir o gosto dos lábios. Música essa que estamos nós aqui em 2011, exatos 50 anos depois e eu aposto que quase todo mundo já ouviu essa música por aí, até os mais novinhos. Na versão original ou nas muitas regravações que ela teve, a música está aí até hoje embalando casais e nas trilhas sonoras de novelas. Jajá alguém tipo Justin Bieber regrava, vocês vão ver. Ou pior: alguma dupla sertaneja traduz. Em versão mal e porcamente feita, como eles fazem com todas as músicas. Mas a original é isso aí. Linda.






Dreamer, Supertramp - já comentei no twitter que eu gosto dessa música e vira e mexe estou com ela na cabeça. Hoje, quando eu quase morri esmagada por um caminhão, era essa que eu cantava em alto e bom som no carro. E agora, passado o momento, devo dizer pra vocês que nem assustei. Porque se eu tivesse morrido estaria cantando Dreamer, olha que poético. 1974, eu nem sonhava em vir à vida ainda, mas hoje eu canto essa música como se tivesse vivido esse tempo. Porque meus pais viveram e eu cresci ouvindo o rock de 1970 - e sou imensamente grata a eles por ter tido essa formação.






#9 Dream, John Lennon - tá. Eu sei que apesar de ter sido o mais brilhante Beatle, John Lennon fez toda uma merda na vida. E que deixou filhos e família pra se juntar a uma japonesa estranha e cabeluda que separou o quarteto (antes quinteto!) mais famoso de toda a história da música e hoje é podre de rica sem nunca ter feito nada na vida. MESMO ASSIM, eu amo todas as músicas de John e Yoko quase tanto quanto amo as dos Beatles. Acho que talvez Woman seja a música dele que mais gosto, muito mais que Imagine. E gosto das músicas dele por falarem de maneira sutil e com musicalidade tranquila a respeito dos problemas do mundo e da necessidade de sermos alguém além dessa coisinha terrena e cheia de conflitos que somos. John pensava em algo além. Maior. Em #9 Dream (já existia hashtag, gente!), no sonho número 9, ele fala de sonhos que parecem reais e realidades que parecem sonhos. E eu tenho tantas sensações parecidas com essas na minha vida! Parece que foi ontem. Parece que foi sonho. Terá sido realidade?






Dream On, Nazareth - Nazareth foi uma banda de 1960 que durou tipo pra sempre, porque Dream On é uma música de 1982. Eu tinha dois anos. Mas o que eu lembro da banda era mesmo na época que eu tinha uns 6, 7 anos e que assistia Clip Trip com meu pai. E nos intervalos de Pink Floyd e Queen, passava assim esse momento glam com Nazareth. Propício pra passar no Clip Trip, que deve ter sido o primeiro programa de clipes que existiu muito antes da fundação da Mtv brasileira, o clipe mostra o início da era de vídeos musicais mostrando algo além da banda só tocando (início, porque Michael Jackson ainda devia engatinhar). Tá na cara (e nos dentes necessitados de aparelho) que de fato a época era o início e auge de Star Wars, o fenômeno. Em um vídeo bizarro (já existiam anões em 1980!) e com efeitos especiais bizarros, porém revolucionários para a época, O Dream On de Nazareth fala a respeito de continuar sonhando, apesar de parecer que a gente se engana quando faz isso.






Dreams, The Cranberries - Cranberries chegou na minha vida exatamente naquela época que a gente para de gostar de músicas infantis (no meu caso, Trem da Alegria e Angélica) e passa a olhar mais o mundo em volta e reparar na música pop. Era aquela fase de pré-adolescência e as minhas amigas gostavam de Cranberries, Roxette, The Cardigans e outras bandas pop femininas da época. Foi nesses mesmos anos que eu passei a amar Bon Jovi, mas ali bem no comecinho eu também compartilhava do gosto musical das amigas, porque eu ouvia muito. Dreams de Cranberries diz exatamente o que se passava comigo na época: mudanças. E apesar delas, a esperança de que sonhos se realizassem, mesmo não sendo exatamente o que pareciam ser.







Sweet Dreams, La Bouche - veja bem: La Bouche foi um grupo alemão de eurodance. E eu só descobri isso agora, ali na Wikipédia, 15 anos depois. Concluindo: um grupo alemão de eurodance já foi o meu grupo musical favorito. Em 1994, quando eu tinha 14 anos, no auge da oitava série de um colégio onde esse era o último ano e eu dizia de boca cheia que era veterana. Que eu sempre quis ser. Mais velha que todo mundo, da temida oitava série. Nessa época eu tinha o primeiro amor platônico da minha vida. Fernando, que arrumou o primeiro emprego dele como promoter do Resumo da Ópera, a matinê mais famosa de São Paulo. Matinê mesmo, porque era dentro do shopping. E tudo o que eu queria aos 14 anos de vida era ir no Resumo. Que a minha mãe, claro, nunca deixou. Mesmo assim, essa foi a época da minha vida que eu passei a ouvir rádio e o meu estilo musical preferido era esse tipo de "dance", avó da eletrônica de hoje. Aos 14 anos meu grupo musical preferido era o La Bouche, e a minha música preferida era Sweet Dreams. Mesmo com o típico estilo "tou falando muito mas não digo nada", característica das músicas dos anos 90, quando eu ouvia Sweet Dreams era bem a sensação de 'sonhos encantados de ritmo e dança através da noite' mesmo. Eu amava.






Sweet Dreams, Marilyn Manson - daí chegou Marilyn Manson e transformou meus sonhos encantados de dança em 'sonhos que as pessoas sonham - e algumas sonham em te usar, outras sonham em ser usadas por você, algumas sonham em te abusar e outras sonham em ser abusadas por você'. Marilyn Manson tinha na época toda uma lenda por trás dele que dizia que ele era o Paul, de Anos Incríveis e que ele tinha se revoltado por ter feito um papel de banana por tantos anos na série mais famosa da época e então se pintou e entrou pra música fazendo performances sadomasoquistas pra se vingar de todo o bullying (não existia essa expressão na época) que havia sofrido em sua infância por isso. E então eu digo pra vocês que Marilyn Manson e Matanza fazem mesmo parte de meu gosto musical, talvez exatamente por serem estranhos e chocarem a maioria da população por dizerem verdades em suas músicas. Marilyn Manson trocou meus sonhos por realidade e foi nessa música que eu passei a achar que o cara merecia ter algumas músicas na pasta de mp3 que eu teria no meu computador futuramente. E a versão dele de Tainted Love também é sensacional.






Just a Dream, Nelly - e eu sei que disse lá no primeiro parágrafo a respeito de só gostar e ouvir pop/rock. E é exatamente essa a razão dessa música estar aqui. Apesar de Just a Dream ser uma música de 2010, é de Nelly, um cara que cantou Dilemma, lá em 2002. Uma música que me marcou por tantos motivos e cada vez que eu ouço (e até hoje eu não consigo ouvi-la e continuar sã) me lembra tantas coisas que hoje, na atualidade, só me fazem pensar que tudo foi "just a dream". Nelly foi esse cara que por embalar vários anos da minha vida fez com que hoje eu odiasse todas as rádios "mainstream" da atualidade, porque todas elas só tocam esse R&B / Black Music tããão amado (e que um dia eu também gostei), mas que pra mim hoje só lembram momentos e pessoas das quais eu não quero lembrar. Just A Dream de Nelly mostra imagens e fala uma letra que bate exatamente com meu interior: "hoje eu abro meus olhos e sim, foi apenas um sonho. Deveria ter feito? Deveria ter comprado aquele anel? Porque eu ainda posso sentir isso no ar. Quando eu estou dando um rolê, eu juro ver o rosto dela por qualquer canto. Tentando apagar tudo, eu posso deixar doer." Nelly atualizou Dilemma para Just a Dream. Exatamente nos mesmos compassos da minha vida. E eu odeio ele por isso.






Teenage Dream, Katy Perry - então que quem vive de passado é museu e eu também gosto de músicas atuais. Katy Perry não é nada que se compare com o fenômeno Lady Gaga, e apesar de eu saber que ela ao vivo não canta NADA (just like Ke$ha) e que com certeza ela vive de playback (just like Britney Spears) e que apesar de eu ter visto esses dias o clipe de Last Friday Night e ter achado um absurdo de bizarro (para o sentido ruim) e que mesmo tendo Rebecca Black coadjuvando e apesar de eu ter achado o máximo a lavada na cara que Katy Perry dá nela (algo tipo 'olha como eu faço com muito menos uma música imensamente melhor que a sua sobre uma simples sexta-feira), ainda assim eu conversei com a amiga sobre algo no gosto musical dela ter dado tilt por começar com Creedence Clearwater Revival e terminar com.................... Katy Perry. Mesmo assim, em outras situações, não menosprezo a moça. Tanto, que Teenage Dream é a minha música preferida dela apesar de achar o clipe de California Gurls o máximo. E apesar de "você é um fooooooooogo de artifício" ter uma letra simpática, é em Teenage Dream que eu me acho. Primeiro porque eu acho que ela está linda no clipe, segundo porque essa pegada viajar de carro por um lugar lindo com o sol na cara e vento no rosto aproveitando o dia é super a minha cara (oi, eu sou uma pessoa diurna, à noite eu preciso dormir), e terceiro porque eu acho a letra da música ótima. Essa coisa de gostar da pessoa pelo que ela é, mesmo sendo desastrada e sem maquiagem e curtir as coisas simples da vida, sem preocupações e correndo na praia - eu acho lindo. Viver um teenage dream é tudo o que eu faço quando estou nos momentos mais felizes da minha vida. Tomando sorvete em uma tarde de sol ou conversando sobre coisas inúteis com amigos que me permitem ser quem eu sou sem que eu precise me preocupar com o que eles estão pensando a meu respeito.






Sing for the Moment, Eminem - não, eu não gosto de rap (morram, Racionais). Mas eu vou com a cara do Eminem. Muito provavelmente porque ele é um cara branco fazendo música de negro, como todo mundo diz. Que fez modinha e tals. E daí? Minha preferida dele é Cleaning out my Closet claro, porque música mais dark e polêmica eu não poderia escolher. Eu não sei exatamente porque Eminem resolveu "estragar" a melhor música de todos os tempos, porque de "sonhar" mesmo, a versão dele nada fala. Mas apesar disso fala sobre essa coisa de rigidez da sociedade que pega nos pés dos jovens que usam brincos e fones de ouvido e que ao invés de atingirem seus objetivos tornando seus filhos médicos e advogados, só se bloqueiam na vida deles. E aí tudo fica pior. Eu, adepta dos cabeludos e tatuagens, concordo plenamente. Já cantava Pink Floyd em Another Brick on the Wall.






Dream On, Aerosmith - desculpem. Infelizmente essa música não tem clipe. Mesmo assim, saibam vocês, que é a minha música preferida. DE TODAS. Não, muito se enganou quem pensou que a minha música preferida de todos os tempos seria do Bon Jovi. Não é. É assim, Aerosmith, com Steven Tyler gritando contidamente uma prévia do que gritaria hoje, mas já tão brilhante quanto, lá em 1973. E, apesar de ter sido gravada em 1973, estava eu ali, em 2007, no primeiro grande show de rock da minha vida, cantando (e chorando) a plenos pulmões ali, ao vivo e pessoalmente, junto com essa que é a minha segunda banda preferida. Steven Tyler e eu, eu e Steven Tyler. A MINHA MÚSICA PREFERIDA DE TODAS FALA SOBRE SONHAR. Essa sim, a forma mais pura (e mais real) que a palavra "sonho" pode ter. Sonhar, apesar do passado, apesar do futuro. Sonhar, apesar das dificuldades e dos percalços da vida, que tantas rasteiras nos dá. Sonhar, apesar das pessoas bobas e das sábias que passam em nossas vidas. Apesar de nossos erros e acertos. Apesar do riso e apesar das lágrimas. Sonhar, só por hoje. Sonhar, porque a vida é curta. Sonhar, até seu sonho se realizar.




PS: (quem entendeu porque o título do post se chama #10,5 Dream vai ganhar um beijo!)

8 comentários:

  1. São 10 músicas e meia? Porque de uma delas você gosta menos, é isso? Senão, não entendi o título, hahaa.
    Eu só conheço Teenage Dream, dessas que você citou, e amo! Não consigo comparar Teenage Dream com Firework, amo as 2! E música é realmente algo incrível, eu AMO música, carrego música pra todos os lugares, e acho que uma das melhores invenções do mundo foi o IPod, hahaha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ok, depois de ver os vídeos eu vou ficar com a música do Supertramp na cabeça PRA SEMPRE. Por falar em Supertramp, eu me sinto mal por não gostar deles, porque várias pessoas cujo gosto musical eu respeito (como você, meu pai, e alguns primos) curtem MUITO e vivem dizendo pra eu ouvir, mas não rola aquela química, sabe? Juro que tento.
    A música do John Lennon eu não conhecia, porque confesso que tenho o maior preconceito do mundo com o trabalho solo do John Lennon. Sou total Team Paul, parcial até dizer chega, e sou contra mesmo ele e a Yoko. Aliás, morro de medo dela cantando nas músicas. Tenho um cd dele só, o Double Fantasy, e nele tem uma música que a Yoko canta, Kiss Kiss, que me DÁ MEDO. Ela tem voz de bruxa da Disney. :( Mas eu gostei muito da música que você colocou. Achei bacana. Não conta pra ninguém.
    Tô rindo muito do La Bouche, desculpa. Achei inusitado, não te vejo gostando disso (assim como não te vejo gostando de Madonna e Katy Perry). Engraçado que, ouvindo, lembrei da minha pré-adolescência, onde o que bombava era ir pro boliche, onde tocava muito dance. Acho que tocava La Bouche por lá.
    Sobre a Katy Perry: eu simpatizo muito com ela, mesmo. Apesar de ultimamente eu estar achando ela meio nada a ver, sempre tive uma grande simpatia por ela E pela música. Me lembra de viagens com amigos (Hot'N'Cold) e festas inesquecíveis (California Gurls - já te contei da minha coreografia dela, né?). Curto Teenage Dream e acho Firework a música mais chata do mundo, mas acho que isso é porque o toca muito por aí. SOu mais o cd antigo dela, minhas favoritas são One Of The Boys e Self Inflicted.
    Inusitado também saber que você já foi muito fã de rap e R&B. Não sei o quão trágico foram essas mudanças que agora fazem que esses estilos te tragam más lembranças, mas pelo menos você se libertou deles. Não consigo gostar. Eu curto o Jay Z, mas sie lá, não consigo ouvir, sabe? É mais simpatia do que qualquer outra coisa.
    Já Cranberries, não conhecia nada além de Linger. Meio vergonha isso, né? Mas é. Nunca tinha visto a cara da vocalista, Dolores O'Riordan, meu pai é mega apaixonado por ela. Acho Cranberries meio igual sempre, sabe? Sei lá.
    Dream On do Aerosmiths é legal, né? Fiquei imaginando você batendo cabelo no show deles. Deve ter sido demais. Minha preferida é Crazy. Clichê, né? Mas é. Super curto.
    Agora fiquei bem feliz por ter sido oficialmente apresentada aos Everly Brothers, porque sempre ouvi a música deles sem saber da procedência. AMO! Tenho a impressão de que ela é trilha de algum filme (ou vários?) e agora não vou descansar enquanto não descobrir.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. LEMBREI O FILME!
    É Os Garotos da Minha Vida. Só podia ser! Você ama, né? Muito amor! Tudo a ver a música com o filme.

    ResponderExcluir
  4. Como não tenho vergonha nem mais o que fazer, vou deixar aqui minhas músicas preferidas com a palavra "Dream", pra você ouvir se quiser.
    Tem a Daydream, da Adele, que é linda de morrer e fala sobre um garoto de bom coração que sonhava acordado que poderia mudar o mundo com suas próprias mãos.
    http://www.youtube.com/watch?v=q02jbHkYNAc
    Pra você que quer conhecer Adele, é uma ótima dica. É a primeira música do primeiro cd dela, e a primeira pela qual eu me apaixonei. O primeiro cd é bem mais legal que o segundo. Eu acho.

    I Have a Dream, do ABBA, que você provavelmente já ouviu. É meio brega (muito), mas eu gosto. ABBA é meio brega, mas é impossível não amar.

    Dream A Little Dream Of Me (http://www.youtube.com/watch?v=7ThRVUcmSa0), que já foi gravada por tanta gente que nem sei de quem é, mas amo a versão da Zooey Deschanel. A letra é toda romantiquinha e linda, e a melodia é meio canção de ninar. Um amor.

    Aí tem Dreaming With a Broken Heart do John Mayer (http://www.youtube.com/watch?v=I0K2eW1JHzk), que é bem a fossa. Como o título diz, a música fala sobre o fim de um relacionamento, ou então sobre a morte da amada. Dos dois jeitos é bem fundo do posso, e o sentimento de inconformidade com o fim é meio ingênuo e muito sincero, sabe? Eu fico sempre comovida quando escuto.

    The Dream, do Rufus Wainwright (http://www.youtube.com/watch?v=T_sRxoBV_Hs) é a mais linda de todas. Ele é um cantor e pianista canadensa pelo qual eu sou LOUCAMENTE apaixonada. Ele já fez uns cds mais pops, outros bem orquestrais, e esse último é mais voz e piano, bem intimista, porque é dedicado pra mãe dele que morreu recentemente. Coisa linda. A música fala sobre aquele sentimento de perda que bate na gente quando acordamos d eum sonho lindo. Eu sei bem o que é isso, por isso gosto tanto dessa música. Os arranjos são sensacionais. Você TEMQUEOUVIR!

    Aí tem Girl Of A 1000 Dreams, do The Pains Of Being Pure At Heart (http://www.youtube.com/watch?v=xPOTCoBd1g8), que é banda modernete mas tem uma carinha de fim de anos 80 que só. A letra é bacana, fala que o cara pensou nas coisas que ele gostaria de fazer antes de morrer e uma delas era ter essa garota do seu lado, e a convida para deixar sua vida de mesmice e ir correr pelo mundo com ele, pois ela é a garota de mil sonhos. Fofo.

    E por fim (ufa!) tem Last Night I Dreamt That SOmebody Loved Me, dos Smiths (http://www.youtube.com/watch?v=t_qPTyy4itI&feature=related), que é trash de triste e fundo do poço, como o título já revela, mas que é linda linda. Amo Smiths <3

    Gostou?
    Quer me matar?
    Não resisti, tinha que compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. oieee Renata!!
    aaaah, adorei o post, vc fala muito beeeem das músicas, e eu só não conhecia a do La Bouche (ouvi, achei demais! essas músicas dançantes antigas são excelentes), a do Nelly, que não gostei muito, e "Dreamer", que só encontrei ao vivo no youtube, achei divertida!
    a seleção é ótima, principalmente a do Aerosmith, porque né?

    bem, se vc quiser aumentar sua playlist, aqui uma listinha pessoal sobre sonhos:


    Franz Ferdinand - Lucid Dreams
    http://www.youtube.com/watch?v=sCc3NAbRvnc
    (música longa, meio eletronica, meio rock, com nome de drogas, né?)

    The Decemberists - Here I Dreamt I Was An Architect
    http://www.youtube.com/watch?v=iLwA5wMu0E4
    (relaxante)

    Travis - Pipe Dreams
    http://www.youtube.com/watch?v=GEBlDr-rr2I
    (fofaaa =])

    Eurythmics - Sweet Dreams
    http://www.youtube.com/watch?v=rJE_Sc1Wags
    (antigaça, vc vai curtir)

    The Mamas and the Papas - California Dreamin'
    http://www.youtube.com/watch?v=V0UcQDUR-fU
    (CLÁSSICO, CLÁSSICO, CLÁSSICO)

    Empire of the Sun - Walking on a Dream
    http://www.youtube.com/watch?v=PGUU7CiK7YU
    (aquelas músicas que tocam tipo em matéria da tv qdo eles estão cobrindo uma festa e aparecem os convidados comendo uns docinhos, etc)

    Roxette - Only When I Dream
    http://www.youtube.com/watch?v=fDjPDfBPFtI
    (a banda é antiga, mas a música é recente)

    Radiohead - (Nice Dreams)
    http://www.youtube.com/watch?v=uDLkaISa-B8
    (achou que ia faltar minha banda favorita? pena que a qualidade tá ruim desse som, a música é linda)

    The Mamas and the Papas - Dream a Little Dream of me
    http://www.youtube.com/watch?v=ajwnmkEqYpo
    (lembrei mais uma deles!)

    Sixpence None the Richer - Don't Dream It`s Over
    http://www.youtube.com/watch?v=3bdOefF_tyU
    (errrr... tem dream no nome, serve tbm?)

    Keane - A Bad Dream
    http://www.youtube.com/watch?v=OO7Rlt_jS24&feature=fvst
    (sad song)


    _____
    espero que tenha gostado, adoro todas essas músicas!!! ^^
    e muito obrigado por ter me linkado no blog!! só que vc errou meu twitter :( haushaushu mas tudo bem, veja que sorte, eu fui procurar o link do seu blog no seu twitter, e qdo entrei lá encontrei seu recado pra mim! hahaha é que eu sou "pozzi", com i :PPP

    bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu queria ter essa capacidade musical também, viu? Sou uma lástima para fazer listas de músicas, acabo falando sempre só de Bon Jovi e Whitesnake.

    Mas ó: Dream On também é minha música preferida. E não é do Bon Jovi. Mas tá quase lá :P

    ResponderExcluir
  7. adoooooooooooooooro a versão do marilyn manson, sei lá, ele me dá um certo medo... ahahahahaha mas adoro!!!! aliás, quanta música boa...

    hummm o post chama 10,5 pq são 10 músicas mas no primeiro video tem uma outra musiquinha no final? ou to louca?
    hehe

    =)

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei suas postagem, suas indicações! E tudo porque minha palavra favorita é 'sonhar', haha, é até o nome do meu blog! Fiquei dando pulinhos aqui a cada música listada. Algumas já conhecia (e adorava) e outras não sabia da existência (tipo essa do Nelly, eu nem sabia que ELE ainda estava trabalhando! Pra você ver como sou super bem informada), mas ouvi todas e já estou baixando aquelas que não conhecia. É um típico post que me faz bater a mão na testa e dizer 'pq não tive essa idéia antes?' AMEI. E adorei o blog também, claro! :) Beijo!

    ResponderExcluir