quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O filme em que eu gostaria de morar*

* Uma ideia de Taryne, que quis morar em Um bom ano. Que passou pra Anna Vitória que quis morar em Cinderela em Paris e então pra Ana Luísa, que quis morar OBVIAMENTE em A Noviça Rebelde. E agora é a minha vez.


Eu nunca pensei, na verdade, em qual filme gostaria de morar. E isso é muito peculiar, já que eu sempre penso em tudo. Eu sempre planejo tudo e sempre tenho algo a dizer sobre tudo. E então quando a Tary escreveu sobre o filme que gostaria de morar eu meio que fiquei com tilt. Gente, como assim que eu nunca pensei em qual filme queria morar?




Então eu olhei pra minha estante de filmes e passei a pensar. Analu me perguntou via whatsapp se, seguindo a linha de raciocínio dela, eu gostaria de morar em meu filme preferido, o Dirty Dancing. Gostaria, será? Ah, o Patrick Swayze. Me olhando assim com aqueles olhos apertadinhos e sussurrando I've had the time of my life. No I never felt this way before, yes I swear It's the truth and I owe it all to you. Aiai, Patrick Swayze. Belos antebraços. Belo peitoral. E aquele clima todo de anos 80 e a dança e a música. Seria supimpa. Mas junto com tudo isso também vinha a filha com educação rígida e super proteção. E o culto à família, independente dos problemas que tinham. Negócio era jogar tudo pra debaixo do tapete e sorrir. Ah, não. Isso daí não ia dar.



Ainda seguindo a linha de raciocínio da Analu, ela cogitou morar em Harry Potter. E ah, eu também pensei nisso. Que belezinha. Tudo funcionando do jeitinho que eu quiser, basta dizer umas palavrinhas. Um mundo mágico e secreto, logo ali atrás de uma simples estação de trem. A escolha da casa. E as fotos que se movem. E UMA PENSEIRA! Uma penseira era tudo o que eu queria nessa vida! Mas ah. E o Voldemort, hein? Que canseira! E o pessoal lá é meio histérico e hipocondríaco, sei lá. E esse negócio de quadribol, eu mal suporto o futebol!  E sei lá, eu acho que não teria muito jeito pra andar de vassoura e esse negócio de ter ratos como animais de estimação meio que me dá nos nervos. E todos aqueles animais estranhos e as aulas nojentas e... é. Não.



Pensei também em Amor Além da Vida. Um dos filmes com a fotografia mais linda que eu já vi. Em que o além é pintado em óleo sobre tela, com referência exata no quadro que quem ainda está vivo pinta. Eu devo ter várias gentes nas dimensões dos muitos quadros que eu já pintei na vida. E o campo de flores de tinta, a oportunidade de ter a aparência que você quer. Lindo. Mas triste. Amor Além da Vida é também um dos filmes mais tristes que eu já vi. E não.



Ah, 10 Coisas que eu odeio em você. Heath Ledger cantando You're just too good to be true can't take my eyes off of you (reparem que eu tenho um fraco por quem canta pra mim - todos atores que já morreram, vejam bem) e todo aquele cabelo bagunçado e aquele ar de mau (socorro, preciso morar num filme que tenha o Thor!). Mas né. Aquela pegada de escola e pai que não deixa sair e a sociedade e o baile (graças a Deus que aqui no Brasil não tem esse negócio de baile, senão eu tava ferrada) e aquelas meninas que são da torcida organizada com pomponzinho e BLÉ. Não.



Crepúsculo. O vampiro dos sonhos de qualquer mulher. Ser vampira. Viver pra sempre. Eu já quis isso na vida, quando eu era pré-adolescente e meu filme preferido era Entrevista com o Vampiro. Eu acho supimpa essa coisa de estar acima do bem e do mal. E nossa, com Edward. Te olhando assim e dizendo que te quer mas não pode te machucar. A história de cu doce mais perturbadora da história. Ah, eu queria um Edward. Ser vampira e correr pelas montanhas. E de repente não precisar mais ir ao cabeleireiro, nem à manicure, nem fazer maquiagem, nem regime. Aé, o regime. Ih, viver só de sangue deve ser chato. Vê uma pizza de sangue. Batata recheada com sangue. Sopa de sangue com ervilhas. Suco de três frutas e sangue. Bife à milanesa ao molho de sangue. Ai que monótono. É, não ia dar.


Então eu pensei em morar em vários outros filmes preferidos meus, tipo Kill Bill. Mas ai, que trabalhoso. Tem que sair matando todo mundo e ainda estar em forma para os rodopios e as eventualidades tipo sair de um caixão depois de ser enterrada viva. E ah, eu juro que enfiaria a mão na cara do Pai Mei. E gente, eu acho que não consigo arrancar o olho de ninguém. Pensei em morar em Amelie Poulain também, mas achei que ia ser meio parado e inocente demais. E, desculpem meninas, eu dispenso a França.


Cheguei à conclusão de que eu precisava morar em um romance. Sem ser comédia romântica, porque se eu morasse em um filme tipo Antes só do que mal casado eu acho que ia matar alguém de ódio. Só romance. Um filme de romance em que as pessoas vivessem bem, vivessem levemente. E então eu pensei em um filme que me senti bem ao assistir.


Cartas para Julieta é um filme que nem é todo mundo que gosta, mas eu amei. Amei o sentimento de viver no presente a continuação de alguma coisa que aconteceu no passado, mas que poderia ter ficado quieto somente lá. Amei a esperança. O objetivo quase impossível de alcançar, mas que no fim dá tudo certo. Eu amo o "felizes para sempre". 


Amei a referência de Romeu e Julieta e o vestido LINDO que Sophie usa no fim do filme. Amei os desencontros que chegam no encontro e fazem tudo o que foi vivido anteriormente valer a pena. Amei o acaso de Sophie e Charlie. E o romantismo. Amei o fato de Claire ir atrás do grande amor da vida dela mesmo depois de tantos anos. E amei mais ainda quando ela encontrou Lorenzo. E, se não bastasse tanta fofura num filme só, o pano de fundo: a linda Itália. Eu queria passear de carro pelas cidades da Itália. As vinícolas. As enormes fazendas. O clima ameno. Os queijos. Macarrão da mama. As ruas de paralelepípedo de Verona. As mesinhas dos restaurantes na calçada tranquila. A história de amor mais clássica do mundo, nas cidades mais clássicas do mundo. 



Eu queria morar em Cartas para Julieta. Romântico assim. Lindo assim. Clássico assim.



9 comentários:

  1. Ahhh guria, eu achei Cartas para Julieta lindooo e pensando aqui em tudo que vc escreveu, sim Cartas para Julieta é um filme lindod e se morar... Porque né, a Italia...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive uma imagem tão durona de você, que JAMAIS imaginei que você gostaria de morar num filme água com açúcar, e ainda mais esse das Cartas para Julieta! Que romântico!

    Nem lembro direito do filme, só da música meio irritante da Taylor, mas lembro que saí do cinema com o coração tão leve... Ahh... Que delícia.

    Ainda não descobri o meu filme, mas no dia que descobrir, posto.
    Beijo, Rê!

    ResponderExcluir
  3. Do tanto que você vem falando de Dirty Dancing nos últimos tempos eu tava abafando que você ia querer morar nesse filme! Fato que eu quebrei minha cara lindamente, porque você resolveu morar num filme que eu NEM TÃO CEDO ia imaginar que seria tão a sua cara. Lembro que fui assistir Cartas para Julieta no cinema, mas meu namorado passou mal e eu tive que abandonar o filme no meio da sessão. Agora eu vou baixar pra assistir e te imaginar no lugar da Amanda, porque eu não suporto essa menina, gente.
    Beijo, Rê <3

    ResponderExcluir
  4. Ótima escolha! Cartas para Julieta é um filme adorável, morri de amores do começo ao fim! <3
    E tem a Itália ainda! Como não adorar morar num filme desse?

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu já tinha lido o post, no dia que você postou! Mas deve ter sido no trabalho, por isso não comentei. Morri de rir que até em Crepúsculo você pensou. Lembrei da minha época de viciada, onde eu dormia com o pescoço bem à mostra, caso o Carlisle quisesse aparecer. HAHAHA.
    E eu preferiria Dirty Dancing! Tudo mais animado e eu ainda aprenderia a dançar! Odeio esse filme da Julieta, acho muito monótono! HAHAHA
    Mas continuarei amando você, mesmo que você more lá!
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  6. Amei que você também escolheu um filme por conta da "atmosfera", Rê! E mais ainda que aproveitou pra falar de todos os filmes que passaram pela sua cabeça <3 Eu achei Cartas muito fofinho, mas não me pegou tanto assim! Mas se for pra pensar na vibe do filme, realmente, seria um lugar delicioso pra morar.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. "Enfiaria a mão na cara do Pai Mei" - é por isso que eu te amo.
    Nunca assisti a esse filme. Não me odeie.
    Por isso, não tenho muito o que acrescentar, a não ser que passei mal de rir das suas problematizações de cada filme. Pizza de sangue. Batata recheada de sangue, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    gênia.

    Mas ainda não acredito que cê largou o Patrick. Falo mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Juro que NUN-CA ia imaginar você morando nesse filme... E achei que Kill Bill seria perfeito...hehehe
    Agora to pensando onde é que eu moraria...
    bjoksss

    ResponderExcluir