sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sobre nomes

Todo mundo se preocupa com o nome que dará aos futuros filhos. Muitas meninas já quase nascem sabendo os nomes que seus filhos terão. A gente brinca de boneca, pequenininhas, já colocando em cada uma os nomes de nossos filhos. E eu também já conheci homens que queriam colocar nomes nos filhos. Homens que sonham com os nomes de suas filhas. Acho bonitinho. 

Se o bebê já vai nascer e os pais não têm a mínima ideia de qual nome colocar, já entram em cena os clássicos livros de nome. As buscas na internet. Os significados dos nomes. A Bíblia, como sugestão de nomes de seus personagens. Um nome. Coisa tão importante, que vai determinar a personalidade de alguém a partir dali (e eu acredito bastante nisso). Um nome, cujo qual pode vir logo de cara associado a bullyings na escola e traumas de infância. Nomear alguém é muito complexo.

... mas por que raios as pessoas não se preocupam com os nomes que dão aos seus animais?

Sério, gente, nomear animal também é importante. Só por não ter registro, por poder ser mais variável e por não ser alguém que vá reclamar com o dono a respeito do nome lhe dado, não quer dizer que o animal será feliz com o nome que deram a ele. Você tem um mundo de possibilidades de nomes para dar ao seu animal. Pode abusar da sua criatividade. Mas as pessoas fazem o que?

Eu aposto que os Totós estão cheios de terem um nome tão comum.Os Bidus.Os Costelinhas. Faísca. Kiara. Lady. Myke. Pingo. Quico. Rico. Sacha. Xuxa. Snoopy. Kitty. Thor (acredite, esse é um nome de cachorro bem rodado). E ah, gente, presta atenção. Olha quanto nome que a gente vê de monte nos cachorros e gatos por aí. E que falta de originalidade. Todos referentes ou a cachorros da televisão ou a personalidades ridículas. E sempre, SEMPRE são nomes dissílabos. Ah não.

Eu sou a favor de nomes bem pensados para os animais de estimação. Principalmente porque eu julgo pessoas pelos nomes que elas dão aos seus animais. Há alguns dias atrás Anna Vitória me mostrou no whatsapp que a casa em que ela estava tinha uma gata. Linda, era o nome dela. Eu prontamente respondi que "ai que nome mais sem originalidade". E então ela explicou que o nome da gata anteriormente era Lindinha. Porque quando ela chegou na casa havia uma criança que colocou esse nome. E que havia ainda uma outra gata na casa, que hoje se chama Doce, mas que antigamente chamava Docinho. Meninas Superpoderosas era a referência. E aí depois de toda a explicação e o plus de os nomes terem saído do diminutivo... até aceitei os nomes das gatas. 

Eu até acho criativos os nomes de pessoas em animais, mas eu curto mesmo é o cachorro da Anna. Chico, inspirado no Buarque. Curto o gato da Silvia: Elvis. Curto o cachorro do Edgar: John. Que pode ser do Lennon, de Elton John ou de até Jon Bon Jovi. E uma vez eu fiquei amiga de uma moça só porque o cachorro dela chamava Ozzy. Assim como teve uma novela aí em que os filhos de alguém se chamavam Led e Alanis. E também tem a cachorra da amiga: Polly. E então você me diz "quem é essa cantora?" e eu respondo: não é cantora, é só uma das músicas mais famosas do Nirvana. Ah, o mundo da música é fascinante, mas eu tenho uma colega de trabalho que tem um cachorro com o nome incrível: Valente. E eu acho incrível não por causa da ânsia dela que o cachorro fosse valente, mas sim porque é o nome de um dos Ursinhos Carinhosos!

Pandora se chama Pandora porque além de ter sido encontrada na caixa do motor e além de ela amar uma caixa de papelão, eu curto mitologia (meus pais já tiveram cachorros que se chamavam Sansão e Dalila e minha avó teve um cachorro que se chamava Faraó. Todos filas brasileiros, eram lindos! - tivemos também uma sucessão de Leão, Ursa, Paquinha, Rosinha, Paco Totó e Sasha também, mas deixa pra lá). Mas talvez eu não siga a mesma linha de raciocínio quando tiver meu próximo gato, porque já está estipulado. A próxima gata será a Penélope. É, vou fazer um esquema língua do P. Mas pensando no exemplo que a Anna me contou das gatas que têm seu nome como referência de As Meninas Superpoderosas, eu até que teria animais com a mesma linha de raciocínio. Panthro, Tygra, Cheetara, Wili Kyt, Wili Kat, Snarf e Lion. Todos gatos, claro. E com referência à Thundercats com louvor. (guardarei a referência para o dia em que eu tiver 7 gatos de uma vez). E ah, eu reclamei dos nomes de cachorros que as pessoas colocam de acordo com os cachorros famosos da tv, mas um dia eu ainda terei um gato chamado Satanás!


A propósito: pensando em nomes de animais, achei um site com sugestão de nomes específicos para os animais. Andei dando uma olhada e achei alguns bem bacanas. Segue meu teste para a sonoridade de alguns  (tem até o Janjão da Tary lá):

- Bem-Hur, venha cá!
- Bionicão, senta!
- Careca, vamos tomar banho!
- Cheiroso, larga o meu sapato!
- Coruja, desce daí!
- Cashemira, vamos passear!
- D'artagnan, desce da cortina!
- Godines, fica quieto aqui!
- Kruguer, volta aqui com esse bife!
- Looping, cale a boca!
- Menudo, desde da minha calça!
- Rambo, para de morder o tapete!
- Shakesperare, vai deitar!

9 comentários:

  1. Minha mãe queria que a Kimmy se chamasse Luna. Mas tinha 550 mil Lunas no mundo canino, e eu estava morrendo de preguiça. O cachorro do meu vizinho (pelo qual eu já havia sido apaixonada), apesar de ser bem brabo e chatinho, se chamava Tommy. Sabe, dos "Rugrats"? Eu sei lá se foi dali que saiu o nome do Tommy, mas mim ele era dos Rugrats. E então, quando a Kimmy ainda tava na barriga, eu comecei a pensar no desenho e as personagens femininas bebês e fofinhas eram a Lílian, a Angélica, e a Kimmy. Pensei alto: Kimmy!
    Claro! Kimmy. De cabelo roxo, fralda e botinhas de salto alto, ela era uma diva, e assim a minha Kimmy o é. Uma peluda diva. Nunca me arrependi do nome dela, ela nasceu pra ser Kimmy!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho três gatos: um é o Miolo, e quando a gente pegou ele esse era o nome, então mantivemos porque é um nome legal - tem a ver com zumbis. Engraçado é que ele é bem bobão, tem cara de Miolo mesmo embora lhe falte miolos.

    Tem a Maionese também, e eu de verdade não me lembro porque colocamos este nome nela, mas é um nome legal.

    E por último a Catarina: ela é o amor em forma de gato e tem esse nome por causa do lugar que achamos ela, um parque chamado Catarina algumacoisa.

    Também acho que nomes influenciam na personalidade e é bem difícil nomear animais/pessoas. :)

    ResponderExcluir
  3. Por um momento egocêntrico achei que lá ia você mencionar que seu nome era... Aquela coisa que não comentamos. Mas não, era genial. Aqui em Fortaleza é o condado dos Bobbys, porque conheço uns 100 poodles brancos chamados Bobby. E só um chamado Chico.

    O nome do Tatau era o mais legal de todos: Francisco Ataulfo Patolino. E nem era do pedigree, foi coisa da minha cabeça mesmo (o sobrenome). O apelido eu que dei com meus 5 anos, e depois que surgiu o nome próprio. Ataulfo. Seu Chico Ataulfo.

    Hoje tenho a Dindi, da música do Tom Jobim, e também tive (durante um curtissimo período) a Fita. Ela era uma Whippet! Magrinha magrinha, toda Fita.

    Ai, adoro o nome da Pandora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Titã o cachorro do Bernardo, tem esse nome, pois ele, assim como você adora mitologia, e queria o nome de um Titã (Chromos... e assim por diante), mas não conseguia se decidir por nenhum... Resolveu ficar no genérico.

    É prático esse meu filho rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu não lembro exatamente porque o John tem esse nome, só sei que não tem nada a ver com o bon jovi não-sei-das-quantas (mais fácil ter sido inspirado no John von Neumann). Então pode tirando seu cavalo da chuva, que é pra não pegar pneumonia.

    Gostei de Rambo, é um bom nome pra cachorro. Já tive uma labrador, a Mexerica, que além de gostar de chupar mexerica, acreditava poder caçar os pássaros que voavam a muitos metros de altura. Vivia tentando e se esborrachando. Quando o John bater as botas acho que vou ter outro labrador e o nome dele será Rambo.

    A propósito, se um dia eu sentir vontade de ter um gato (fora de qualquer cogitação) ele vai chamar Pacato.

    Bjo.. :D

    ResponderExcluir
  6. Só você pra escrever sobre isso, hahaha! Eu odeio animal de estimação com nome idiota, odeio mesmo. É como se todas as meninas do mundo se chamassem Mariana e todos os meninos Lucas. Nada contra os dois, mas acho que já deu, né?
    Antes mesmo do Chico chegar em casa eu já sabia como ele iria chamar, porque tenho essa lista mental de nomes pros meus futuros cães também, e Chico tava lá no topo. Meu próximo macho provavelmente será George, por conta do Harrison.
    Dois nomes que morro de antipatia: Meg e Nina. Toda fêmea ou chama Meg ou Nina, já reparou?

    Quando minha avó arranjou um cachorro meu pai disse que não queria que ele tivesse um nome besta e infantil, mas algo que fosse forte e marcante. Ele sugeriu de verdade que o bichinho se chamasse Herodes ou Barrabás, e no final ficamos com Piche. Piche. Mas porque ele é pretinho como Piche, quando tiramos foto dele mal se enxerga os olhos.

    Se algum dia eu tiver um gato, ele se chamará Bacana, o gato.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. "tem até o Janjão da Tary lá" HAHAHAHAHA Só você, dona Renata. Meu futuro cachorrinho vai se chamar Chaplin <3 <3 <3 Sempre quis chamar um cachorro assim. É dissílabo, mas acho que rola todo um significado e eu já imagino o olharzinho maroto dele! Mas Rê, se eu dou nome pra minha câmera (Luli), pro meu notebook (Sheldon) e para todas as minhas corujas (Lola, Genoveva e Margot), imagina se não vou pensar bem antes de batizar um animal de estimação? Ou mesmo um filho? HAHAHAHAHA!

    Amei muito esse post e estou com saudades!

    P.S: Você ainda me ama apesar de eu adorar nomes dissílabos?

    ResponderExcluir
  8. Achei Shakespeare MUITO válido como nome de bichinho! Vou guardar na minha lista de possíveis nomes para animais quando eu tiver um. (:
    Acho Pandora um nome INCRÍVEL para uma gata, ahazou muito!

    QUE SAUDADE DE VIR AQUI, Rê! Saudades de te ler!

    ResponderExcluir
  9. Bicho, eu escrevi um comentário enorme e o blogspot deu fim nele. Xingo todos os palavrões que conheço quando isso acontece, sério.

    Daí eu tava dizendo que não sei o que você pensa da Hazel se chamar Hazel, mas acho que não quero saber pq não deve ser boa coisa e que acho que você me ama menos por isso, mas saiba que apesar de não ser um nome super original nem nada, eu realmente o amo. Daí disse também que o nome do namorado da Hazel é Shampoo (que eu lembrei muito de você, aliás, pelo lance de comer shampoo e condicionador e tal), pra combinar com o nome do irmão dele, que é Sabonete (pelo fato de ele sempre escorregar das nossas mãos quando o seguramos - desculpa, eu adoro esse). E disse também que quando meus netos nascerem vou tirar o nome deles desse post ou site, pra não correr o risco de você me odiar por isso.
    E foi mais ou menos isso.
    Beijo <3

    ResponderExcluir