domingo, 1 de agosto de 2010

Eu, peneira.

Enxaqueca. É um negócio que eu tenho há alguns anos. Hereditária e sem cura, horas a fio de dores de cabeça. E além do incômodo da dor em si, já me vi várias vezes trancada em um quarto escuro, porque sensibilidade à luz e incômodo com sons faz parte. E são motivos para o início da dor coisas como dormir pouco ou dormir demais, passar do horário das refeições e, principalmente, estress. E todo mundo aqui sabe que eu NEM sou estressada. NÃO SABEM?

Remédios para dores de intensidade diferentes, fazer coisas que gosto e evitar café, chocolate, Coca Cola, vinho e frutas cítricas é o recomendado. Além de muito autocontrole. Oi, que nesse mundo ninguém tá nem aí se você precisa ser uma pessoa calma não. Negócio aqui é cada um por si e você que fique com a sua dor aí na sua, porque o que dói é aí na sua cabeça e eu nada tenho a ver com isso. Que bom.

Então que ultimamente minhas crises têm aumentado e faz exatamente três semanas que tenho enxaqueca sem parar. Dia e noite, noite e dia. E aí que é quando a coisa esquenta que a gente resolve tomar providências. Troquei o café por chá de camomila. Mando beijo pro chocolate e como gelatina. Deixei o vinho de lado e enfiei a cara na groselha. Laranja e abobrinha têm quase o mesmo gosto. E o primeiro que passar na minha frente com uma Coca Cola corre sério risco de morrer afogado nela. Semana que vem volto para a aula de dança, que é uma coisa que me deixa imensamente feliz. Por enquanto não voltarei para a natação, porque a pressão da água na minha cabeça me deixa pior. Já peguei o telefone da criatura que faz massagem terapêutica. Mas tudo isso ainda não fez com que a minha dor passasse agora. Sabe AGORA?

Sexta, pela primeira vez na vida, eu fui na acupuntura. Cheguei lá com medo, confesso. Como assim, enfiar um monte de agulhas em mim? Então eu lembrei da tatuagem. É. Agora eu só vou poder comparar com dor de parto. Nada mais me abala nessa vida. Doutor Fernando, já tendo conversado previamente com meu pai, já sabia do que se tratava quando cheguei lá. Havia pedido que eu fosse de regata e shorts. Ai que frio. Me levou até uma salinha com meia luz. Uma cama e um travesseiro. Música muito suave tocando ao fundo. Começou apalpando meus pés. Sorte dele eu não ter cócegas nos pés. Até que veio a primeira agulha. Achei incômodo. É claramente uma picada de agulha. Mas não dói nem 0,0001% do que dói uma tatuagem. Fiquei tranquila.

Dr. Fernando foi enchendo meus pés de agulhas. Mais uma perto de cada joelho. Mais uma em cada pulso. E aí, minha gente, uma em cada têmpora. Eu só sei que na hora de espetar minha têmpora direita eu vi estrelas. Então apagou as luzes e antes de sair e fechar a porta, olhou pra mim e disse 'reléx'. E eu fiquei lá. No escuro. Com a têmpora direita como se... como se... eu tivesse uma agulha enfiada no nervo. Rá. Reléx. Porque não é você que tem agulhas no cérebro!

Tentei abrir a boca pra mudar um pouco de posição. E descobri que ao mexer o maxilar, a agulha da têmpora também mexia. E pô. O problema não é enfiar a agulha. O problema é balançar o negócio. Ô treco que dói horrores quando balança! Certo. Resolvi ficar imóvel. Ai, deus, quanto tempo será que vou ficar aqui? Tá bom, ele me mandou ficar reléx. Vamos tentar. Olha a musiquinha. Olha o pianinho. Tanã-tanã-tananananã. Respira fundo. Não muito pra não balançar o negocinho. Isso. Reléx. Pô, será que eu vou ter que ficar reléx muito tempo ainda? Nossa que coceira na orelha. Mas se eu coçar vou balançar o trequinho e vai doer. Melhor abstrair. Coceira, você é miragem. Coceira, repara na musiquinha. Tananã-nã. Respira. Aaah, tou reléx. Mas podia ter trazido um notebook. Eu ia escrever vários posts enquanto estivesse aqui no reléx. E, puxa, talvez eu passe na padaria na volta. Pão é sempre bom. Mas pão não é relex. Nananananã-tantan. Aquecedor. Cê acha? Perguntar se quer que ligue o aquecedor. Melhor não pensar nisso senão vou ficar com frio. Justo eu, que fui firme e forte e disse que não precisava de aquecedor. Bom. Será que demora muito ainda? Não, não vou pensar nos meus problemas. Aimeudeus onde será que eu enfiei o papel do estacionamento? Será que no bolso? Não posso nem olhar. Senão balança o trequinho. E daí você já sabe. Ai que dor na têmpora. Têmpora. Aposto que têmporas têm o formato de balas soft. Só que mais macias. Como... damascos! Isso. Essa agulha enfiada no meu damasco direito tá doendo horrores. Tipo você, neurônio damasquiano! Quer doer? Toma aqui uma agulha balançante pra você! Rá! Aposto que quando tirar essa agulha vai sair o damasco junto de tanta dor. Acho que incorporou. Treco que balança, damasco. Damasco, treco que balança. Prazer. Tananananã-tanã. Nossa que eu preciso lavar a louça quando chegar em casa. Pô, e esse papel do estacionamento hein? Perdi mesmo, será? Dez reais se perder né? Ah, então beleza. Xô ficar reléx. Vou pensar em sorvete. Sorvete daqueles com casquinha. Casquinha reléx. Nanananã-tantã-tantã.

Não sei quanto tempo que eu devia ter ficado lá reléx. Vinte minutos, meia hora, talvez. Sei que foi um tempão. E eu, que nem sou uma pessoa agitada, tive vontade de fazer polichinelo. Só sei que quando aquela agulha saiu da minha têmpora deve ter entrado vento no buraquinho. Porque tá doendo muito mais agora do que antes. Doutor Fernando disse que vai passar. E que eu tenho outra sessão semana que vem. Mesmo bat-horário, mesmo bat-canal. E eu tou pensando em levar gibis. Pipocas. Palavra cruzada. E um cobertor.


E eu que me assustava tanto com esse filme quando criança.
Mal sabia eu. Era só acupuntura!

4 comentários:

  1. Cara tem que ver se ele enfiou oi troço certo. Pq como assim só dói do lado direito? Aloww? Vc só sente dor no lado direito da cabeça? Ai estaria explicado... Um vez eu fiz acupultura pra insônia (alias fiz trocentas coisas pra insônia, cormoterapira, aromaterapia e trocentas terapias...) sabe o que resolveu? Traja preta! E sabe o que resolve minhas enxaquecas? Advinhou! Traja Preta... Com certeza eu sou uma mulher de tarja pretas e não de terapias rsrsrsr

    Beijos e boa sorte com as agulhas rs

    ResponderExcluir
  2. É, Jana. Eu só tenho dor do lado direito da cabeça. Tá certo então? rs

    ResponderExcluir
  3. Você é muito foda! Sério.

    Não tenho enxaqueca (também, era só o que me faltava) mas eu tenho muita insônia, você sabe. Agora, por exemplo: são quase 3h da matina e estou aqui, desperto, sem sequer um resquício de sono. E o pior de tudo é saber que ficar sem dormir não faz bem pra minha saúde. Mas daí a permitir que um sujeito espete agulhas no meu corpo de modo a me transformar numa espécie de vodu humano... acho que não. Deve haver uma outra saída.

    Quero levar uma vida livre de agulhadas, na medida do possível. Melhor reservar uma boa cota de sofrimento para a tatuagem que pretendo suportar em breve. Procrastinar também é viver!

    Além do mais, a Jana tarja-preta escreveu ali que fez acupuntura pra tratar a insônia dela, entretanto, não deu certo. Então... com base em algumas convicções muito particulares, e tendo em vista que a Jana é uma pessoa EXTREMAMENTE confiável (alguém que goza de plena saúde mental - segundo os amigos imaginários dela), o que ela disse pesou um bocado e só fez reforçar o meu posicionamento.

    É isso aê.

    Boa sorte no retorno, na sexta.

    ...

    Diz pra mim qual é o filme em questão porque eu não sei.

    Bjo de boa noite.. :D

    ResponderExcluir
  4. VC É DO-III-DAAAA
    hahahahaha

    nem vou mais levar minha mão no Dr. Fernando!

    deixa ela lá inteira!

    ResponderExcluir