sexta-feira, 17 de junho de 2011

Final Feliz

Tou cansada. Cansada de todo mundo dizer que a vida é uma merda. Não que eu não concorde com isso. Eu concordo plenamente e assino embaixo. Só acho que a gente não precisa sair falando. A vida de todo mundo é uma merda. Se não aqui, acolá. A grama do vizinho também não é tão verde assim, vai por mim. E você só está vendo tudo verde por lá porque ele comprou uma daquelas luzes noturnas. Aquelas que deixam até os caules das árvores verdes. Não, a grama dele está mais pra acinzentada. Aposto.

A vida é uma merda mas a gente não precisa bater na mesma tecla. Não precisa ficar passando e repassando a limpo aqueles mesmos erros. Não precisa ficar vivendo e remoendo tudo de novo. Admita que a merda está ali. Você pisou, saiu fedendo, deu uma respingada na barra da calça. Mas levante a cabeça e vamos partir pra outra. Não precisa ficar lembrando o dia inteiro que você está com a barra da calça respingada de merda. Dá pra viver sem olhar pra baixo, vai.

Faz um tempo já que eu decidi que só vou assistir filmes que tenham finais felizes. Vocês que assistiram meu vídeo dos dvds devem ter ouvido. Não que eu não ache bons filmes como Doce Novembro. Ou Um Amor Para Recordar. Eu acho sim, gostei de assisti-los. Mas eu não preciso sair do cinema depressiva. Não preciso sair achando que no final tudo vai dar errado. Não preciso sair chorando porque eu pisei na merda logo cedo e daí respingou na barra da calça e então agora no fim do dia eu lembrei disso e fiquei descontroladamente histérica.

Eu entendo que muita gente sai assistindo só filmes que todo mundo morre no final, ou que nada dá certo. Ou aquele tipo de filme de romance que o amor é impossível e eles ainda esfregam na sua cara que é impossível mesmo e que você é uma idiota em acreditar que alguma vez pudesse ter deixado um milésimo de ser impossível. Eu sei que o mundo está cheio de desilusões. De desafetos. De desapegos. E que a mínima vontade de querer ser feliz pode ser ridícula. Mas eu já acho que a vida é tão difícil, que a gente fica aqui se envolvendo e se enrolando em coisas tão ínfimas e que nos fazem sofrer tanto. E que nossa, como a gente consegue enumerar melhor nossos fracassos e tristezas do que nossas alegrias. E eu entendo que a grande maioria da população já tá nadando na merda mesmo e prefere continuar ali mesmo nas horas que deveriam ser válvulas de escape. E que preferem assistir os noticiários da tv toda noite cheio de tragédias e ver filmes e saber de histórias cheias de dissabores, pra não dar nenhuma vontade de melhora na vida, que é sempre tão traiçoeira.

Não concordo não. Eu acho que dá muito bem pra esquecer da vida assistindo 2 horas de um filme que me transporte pra lá. Pra que eu saia do cinema pensando que dá sim pra fazer uma forcinha pra vida real melhorar também. Que tudo vai ter jeito. Que tudo vai dar certo. Esperança é a palavra.

Ontem eu fui ver um filme que teve final feliz. E saí assim.


... e se até eu, que ouço gente me pedindo pra ser mais boazinha com os outros (e preciso sair mendigando por candidatos para levar as alças do meu caixão quando eu morrer), consigo gostar de filmes com finais felizes e sair da sala do cinema apaixonada... por que você não?


PS: Para os possíveis perguntadeiros, fui assistir Qualquer gato vira-lata. Sem aventuras, sem efeitos especiais, sem ação, sem ficção, sem grande fotografia, sem grande figurino. Apenas simples. E feliz. :)





... mesmo com música de Mallu Magalhães e Marcelo Camelo de plano de fundo.

6 comentários:

  1. AAAAHH, tô morrendo de vontade de assistir esse filme! Vi o trailer e pareceu ser bem engraçado!
    Eu até gosto de filmes tristes, mas também gosto de filmes felizes - eles são meus preiletos. Eu acredito em finais felizes e, definitivamente, não tenho nada contra ele. Também acho que passar a vida reclamando e achando que é aquela merda mesmo não leva à canto nenhum!

    ACOOOOOORDA, GENTE! A vida tá passando e você s tão assistindo, por que acham que NÃO HÁ NADA A SER FEITO!

    Beijos, sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Muito!
    Mas eu concordo médio. Eu acho que as pessoas adoram reclamar por aí, e a internet é um templo pra isso. Pode ver no Twitter, gente reclamando 24hrs por dia, da vida, do frio, da fome, do trabalho, da segunda-feira, do mundo... Eu fico meio de saco cheio, sabe? Porque, como você disse, a vida é sim um saco, mas não precisa ser, não sempre. E muito desse pé no saco todo é a gente que contribui, a gente que enfeia nossos dias com nosso olhar pessimista. Meu pai, por exemplo. Hora do almoço tá SEMPRE um ogro mau humorado brigando com tudo e com todos, dando patada, reclamando da mulher que leva 10 minutos pra atravessar a rua, do motoqueiro inconsequente, da secretária que telefona quando ele tá almoçando... Vira e mexe eu pego esse azedume dele pra mim, porque né, como não se irritar com alguém bufando do seu lado? Fico irritada, porque eu normalmente estava tendo um dia meio feliz. Ok, trânsito, mas olha que ótimo, estou indo almoçar e não tenho mais aulas hoje. Sou total half full, daquela historinha do copo, saca? Odeio que esvaziem minha metade.
    Não gosto só de filmes com finais felizes, mas também não resisto à eles. Por isso acho que você deveria (MESMO) assistir dois filmes: Crimes e Pecados e A Rosa Púrpura do Cairo, ambos do Woody Allen, ambos mais ou menos sobre isso. Você vai gostar. Ou não. Mas vai pensar. ASSISTA!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. To tri afim de ver este filme, mas ninguém quis ir comigo ainda e não me animei a ir sozinha..

    Agora, vou dizer só uma vez "a vida é uma merda" sim é, mas eu sempre preferi um final feliz. Fico depre de mais com filme de final triste. Acho Doce Novembro lindo mas foi um dos filmes que mais me deprimiu..

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o comercial desse filme e não me empolgou sabia? Achei que seria meio bobinho.
    Mas concordo que assistir coisas legais nos faz esquecer um pouco dos probleminhas diários, por isso que meus tipos de filme preferidos são comédia romântica e desenhos!
    E ler também me faz esquecer de tudo! Nossa é incrível mas me transporto para a história e às vezes chego a sonhar com personagens de livro acredita!!! Rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acredito que as pessoas assistem a filmes tristes para ter aquela impressão de que sua vida não está tão ruim assim, poderia ser pior, poderia acontecer o que aconteceu no filme e com esse espírito acaba respirando mais facilmente e agindo com mais simplicidade. Eu acho muito mais legal ver um filme triste do que um feliz, porque o feliz vai me fazer rir ali na hora e depois esquecerei, enquanto o triste me fará repensar muitas coisas e perceber que na verdade não há nada de errado acontecendo, estou apenas sendo neurótica mais uma vez. Porque a maioria das vezes em que sofremos é por motivos bobos, muitas vezes até sem motivo algum!
    A vida realmente é uma merda, não precisamos nos lembrar disso sempre, respirar ar puro e ser feliz é muito bom, mas nem sempre é possível.
    Acredito que mesmo com o crescente pessimismo a maioria das pessoas ainda tem a felicidade como ideal de vida e diz fazer tudo para conseguí-la.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu fiquei altamente afetada depois que assisti Eat, Pray, Love. Deu vontade de largar as faculdades, o namorado, a família e viver a ilusão de uma viagem como aquela. Aí a gente acorda e aprende a viver com a realidade que tem. Vez ou outra eu costumo acordar com esse mesmo exato pensamento que você e quando não é assim, eu me dou o direito de lamentar - pra no momento seguinte, voltar a acreditar. É muito cansativo ser triste o tempo todo, será que as pessoas não percebem isso?
    Adorei o seu texto, Renata. Você poderia mandar de direta pra todo mundo que reclamar por horas da vida, por exemplo, na sua timeline - porque no twitter é o que mais tem.

    Beijos.

    ResponderExcluir