segunda-feira, 27 de junho de 2011

RIP Mc Donald's

Eu tinha uns 5, 6 anos. Meu avô trabalhava de segurança no primeiro Mc Donalds de São Paulo (acho), o da Henrique Shaumman. O Mc fechava meia noite e o meu avô chegava em casa pra lá desse horário, trazendo saquinhos de lanche pra nós (eu, tia e tio). Lanche esse que só comeríamos no dia seguinte, muitas vezes no café da manhã mesmo. Mesmo aquele cheeseburguer murcho e aquelas batatas esturricadas, nós comíamos de lamber os dedos. Eu, criança que quase não comia, inclusive. Era uma felicidade saber que às vezes teríamos um lanche do Mc Donald's pra comer e que, às vezes, vinham até com brinde! Naquela época (nos idos de 1985) ainda não existia Mc Lanche Feliz mas mesmo assim já havia uma prévia de lembranças e brinquedos para crianças. Claro que nada muito elaborado, nada muito caro, na maioria das vezes tinha era um estojo de plástico pra montar e lápis e borrachas com emblemas do Mc. Mesmo assim, era feliz.

Mc Donalds se instalou no Brasil no ano que eu nasci, e confesso que cresci com ele. Mc Donalds esteve ali presente na minha infância, no saquinho de papel que meu avô trazia de madrugada. Mais tarde, Mc Donalds pra mim era sinônimo de festa. Quando me perguntavam o que eu queria fazer no meu aniversário, eu dizia sem hesitar: "comer no Mc Donalds!". Eu tenho várias fotos comendo, feliz, um cheeseburguer que pra mim dava e enchia como se fosse um Big Mac. Cheeseburguer tem pra mim gosto de infância. Até hoje.

O tempo passou, Mc esteve presente nas minhas idas ao shopping e ao cinema com as amigas, nas minhas datas de prova de vestibular, nas minhas muitas refeições com namorados. Mc era sinônimo de felicidade. Aquilo que a gente vai comer antes de fazer aquela coisa chata, pra pelo menos poder fazer aquela coisa chata de maneira mais feliz. Mc era aquilo que a gente comia depois de fazer uma coisa legal. Pra fechar o evento, o encontro, o dia, com chave de ouro.

Em todos esses 31 anos (meu e do Mc Donalds em SP) nessa indústria vital, comigo tendo experimentado lanches deles em quase todos os pontos da zona sul e oeste de São Paulo e podendo dizer pra vocês que, apesar de ser uma franquia e que deveria ter tudo padronizado - SIM: os lanches têm gostos diferentes dependendo dos lugares que você come. E te digo sem dúvida alguma: o meu lanche preferido, de todos, sempre foi o do Mc da Henrique Shaumman. O lanche lá tinha gosto de tardes preguiçosas de sol, sabe? A Coca era sempre perfeita, na temperatura perfeita, com o gás perfeito. E a batata era sempre na textura que deveria ser, com o sal que deveria ter. Sanduíche com gosto de infância. De brincadeiras no quintal. De carinho.

Ir ao Mc da Henrique Shaumman foi sempre um evento pra mim. Até esses dias, saber que eu ia passar em algum lugar lá pela Paulista ou Centro, podia ter inúmeros Mc Donalds por ali, mas eu sempre ia querer passar no Mc da Henrique Shaumman na volta. Sentar naqueles sofazinhos com cara de almofadados e com aquela estampa que estava ali há 30 anos. Aquela decoração sempre cheia de desenhos em cima da cozinha, aquela escada que dividia os dois andares de mesas e eu, SEMPRE escolhia o andar de cima. E sempre do lado da esquina da rua, na janela. Sentar ali e poder comer vendo o entardecer da Rebouças com a Av. Brasil. Paisagem bonita, um dos meus lugares preferidos de São Paulo.


Sábado retrasado eu fui novamente, depois de algum tempo, no Mc Donalds da Henrique Shaumman. E me deparei com um restaurante totalmente diferente. De arquitetura nova, eles descaracterizaram toda a minha lanchonete de infância. Desde o telhadinho, passando pela troca dos sofás para cadeiras desconfortáveis e pilares no meio do caminho, até o cúmulo de fechar a linda vista das janelas para o cruzamento da Av. Brasil. E então eu fiquei chocada. Entrei em um lugar diferente, que não era aquele que fez parte da minha vida em tantos momentos. Era um lugar estranho. Não era mais parte de mim.

Aos 31 anos e muitos lanches de Mc Donalds de vida, devo dizer que faz alguns meses já que passo mal depois de comer lanche lá. Meu estômago não está mais curtindo. Mesmo assim, até sábado retrasado, quando havia a hipótese de comer no Mc da Henrique Shaumman, eu ia. Teimosa. Passava mal depois, mas ia. Só pra lembrar um pouquinho da minha infância. Daquelas batatinhas esturricadas que eu amava comer. Sentadinha ali, no sofá antigo.

Venho por meio deste dizer que a modernidade matou um pedaço da minha infância. E que, agora, nada mais me anima a comer nesse lugar. Porque se o meu problema é apego ao passado, ao telhadinho de casa de boneca e ao sofá pra sentar....... agora estarei no Outback. Até eles resolverem tirar os jacarés e cangurus das paredes, pelo menos. E o sabonete cheiroso do banheiro, claro.


R.I.P. Mc Donald's da minha infância. Adeus.

13 comentários:

  1. Acho um saco essas modernidades. Às vezes tem aquela lanchonete ou livraria toda aconchegante que você frequenta há anos, sempre do mesmo jeitinho, aí vem um arquiteto (sem querer desprezar o trabalho deles) e resolve deixar tudo "moderno e clean".

    Sou totalmente solidária com o seu luto.

    ResponderExcluir
  2. Meu professor de Comunicação, Sociedade e Cultura diria que essa mudança é um problema, porque muitos clientes podem deixar de frequentar por causa disso e coisa e tal e, ainda, que o primeiro Mc Donald's aberto em Maringá faliu pouco tempo depois porque não era páreo pro famoso cachorrão, aka dogão, da cidade canção, HUASHDASDUIA.

    Mas que chato isso, hein Rê. :T
    Meu namorado também não pode comer Mc que passa mal.
    Acho que o mais me comoveu na mudança toda foi terem atrapalhado a vista bonita.

    Ah, essa de colocarem coisas desconfortáveis, ainda segundo meu professor, é um modo de apressar as refeições, pra ser fast food de verdade.

    Beijo e desculpa a viajada.

    ResponderExcluir
  3. Tendo sido o primeiro do país, acho que poderiam ter revitalizado. Mas nunca, nunca, nunca (nunca meeixmo!) ter alterado a fachada, o interior, etc.

    Era histórico, poxa.

    O dono da franquia devia ter sabido explorar isso... E não acabar com isso!

    É foda..

    ResponderExcluir
  4. Ai Rê. Meu aniversário de 10 anos foi no McDonalds da Henrique Shaumann! Foi um bafo de festa, quase minha turma toda foi, comemos horrores e brincamos de pega-pega dentro daquele brinquedão GIGANTE. Era o maior dos brinquedos de McDonalds de São Paulo, não sei ainda se é.. Fiquei aqui pensando como a vida é engraçada. Quem sabe um dia eu não lanchei em uma mesa estofada enquando você poderia estar lanchando ali do lado?
    =]
    E agora me deu muita, mas MUITA vontade comer no Mc. Deve ter uns bons 3 meses que não como!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ao contrário da maioria das pessoas que odeiam o McDonalds, eu não tenho nada contra o McDonalds. Só não gosto de comer lá. Não gosto do sabor da comida de lá também. E por fim, não vou com a cara do Ronald McDonald (não tolero palhaços, em geral). Mas tirando isso e aquilo, acho até uma boa lanchonete.

    O McDonalds começou como muitas outras lanchonetes: um pequeno fast-food em uma ruazinha. Não interessa se foi nos EUA, na França ou na Rússia. Tenho certeza de que o dono não chegou onde está por sorte, nem de maneira criminosa. O cara deve ter ralado feito um louco, e a vida dele não deve ter sido nada fácil. Mas ele teve sucesso, e isso gera muita inveja.

    O sujeito tem rios de dinheiro. Nada na grana. Tem filiais em todo canto. E eu acho isso bacana. Acho bacana porque, se na semana que vem a pessoa viajar pra China, ela vai estar ferrada. Porque não é toda pessoa que sabe falar chinês. Mas quando a fome apertar, ela só precisa entrar num McDonalds e pedir um BigMac ou McChicken ou um Mc-alguma coisa e vai saber exatamente o que vai comer. Vai saber o que vem naquele sanduíche, porque ele é o mesmo no mundo inteiro. Assim como a Coca-cola. Lógico que devem existir algumas diferenças sutis no sabor, mas acaba sendo mais ou menos a mesma coisa.

    Eu não vou ser contra uma empresa privada apenas porque o dono tem o rabo cheio de grana, devido a seu esforço (que não deve ter sido pequeno) e porque os lanches vendidos não me agradam em absoluto. A comida de lá é ruim? Sim, é verdade, mas isso é só a minha opinião. Por isso não vou mais.

    Em tempo: apesar de ter vivido um dos piores momentos da minha vida perto do seu McDonalds favorito (já fui assaltado há poucos metros dele) achei muita sacanagem saber que descaracterizaram a parada desse jeito. Maldita mudernidade!

    Bjão aê :D

    ResponderExcluir
  6. desculpa, mas acho que foram as minhas memórias que mataram o Mc Donalds da Henrique Schaumann, junto com um monte de outros lugares :(

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Mc. Eu tinha um Mc de infância, que já foi substituido milhões de vezes por várias coisas e agora é um banco!
    Acho que nunca vou conseguir passar mal de comer no Mc. haha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre gostei de Mc Donalds. É imperrialismo americanoe o escambal, eu sei. Mas gosto.
    Você tem 31 anos? Nem parece. Achava que tinha minha idade. Você tem a cabeça jovem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. O Mc não é uma lanchonete de hamburguer. É... Mc! Na maioria dos dias, tenho desejo de hamburguer. Sangrentinho, de preferência. Mas há dias que eu quero comer Mc. Diferente.
    ...
    Eu gostava muito do Mc da Henrique Shaumman. Acompanhei toda a reforma - meu namorado mora pertinho. Comentamos sobre a descaracterização dele em um dia em que, no meio da reforma, resolvemos ir lá. Apelidei meu Cheddar de "super supreme" porque ele veio com o catupiry do sanduíche de frango novo. Já meu namorado foi agraciado com picles no McChicken. E o que nos incomodou não foi a confusão, foi a descaracterização.

    Desapego: não trabalhamos.

    ResponderExcluir
  10. É, tudo muda... Nem sempre pra melhor.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ei, eu tenho uma história com esse McDonalds! Fui lá depois do show do Radiohead, e mal consegui comer meu McNífico, porque era incapaz de calar a boca, lembrando de cada momento do show. Agora não me lembro direito da cara dele, mas me compadeço pelas suas memórias perdidas.
    Eu fiquei bem chateada quando tiraram os brinquedos do McDonalds que fica no shopping daqui. Minha vida era ir comer no Mc e depois ficar nos escorregadores até vomitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nunca fui muito de Mc Donald´s. Ia de vez em quando e sempre comia Mc Lanche Feliz de cheeseburguer sem picles e sem cebola! Mas depois da gastrite parei total. Faz muito tempo que não como por lá, a não ser, claro, as tortinhas de banana e maçã que tanto amo! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Rê, eu sou da época que o Mc Donalds tinha um calendário Mc Donalds e cada semana ou dia (não lembro) dava direito a um brinde. Era o cúmulo da chiqueza ir ao Mc Donalds.
    Aqui no Rio demourou a ter.
    Só tinha Bobs que era o máximo mas não era digamos assim...importado.
    Mc Donalds é "o" lugar.
    Sei fazer a coreografia do Ronald escovando os dentes e se remexendo.
    Sou da época do: Pois não senhor, em que posso ajudá-lo?
    Hoje não passa de: Quiééééé!!!!

    ResponderExcluir