sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sobre gatos

Daí que ontem de madrugada eu perdi o sono, peguei o celular e comecei a ler os últimos tweets da minha timeline. E me deparei com as meninas falando sobre animais. Tary, apaixonada por corujas e Ruvis por girafas. E faz um tempo já que eu sabia das preferências delas, mas foi lendo as exclamações do tipo "ah, são tão fofinhas" que eu resolvi escrever esse post.

Eu acho muito legal saber dos animais preferidos das pessoas. Quando não são cachorros, na verdade. Eu sempre acho que quem diz que cachorro é animal preferido tem falta de imaginação. Primeiro porque é o óbvio. Todo mundo tem, todo mundo gosta, é o animal doméstico mais dócil e serve tanto pra ficar lá de guarda quanto pra botar na mesa do jantar com roupinha e laço na cabeça como se fosse da família. Gostar de cachorro é clichê. Homem gosta de cachorro. Mas homem gosta de qualquer animal que bote a língua pra fora e balance o rabinho pra eles. Ainda mais se o animal fizer isso depois de uma bronca ou um chute na bunda. É fácil agradar um homem.

Já que é pra gostar de um animal, goste por algum motivo além. Não estou falando de gostar no sentido de ter em casa. De alimentar, de criar. Estou falando GOSTAR, no geral. A Ruvis nunca vai ter uma girafa em casa (espero), mas eu imagino que ela fique encantada com elas quando vai ao zoológico. E eu entendo, são animais enormes, meio desproporcionais anatomicamente, mas com uma elegância e sutileza ímpar. Eu também acho as girafas sensacionais. Ou elefantes, que com todo aquele tamanho e tanta capacidade de serem fortes e brutos, são delicados a ponto de prestar atenção onde pisam. Um dia eu ainda vou abraçar um elefante, de tanto que acho lindo.

Mas a minha preferência são os felinos. Eu fico arrepiada de ouvir aquele rugido de leões ou tigres. Acho sensacional o pelo tão colorido e fico impressionada em como a pantera consegue ter pelos todos da mesma cor e mesmo assim brilharem muito mais que qualquer cabelo bem tratado. Mas é a onça que me encanta. Gordinha, com patas enormes (e LINDAS!) e cabeça delicada, eu queria uma onça de estimação lá em casa, no meio da sala. Forte, ameaçadora. Um grande gatinho. E é aí que entra a minha preferência no quesito animais domésticos. Gatos são pequenas onças.

Gatos são inteligentes e no olhar deles é possível decifrar o que pensam. É preciso conquistar um gato, e mesmo assim ele nunca vai correr babando na sua direção. Gatos não latem aquele som estridente que entra quadrado nos ouvidos de qualquer pessoa que sofre de enxaqueca assim como eu. Gatos já nascem sabendo onde fazer suas necessidades e você nunca vai ver um gato rolando por entre suas fezes ou, pior, comendo-as - coisa muito normal no mundo dos cães. Gatos tomam banho sozinhos. Gatos não fazem barulho nem comem sapatos. Gatos têm senso de responsabilidade e acreditam precisar ajudar seu dono a cuidar do sustento do lar. Gatos trazem presentes pra você. Você não cria um gato. É ele que cria você.

- Gatos têm a capacidade de sentar no livro exatamente na palavra que você estava lendo.
- Gatos têm a sutileza de passar na frente da sua tela de computador sem que você tenha vontade de matá-los.
- Gatos têm o encanto de se enfiarem em lugares inusitados a ponto de você, quando encontrá-los, achar a coisa mais linda do mundo.
- Gatos são associados à mitologia e superstições e no Egito (onde é associado à uma deusa) já houve punição pra quem fosse encontrado traficando um gato.
- É de um gato o nome do bicho de estimação mais original que eu já fiquei sabendo existir até hoje. O Elvis, da Silvia! (tem o Gato da Pri, mas isso não entra em questão - o que importa é que todo mundo que é legal tem um gato)

Eu sempre fui a menina dos gatos. A minha avó sempre teve vários, e eu apesar da rinite alérgica sempre vivia entre eles. Com vários entre os braços. Com arranhões nas mãos. Com a cara inchada, olhos vermelhos e espirrando como se não houvesse amanhã. Eu com os gatos sempre me senti feliz. Eu sou sempre a pessoa que quando alguém diz "cuidado, esse gato é arisco" ou "esse gato não gosta de gente estranha", passa alguns minutos e estou eu com o gato no colo. Agora nem tanto, porque eu cresci e sei que antes uma mulher de 30 fina, elegante e com a roupa sem pelos do que a felicidade de um gato entre os braços e olhos e nariz coçando loucamente.

Sobre as pessoas que não gostam de gatos, eu tenho vontade de colocá-los no micro ondas e clicar em ligar. Tenho vontade de atirar chumbinho e mapear o corpo dessas pessoas como aquele joguinho de ligar os pontos - que depois eu ia querer ligar com estilete. Tenho vontade de prender latas nos pelos da bunda e correr jogando pedras atrás. Tenho vontade de amarrá-los a carros e sair puxando até que fiquem como um espeto cru de kafta.

Eu já fiz uma apresentação sobre gatos para uma turma de pós graduação. E convenci um público de cerca de cinquenta homens que um gato é o melhor bicho de estimação. Eu já voltei pra casa chorando porque vi um gatinho machucado na rua e não podia trazê-lo comigo. Eu já voltei pra casa chorando porque um vendedor de gatos colocou um deles no meu colo e eu não pude trazê-lo comigo. Já voltei pra casa chorando depois de levar o meu gato pra tomar banho e ele miar enlouquecidamente pra mim como se estivesse sendo torturado. Voltei pra casa chorando quando ele de fato foi torturado por uma máquina de raspar pelos na barriga, e ele me olhou como se eu o segurasse enquanto alguém o estuprava. E voltei pra casa chorando quando eu soube que a eutanásia levaria de mim o gato mais lindo que eu conheci nessa vida.

Eu tenho milhares de avatares com fotos de gato e não consigo ver fotos deles no WeHeartIt e clicar em 'heart' logo depois de ressoar 'own' internamente. E hoje eu vim aqui dizer pra vocês, que no mundo de girafas e corujas, o meu animal preferido é o gato.

Segue abaixo a minha demonstração de afeto por esse animal tão de Deus e tão especial (obs: cachorros precisam ser induzidos a poses e situações que chamem a atenção. Gatos são encantadores por si só):


ówn


óówn


ówn ³


ôôówn


óóóóówn


ówwm


óóóóóóówwnnn meu deus!


ówn (segura que ele vai pular)


óówn onde vende essa touca?


ówn, o dia que eles aprenderem a gente tá ferrado


ówn - pior é que eles são safados assim mesmo












R.I.P. Bóris <3 :~

11 comentários:

  1. Não sou fã de gatos, nossa amizade acaba aqui? Hahaha.
    Eu os acho fofinhos sim, e sempre tenho vontade de pegar, mas não teria um em casa não. Acho que são meio metidinhos, são "pessoas-não-amor". E me fazem espirrar. Sou muito mais os cachorrinhos, hahaha.
    E meu animal favorito também é um felino: Leão. Acho que eles são incríveis!

    ResponderExcluir
  2. Rê, é super difícil para mim escrver sobre gatos porque se tem algo nas pessoas que eu invejo é o fato delas terem um gato e eeu não.
    Desculpa, eu tô escrevendo meio troncho mas é qporque tomei umas cervejas e no mais tá tranquilo.
    Mas enfim, voltando aos gatos. Amo, amo muito...Eu tive um cachorro, que foi meu filho e filho da mimnha mãe. veio para minha casa com 2 meses e morreu com 13 ANOS. O nome dele era Teco e vou ten contar que nunca acreditei que um cachorro pudedsse fiucar igual a uma gato e te digo: ele foi a mãe dos gatos. Isso mesmo. MÂE. Eu levava gatos para casa e ele criava igual uma ma~e. Ele se deixou levar tanto por esses animais encantadores (porque os gatos são encantadores) que até dava de mamá minha filha..mesmo sem peito...virava e tudo - sim, ele tinha problemas..dava peito para os filhotes gatos, surreal...

    Anomalias à parte..meu cachorro se apegou tanto, mais tanto, que dormia de manhã, ficava acordado a noite..lambia os gatos dando banho, comia whiskas...ou seja..virou um gato-cão.

    Loukkkuura, eu sei..mas foi assim, fazer o qu~eê? Se fosse com alguém quemecontase eu não acreditaria.

    Ou seja..amar os felinos, se encantar..não é ponto fraco nosso.
    Basta conviver.
    Eu digo> Passe 1 m~es; 1 Mês com um gatinho em casa e veja se algo em vc nãpo vai mudar.
    Duvido!!111
    Elees tomam nossa atenção, nosso tempo. A gente passa um dia inteiro observando e admirando.

    Amiga, só quem tem sabe.
    ÓOOOOwwwwwmnnnnnnn

    Mininto di mamãe..titico di mimino..nenem.

    ResponderExcluir
  3. Moça, já cheguei a ter quinze gatos de uma vez só dentro de casa, e nunca tive cachorro, até o ano passado.
    Conviver com o meu golden-retrivier fez-me constatar que prefiro os cães. Mas admito ter olhos e personalidade de gata. Gatos bagunçam demais a casa, são indóceis e independentes. Mas gosto de um cachorrinho reclamando atenção por aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Posso falar? Eu detesto gatos! kkk. Eles até são fofos, sabe?! Mas são muito folgados. kkk. Mas confesso que como moro em aparatamente, preferia mil vezes ter gato a cachorros, rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sou fã dos cavalos e se um dia eu puder ter QUALQUER animal de estimação, será um furão. :D

    ResponderExcluir
  6. Ai Rê, acho que você via me enfiar no seu microondas, porque além de não ser fã de gatos, eu amo cachorros incondicionalmente.
    Não é que eu não goste dos bichanos, tipo minha mãe e minha avó que têm horror e dizem o tempo todo que gato é traiçoeiro. Eu curto as gatinhas dos meus tios, e eu vejo essas fotos e acho fofos, mas eu não tenho loucura com gato, você nunca vai me ver chegar numa casa e logo me estirar no chão e começar a falar que nem retardada (pensa eu fazendo isso com a minha voz) com os cachorros enquanto os aperto até quase os olhos saltarem pra fora. Eu tenho uma ligação com cachorros, sabe? Eles são meio bobos mesmo, mas são uma bola gorda de amor e hoje eu não consigo imaginar minha vida sem um deles do meu lado.
    E você sabe que, amando animais "impossíveis", tipo girafas e corujas, meus preferidos são os pôneis. Tanto os de desenho como os de verdade, mas não gosto tanto daqueles tristinhos que ficam nos parques pintados de zebra. Na verdade eu tenho muita dó e fico mal quando vejo. Mas amo amo amo amo pôneis. Se eu fosse rica, eu teria um! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu não gostava muito de gatos até terem a brilhante ideia de que seria bom pra minha vó "cuidar" de um bichinho de estimação (na verdade quem cuida mesmo sou eu e minha mãe porque minha vó tem 92 anos e não cuida nem dela mesmo, tadinha, mas meu tio insistiu dizendo que era bom pra ocupar o tempo dela e aqui estamos). Hoje nós temos três, na verdade dois porque o "filho do meio" morreu meses atrás, mas como ainda não nos recuperamos da perda, ainda usamos o número ímpar. Eles ainda não são meus animais domésticos favoritos (prefiro os coelhos ^^), mas confesso que agora, convivendo com eles diariamente, é muito difícil não se encantar com todas as gracinhas que eles fazem. Até com os pelos eu já me acostumei :)

    PS: Minha mãe é louca por um gato igual ao falecido Bóris. E eu os acho lindos porque me lembram o Bichento, gato da Hermione ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu sou previsível, mesmo: cachorros. Mas assim, não qualquer cachorro (tá, qualquer cachorro, mas especialmente): pugs. E buldogues. OHNNNNN.

    E também corujas.
    E também pinguins.
    E também coalas.
    E hipopótamos.

    Tá, eu sou bem previsível.

    ResponderExcluir
  9. ÓOWWNNN *o*
    Gatinhos são tão fofuxos e nhonhonho <3 só não teria um em casa porque só sirvo para criar aqueles bichinhos que ficam em gaiolas, ter um gato em casa implicaria ódio em poucos dias, mas já tive um que morava na casa da minha avó e foi uma das épocas mais fofas da minha infância, com certeza.
    Quanto ao meu animal preferido, gosto de felinos em gerais eles são lindos, elegantes, fofos, enfim... maravilhosos. Mas eu sou eternamente apaixonada por vacas também por causa das minhas boas lembranças nas fazendas que frequentava antigamente, vacas são extremamente maravilhosas e eu adoraria ter uma em casa se pudesse, com certeza. No fim, sou dessas apaixonadérrima por animais, mas que pensaria muuuitas vezes antes de colocar um em casa, só por medo de acabar mau tratando eles de alguma forma, é.
    Enfim... amei seu post <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ok, eu tô maluca. Jurava pelos meus futuros filhinhos que tinha comentado esse post. Vai ver comentei mesmo e não foi o bendito comentário. Ou vai ver a falta de água vem alterando minha memória (fiquei dois dias sem beber água essa semana, acredita?). Tá, parei. Eu gosto de gatinhos, mas te confesso que vou ter um cachorro quando morar sozinha. Me acho um pouco parecida com os gatos - essa coisa de ser independente e dona de si - e desconfio que nossa relação não ia ser das melhores. Hahaha! Amei ser citada pela minha devoção ao corujismo. Sou alucinada por corujas e falei pra Analu agora pouco que preciso fazer um post sobre isso, mostrando minha coleção. Beijo, adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. Então sinto em dizer que:
    a) sou a pessoa sem criatividade porque meu animal preferido é cachorro, de todos os tipos e tamanhos! Acho engraçadinhos até aqueles feiosos de rua!

    b) não gosto de gatos! Acho que é um animal que não se apega muito, que se dá na telha ele foge e pronto. Até conheço uns gatos de amigas que são "meio cachorros" carinhosos, brincam de bolinha e são fiéis. Mas acho que a maioria é muito independente e eu preciso de bicho dependente de mim sabe! Rs!

    Beijos

    ResponderExcluir