quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ode às sapatilhas vermelhas

Vermelho é a minha cor preferida. Menos para batons. E calças também, visto que antes de nascer eu devo ter pedido pra vir com a bunda avantajada. Apesar disso, já tive uma calça vermelha. Antes, MUITO antes da moda Restart. Aliás, faz tanto tempo que parece que foi em outra vida. Enfim. Eu queria falar de calçados.

Eu era pequena, bem pequena mesmo, quando dei por mim que gostava de sapatos. Muito provavelmente porque eu passei alguns longos anos da minha vida usando botas ortopédicas. E era feio. Bem feio. Mas eu, do alto dos meus 4 anos, não pensava nisso. Eu pensava mesmo era na hora da refeição (queria fugir pra China nessas horas, se pudesse - eu era uma criança avessa à comida). Mas, claro, não é nada fácil viver e mais difícil ainda CONVIVER. Do alto de meus 4 anos de vida, eu na escola, já sabia ler e escrever. E já passava por situações cujas quais me deixavam pensando POR QUE, meu Deus, exatamente, eu vim parar aqui. Tipo quando meus colegas de escola diziam que meus sapatos eram feios. Sim, eu sofri bullying. Por usar botas ortopédicas. E foi TÃO ruim sofrer isso aos 4 anos de idade, que até escrevendo essas linhas aqui, vinte e tralalá de anos depois, eu ainda sinto um pouco da angústia que sentia quando alguém comentava dos meus sapatos. Eu, neném, recém nascida nesse mundo cão, ainda não sabia me defender. Mas com certeza se a vida fosse essa coisa de Benjamin Button e se aos 4 anos de vida eu já fosse tão experiente quanto hoje nessa coisa de lidar com seres humanos, com certeza eu teria tirado aquelas botas ortopédicas pesadíssimas pra dar com aquele solado de madeira bem na cara de quem comentava com maldade a respeito delas.

A meu favor tenho a dizer que aquele bullying (vai tirar sarro de QUALQUER pessoa que use ao menos um aparelho dentário hoje! Capaz de ser processado por danos morais, independente da idade do agressor!) me ajudou no início de meu aprendizado a respeito de como lidar com essa raça que se diz inteligente. E mais: hoje eu tenho os pés mais lindos que alguém poderia ter. E é a opinião geral da nação que tem o prazer de desfrutar da minha beleza.

Passei longos anos (acho que uns três) usando daquele negócio feio que eu não tinha reparado antes, mas que os mini-energúmenos que estudavam comigo naquela época fizeram o favor de fazer com que eu reparasse nisso. E me importasse. Muito. E então nessa época eu já reparava nos pés das pessoas. Nas pessoas da minha idade, principalmente. Nas meninas, quase sempre. Que usavam aqueles lindos sapatinhos envernizados (porque ninguém usava tênis naquela época - ainda não havia produtos importados no Brasil, gente) que hoje só se usa em casamentos ou ocasiões especiais. Mas os sapatos naquela época já eram lindos. Pra mim, principalmente. Que tinha um par de botas ortopédicas preto e um branco. Eu olhava nos pés das coleguinhas e babava nos sapatos. E então meu mundo caiu quando a febre geral da nação foi a Melissinha.

Aos 6 anos, eu me lembro como se fosse ontem, eu fui ao ortopedista que olhou meus pés e disse que nunca mais eu precisaria usar daquelas botas. E essa talvez tenha sido a primeira das alegrias da minha vida. Agora eu poderia abusar de todos os sapatos e sandálias que pudesse do mundo todo. E pedi uma Melissinha. Mas esse mundo não é justo, já diria Amy Winehouse aos 10 anos, e eu descobri que tinha alergia de sapatos de plástico. E a Melissa foi-se embora quase que pra sempre da minha vida. Quase. Porque esses dias eu comprei a primeira Melissa Aranha da minha vida.

Mas aos 6 anos de idade, eu precisava calçar algo nos pés. Tênis era uma coisa que não existia (Fernando Collor só liberou o comércio internacional em 1991), eu não podia usar sandálias de plástico e meus pais não eram lá muito bem de vida a ponto de eu poder ter muitos sapatos. Então eu pedi pra minha mãe uma sandália de tirinhas. Vermelha. Porque eu tinha visto em alguém. Não satisfeita, pedi uma bolsa. Com listrinhas vermelhas. Porque eu também tinha visto em alguém. E lá naquela época começou a minha paixão por vermelho.

De lá pra cá eu quis muita coisa vermelha. Muita mesmo. Mas na época de usar a minha sandália de listrinhas, era obrigatório usar uniforme na escola. Mesmo nas escolas públicas, o que era o meu caso. E o tênis fazia parte do uniforme. E aí mesmo antes do comércio internacional e mesmo antes desses tênis de marca que bombavam (e que perigava a galera voltar só de meias pra casa), a gente usava uma coisa tipo isso. Ou isso. E aí voltei eu para a obrigação de usar calçados ridículos (mas se lembrar das saias azul marinho pregueadas com short vermelho - ao menos era vermelho! - bufante por baixo aí sim me jogo da ponte).

Daí um belo dia eu acordei em 1998. Na faculdade. Fazendo estágio. E precisando usar algo mais plausível nos pés. E então comprei scarpins. Que, dentre todos os modelos de sapatos, eu prefiro. Acho elegante, gosto dessa coisa com salto fino e bico. Eu não nasci para usar sapatos plataforma. E então, minha gente, Marta Suplicy ainda não tinha sido eleita pra trocar toda a calçada da Avenida Paulista. E eu camelei, muito-muito-muito mesmo, em trajetos entre a faculdade e os estágios que tive, por entre aquelas pedrinhas do hell que sempre foram o calçamento da avenida mais importante da cidade. E mano, não era fácil. Pegar ônibus, andar-andar-andar, subir e descer escada. Do alto de toda a minha elegância em scarpins, lá pelas 2 horas da tarde eu já tava querendo que o mundo acabasse em bomba atômica. Não era fácil não. E gente, quer me tirar do sério é eu estar com o pé doendo. Pé doer por causa de sapato está no topo da minha lista de coisas que me deixam de mau humor. Sério. Vontade que o mundo acabasse só pra eu poder parar pra tirar aquela porra de sapato que machuca do meu pé!

E então alguém (que deve ter sido mulher) inventou (ou re-inventou, não sei) a moda das sapatilhas. E aí mudou a minha vida. E então de repente eu usava aquilo que era bonito e confortável. Que combinava tanto com o jeans que eu usava na faculdade, quanto com a roupa social que usava no estágio. Combinava tanto de dia quanto de tarde. E à noite, no começo eu até ia de salto. Elegante, claro. Mas com dois poréns: 1 - NÃO DÁ pra dançar de salto nessa vida. Juro que acho insano quem faz isso. Depois de 15 minutos eu já tenho vontade de todo aquele lance da bomba atômica e tals. E 2 - Eu sou uma mulher alta. 1,72m, pra ser mais precisa. E devo dizer que há poucos homens compatíveis comigo nesse quesito. O mundo é dos baixinhos. E daí entro eu, na balada, do alto de meus 1,72m, olhando somente para homens que eu enxergue acima da linha do meu nariz. E aí vem a decepção: vai ter só uns 2. Muito provavelmente, acompanhados de alguma baixinha de 1,50m.

Sapatilhas são a opção pra proteger os pés (na aula de dança, principalmente). São a opção pra quem não teve tempo de fazer as unhas. E pra quem tem pé feio, porque até quem tem pé de pato fica menos horroroso se usar sapatilha. E a gente que vê de fora também não precisa morrer de horror como morre quando vê uma mulher usando sandálias menores que os pés e com os dedos caindo pra fora. E calos. E formatos de unha horrorosos, mais curvados que de gavião. Eu, apesar de ter pés lindos, odeio gente olhando pra eles. E adotei as sapatilhas para ir à balada TAMBÉM. E pra ir na aula de dança. E em eventos sociais. E em passeios no shopping. E ao cinema. Teatro. Museu. E pra tomar sorvete. E pra buscar a pizza na portaria. E pra ir ao parque. Almoço em família.

Sapatilhas foram uma das melhores invenções da face da terra. Mas as vermelhas, mais. Porque vermelho é a minha cor preferida. Porque eu não consigo olhar uma sapatilha vermelha na vitrine e não me apaixonar no mesmo instante. Porque sapatos vermelhos são diferentes sem deixar de ser clássico. Feminino. Porque você pode estar a maior pobrezinha e descabelada no resto do corpo, que se botar uma sapatilha vermelha vai ficar chique. Vai chamar a atenção. E chama a atenção para os pés, sem mostrá-los totalmente. Sapatilhas vermelhas são o moderno. O meigo. O delicado. E eu vivi uns 3 longos anos da minha vida sofrendo por usar botas ortopédicas, mas se tudo isso foi pra chegar aqui hoje e ter pés perfeitos que fiquem mais lindos ainda usando sapatilhas vermelhas (e eu tenho uma coleção delas)... é porque tudo valeu a pena.



21 comentários:

  1. Sapatilhas são FOFAS! Eu também adoro, mas acho que elas são extremamente lazarentas quando são novas. Me dão calos. Eu demoro uns 3 meses para amaciá-las.
    E eu sou do time que prefere a dor no pé do que ir sem salto pra balada. Mas que fique claro que eu SÓ sou desse time porque tenho 1,57. E ainda não tenho um de 1,70 do meu lado. OU SEJA. Se eu chegar na balada com 1,57 e sapatilha, ninguém me enxerga. Muito menos os que tem mais de 1,70, que são meu sonho de consumo. Hahaha.
    E vermelho é um espetáculo!
    Meu sapato que o diga. Se bem que a Clara usou ele mais que eu. E arranhou ele com tijolos..

    ResponderExcluir
  2. Awn, adorei o seu post. Sério. Muito fofinho. Nunca usei sapatos ortopédicos, amém. Acho que ia surtar em ter que passar por isso. Sobre o bullying: também passei por isso, mas soube lidar, cresci e sou uma garota bem resolvida em relação à isso.

    Mas sapatilhas, sem dúvidas, foram um invento que mudaram a humanidade. Acho que não seria nada sem elas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro vermelho, sabe? Acho que tô fazendo Direito só pra na minha formatura poder colocar aquele longo vermelho vivo e me sentir bonita ao menos uma vez mimimi. E acho que eu nasci na época errada, porque eu sinto falta de nunca ter usado essa sapatinhos envernizados. Parece coisa de boneca, gente, é muito lindo *-*
    Não sei ao certo quantas sapatilhas eu tenho, mas com certeza são menos do que eu gostaria. E sou mesmo como você: da festa ao churrasco, da aula ao passeio, tô com uma nos pés. Tem coisa melhor?

    ps.: fiquei curiosa pra ver os seus pés, hahahaha. Sério, eu meio que levo muito à sério os pés das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. eu tbm adoro sapatilhas, se bem q adoro qq tipo de sapato, pq eu AMO sapato, enfim... é tipo doença...

    mas sabe, gostei muito da idéia de ter 4 anos no estido do B.Button, nossa, eu iria destruir algumas pessoinhas que me irritavam na época

    =)

    ResponderExcluir
  5. Ô Rê, te entendo nisso de sapatos de plástico. Também tenho um sério problema com eles!!
    Não dá MESMO pra dançar de salto. Eu vivo querendo que as meninas me acompanhem e usem sapatilha na balada, mas como ninguém o faz, eu acabo desistindo e torturando meus pés com um salto alto ._. E tem isso de altura também, eu já sou alta, me sinto meio mal e deslocada quando coloco um salto, porque minhas amigas DE SALTO ficam do meu tamanho DESCALÇA. Ê...
    Sempre que posso, uso sapatilhas também. Devo ter umas 5 ou 6, e apesar de também preferir as vermelhas, tenho uma boa e velha pretinha, que combina com tudo, e é minha preferida! HAHAH

    Então, em resumo, amei sua ode. MUITO VÁLIDA! o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sapatilhas não foram inventadas por ninguém humano, e sim, desceram dos céus em uma nuvem rosa ao som de anjos tocando arpas. Certeza!

    Também tenho paixão por vermelho, mas nunca sei explicar de que forma, em algumas coisas gosto, outras não, mas dependem muito do contexto. Enfim, não sei explicar, mas sei que é uma das minhas cores preferidas também.

    p.s: Que momento mais triste esse da sua infância (sem conotação de piedade na frase), você foi mesmo muito forte. Bullying é algo que nos afeta de certa forma pra sempre, pois mesmo lembrar depois, como você disse, é ruim. Fico feliz que tenha se tornado uma pessoa de pés lindos e superado tudo. (:

    ResponderExcluir
  7. Adoro sapatilhas. Sempre fui adepta do All-Star (e ainda mais do fato de que "all-star bom, é all-star sujo"), porque na verdade eu sou um menino. Fui começar a ficar mais meiguinha e vaidosa agora dos meus 15 pra 18 anos e ainda assim sou um moleque quase. Mas se quero ficar mais menininha sapatilhas não podem faltar, ainda mais no verão quando tem dias que é impossível colocar meia e tênis pra sair.

    Acho que de todas as Odes - todas muito bem merecidas - essa é uma das minhas preferidas!

    Haha beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu AMO vermelho. É minha cor preferida de longe. Mas assim, eu gosto desses tênis que você diz serem horríveis e que você tinha que usar na época escolar. Eu adoro esse tipo de tênis, na verdade.
    Tenho vários problemas nos meus pés, mas não precisei usar botas ortopédicas, só uns sapatos feios mas não tão feios quanto as tais botas (com o perdão da palavra, claro).
    O fato é que eu não posso usar salto, odeio sandalhas e acho sapatilhas lindas e maravilhosas (principalmente as vermelhas), mas elas têm o incrível poder de machucar os meus pés! Nunca encontrei uma que não me machuque e isso me irrita DEMAIS, porque eu acho lindo e maravilhoso e NÃO CONSIGO USAR SEM SOFRER e poxa... Que mundo injusto!
    Então limito-me a usar tênis. All Star especificamente. Vermelho. E é assim que fico feliz!
    (tudo bem que meu sapato oxford é vermelho, assim como meu sapato de festa, minha havaiana e todos os meus sapatos preferidos, porque né... vermelho nos pés é INCOMPARÁVEL)
    Enfim, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ah, Rê, que linda você, e que dó. Eu que quero te adotar agora, pode?
    Me lembrou um pouco minha mãe, que na época das Melissas só tinha uma, preta, porque meus avós também não tinham dinheiro pra comprar sapatos mil. Daí minha mãe tinha ojeriza dessa Melissa preta, porque todo mundo tinha colorida e ela tinha a preta que combinava com tudo e tinha que ser usada pra tudo. Quando eu era pequena, tive Melissas de todas as cores, do verde limão ao laranja berrante, e mamãe então se sentiu vingada.
    Eu tenho toda uma paixão por sapatos vermelhos, não só sapatilhas (mas principalmente elas) mas de todo tipo. Aliás, eu que era sapatilha freak tenho mudado um pouco de lado, ando curtindo muito oxfords e botas, que pra mim são a única opção de sapato de balada. Porque bota é alegria, conforto e ~atitude~ e, novamente, conforto. Imagina uma bota vermelha!!!
    beijo.

    ResponderExcluir
  10. Também AMO sapatilhas vermelhas! Adorei: um ode aos sapatos :D

    ResponderExcluir
  11. Eu amo batons e sapatos vermelhos! Esmaltes também... Acho que bem usado, o vermelho dá elegância e ao mesmo tempo atitude pra mulher.
    Eu lembro da febre das melissinhas! Meu deus, como eu incomodei a minha mãe pra comprar uma de plataforma pra mim!
    Hoje em dia as melissas vêm com um forrinho, não é como antigamente que o plástico fazia ferida nos pés da gente.
    Eu comprei um scarpin que até hoje não consigo usar... Acho que não nasci pra andar com salto fino, só os grossinhos quadrados e olhe lá! Minhas patas foram feitas pra sapatilhas e tênis, infelizmente... E como tu disse, as sapatilhas são confortáveis e elegantes. Acho uó a pessoa ter que usar salto no trabalho, ainda mais mulher alta (eu tenho 1,70, 71, nem sei... fico enorme com sapato alto).
    :* adorei o blog! beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu tenho dois pares de sapatilhas vermelhas: uma para o cotidiano e a outra para o ballet mesmo. Na nossa companhia, parece haver competição de "melhores sapatilhas", mas as vermelhuxas são minhas prediletas. Inspira romance, também tentação. Eu adoro.
    P.S.: Em contrapartida, também gosto de vermelho no batom.
    Beijão, moça!

    ResponderExcluir
  13. Eu AMO sapatilhas s2 tenho poucas mas sempre namoro as que vejo nas ruas e vitrines, juro que a próxima que eu comprar vai ser vermelha, tiro uma foto pra te mostrar!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Juro que entrei aqui e tô comentando antes de ler o post porque morri de rir com vc, fujona! Huahauhauahuahau
    Sabe naquela brincadeira de vítma-detetive-assassino, que a pessoa se entrega?...Menina...
    todas ri.

    ResponderExcluir
  15. Meu problema com as Melissas é que meu pé sua e começa a deslizar fazendo aquela melequinha preta, sabe. Não é legal.
    Conguinha e tênis Rainha já fizeram parte do meu uniforme escolar. lembro também que tinha um Kichute mas ele não era um adereço obrigatório...era somente barato e as crianças adoravam (oi?) segundo a minha mãe na época (tá. vamos acreditar que ele não era a opção mais barata).

    Escarpin..putz..só uso se for obrigada.
    Cara..eu tenho um problema se minha unha doer o canto..mas um problema..que aquilo vai me dando um nervoso a ponto de eu tirar o sapato no meio da rua e cutucar o canto com um lápis ou qualquer outro instrumento. Odeio meus dedos competindo para ver quem fica na frente do calçado. É bem o papo da bomba atômica...
    Mas enfim. Acho elegante, sem dúvidas.
    Sapatilhas, amo.
    Vermelhas, rosas, amarelas, estampadas...qq uma!
    No início elas fazem uma bolhinha béisic..mas nada que um durex ou esparadrapo não suportem. Band-aid não. Band-aid NÃO serve para bolhas nos pés. Não sei porque as pessoas ainda insistem! Ele vai se soltar! Fato.
    Tenho em uso no mento 3 sapatilhas: uma rosa pink - que é a que eu mais uso, estando eu com qualquer cor de roupa e foda-se; uma de florzinha meio oriental - para fazer a linha arrumada; e uma de onça com um laçarote rosa que é um luxo só...
    Qd eu comprei a rosa fui ver se tinha vermelha mas não tinha. Uma pena.
    Ai, ai...
    Ainda bem que vc me entende!!!
    E palmas para a inventora da sapatilha.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o pé feio, admito (mas eu sou legal. Acho) e sempre prefiro os calçados fechados. Da sapatilha ao salto. Embora, é claro, eu viva de havaianas. Sério, coisa boa nessa vida é havaianas, principalmente aqui que o calor parece que vem diretamente do inferno sem nenhum bloqueio. Eu deveria ter usado bota ortopédica porque meu pés não tem cava, mas ninguém pareceu reparar nisso quando eu era crianças e hoje, meus maiores problemas por causa de tornozelo torcido e joelho fod*** são por causa deles. Salto é coisa que só uso uma vez na vida porque né? Não tenho paciência pra ficar ostentando pose, sou quase um menino, com Alessandra falou lá em cima, e prefiro os All Star ou sapatilhas. Mas quase nunca vermelho, porque embora eu ache a cor linda, poderosas e tudo de bom eu detesto chamar atenção e provavelmente era isso que aconteceria se eu colocasse qualquer coisa dessa cor nos meus pés. Desconfio de que quando eu aprender a ser mulherzinha eu vá me vingar da minha timidez e só usar vermelho, quem sabe até compre uma calça (vermelha). Infelizmente não fui dessas que entrou na fila da bunda grande =/

    Beijo, Rê ;*

    ResponderExcluir
  17. Eu também gosto de comprar roupa vermelha, a última roupa vermelha que comprei foi uma bermuda bonitona, com alguns desenhos brancos na lateral, só que muito mais vermelho do que branco. E digo mais, o vendedor garantiu que o tecido dela é impermeável, ou seja, é uma bermuda foda.

    Costumo prestar MUITA atenção em mulher de salto alto. Aiai viu, coisa boa de se admirar, é verdade. Olhando assim de fora, parece uma coisa simples, mas acho que a camicase que resolve sair de casa usando um trem desses precisa ter muita malemolência pra conseguir se equilibrar em cima de um salto que às vezes aparenta ter pra lá de 30cm de altura e desnível de mais de 45 graus. Coisa de ninja mesmo.

    Mas a bola da vez aqui é a tal sapatilha vermelha, só que pra dizer a verdade, eu nunca parei pra analisar e refletir a respeito dessa coisa tão imprescindível pra mulherada. Então só me resta ser um curioso de uma figa e fazer a seguinte pergunta: é impressão minha, ou tem uma galera postando sobre a mesma coisa?

    Bjo, lontrinha :D

    ResponderExcluir
  18. AMO scarpins. Amo. Amoamoamo.
    E sapatilhas eu aprendi a usar aqui no Rio, pq a gnt anda pra carelho aqui, e as pedrinhas portuguesas não ajudam em nada no santo salto.

    Mas a pergunta que não quer calar é: e esse permanente aí, hein?

    ResponderExcluir
  19. Аn impгеssiνe ѕhare! I've just forwarded this onto a friend who has been doing a little homework on this. And he actually bought me lunch due to the fact that I discovered it for him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this issue here on your web page.

    My site: http://facebook.com.bd/

    ResponderExcluir
  20. Tοday, I wеnt to thе beаch with my
    kіԁs. Ι found a sea shеll and
    gаve іt tο my 4 уeaг old daughter anԁ saіd "You can hear the ocean if you put this to your ear." Shе plaсeԁ the shell to hеr ear аnd ѕcreamed.

    Therе wаs a hermіt crab inside anԁ it pinched her
    ear. Ѕhe neѵer ωants to
    go back! LoL I know this iѕ tоtally οff tοpic but ӏ had to tell somеone!



    mу blog openucf.sourceforge.net

    ResponderExcluir
  21. Every weekend i used to vіsit this sitе, for the reаson thаt
    i want enjoуment, ѕince thіѕ this wеb site сοnations really good funny materіal too.


    Ϲheck out my web page :: Author's external home page...

    ResponderExcluir