segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lorpa de Ipanema

Então estou eu lá em casa, sofrendo ainda com o término de Cordel Encantado, a novela mais fofa de todos os tempos, procurando me entreter com qualquer novela do tipo mas sabendo que nada vai chegar aos pés da anterior, primeiro porque eu sou saudosa e segundo porque nada mais vai se comparar a tamanha fofura. Depressão pós-novela, oi. E daí que o mundo inteiro se distrai com a novela das 9 e a novela das 11 (?), mas eu sou idosa e durmo cedo. Então procuro assistir a novela das 6 ou das 7. E, quando a novela das 7 não tem algum tema ridículo tipo robôs/etês/dinossauros/cérebro eletrônico/velho oeste, eu curto, sabe. Antes de Cordel Encantado a minha novela preferida foi Cobras & Lagartos, só por causa do MELHOR final de novela de todos os tempos. Ok, R.I.P. Nazaré Tedesco, a melhor vilã de novelas que me fez assistir e gostar muito de uma novela das 9. Certo.

Daí que a novela das 6 atual tem um drama bizarro demais pra ser uma novela das 6, me dá meio que agonia ver a "prima" Fernanda lá deitada em coma a novela toda (aposto que ela vai acordar lá no último capítulo linda e loira como se nada tivesse acontecido) então eu tenho me empenhado em assistir a novela das 7. Aquele Beijo, como diz Miguel Falabella em sua narrativa. E eu gosto dele, gosto da Giovanna Antonelli, o português não é o meu modelo de mocinho em novelas mas ok (reparem que na novela anterior eu SÓ conseguia reparar na boca de velha que Mateus Solano faz quando finge estar dormindo - e avacalhei o galã da Anna - e nessa novela estava eu lá falando do portuga quando vem minha avó "ah, mas o lábio inferior dele estica quando ele sorri, é muito pequeno, fica esganiçado. Reparem que eu tenho a quem puxar), e apesar de Maria Zilda estar fazendo papel de vilã E EU NÃO ME CONFORMO com isso porque ela já foi a minha atriz preferida só por causa de uma personagem fofa que fez em Top Model (eu sei, vocês ainda não eram nascidos), até que estou achando a novela levemente agradável. Mas daí, um belo dia, estava eu dando uma olhada no Facebook e li a Jana falando sobre a música de entrada da novela. E sim, eu tinha reparado que era Garota de Ipanema. Não, eu nunca tinha reparado naquela terceira estrofe, nem sabia que existia. Até cheguei a cogitar uma adaptação da música. Vai que, né? Música de abertura da novela, vai saber. E não. EU NÃO TINHA REPARADO QUE ERA A XUXA QUE CANTAVA.

Eu li aquilo ali na minha timeline que a Jana disse e a minha vida mudou. E agora eu não consigo mais assistir a abertura da novela. Primeiro porque eu acho a Xuxa um porre, segundo porque eu não sabia que existia essa terceira estrofe ridícula na música e terceiro porque meodeusdocéu que ficou ainda pior com essa voz de retardada alegre que a Xuxa tem. Sério. Gente, desculpa. Xuxetes, eu sei que "mescheu com a susxa, mecsheu com vocês", mas não dá. E perdão, amantes da bossa nova. De Tom Jobim, de Vinícius. DESCULPA, MUNDO, por eu achar ridícula essa música que é o nosso símbolo mundialmente. Que todo mundo precisa saber cantar pra mostrar que é brasileiro enquanto faz embaixadinhas e samba de um pé só. Segue abaixo a minha análise da "obra prima brasileira reconhecida mundialmente". Porque é só isso que eu consigo pensar enquanto eu ouço esse porre:


Garota De Ipanema
Tom Jobim

Olha que coisa mais linda (Tom fazia as vezes de Stevie Wonder e era meio cego)
Mais cheia de graça (vide foto abaixo)
É ela menina (pedófilo)
Que vem e que passa (e quando ela passou ele olhou a bunda, claro)
No doce balanço, a caminho do mar (torcendo pra ela dar aqueles mergulhos de filme)

Moça do corpo dourado (de que adianta se vai descascar tudo amanhã?)
Do sol de Ipanema (que dá câncer e envelhece pacas, imagine Helô Pinheiro em 2011)
O seu balançado é mais que um poema (esse balançado me lembra chimpanzé que anda balançando os braços)
É a coisa mais linda que eu já vi passar (aguarde a voz esganiçada de Xuxa mode on)

Ah, porque estou tão sozinha (tipo dor de barriga de depressão de ir à praia sozinha)
Ah, porque tudo é tão triste (nossa que desinteria)
Ah, a beleza que existe (Ilarilariê ô ô ô)
A beleza que não é só minha (se achando a última cocada mole do deserto)
Que também passa sozinha (é a turma da Xuxa que vai dando o seu alô)

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor [Bis] (e.fica.mais.lindo.por.causa.do.amor. Belo argumento, Tom Jobim. Parabéns.)

Repare que "coisa mais cheia de graça", e de glamour.
Com destaque para o "balançado" com postura de um orangotango.
É.a.coisa.mais.linda.que.ele.já.viu.passar.

8 comentários:

  1. Ahh, eu gosto da novela das 6! E até onde sei, Fernandinha vai acordar jajá, mas vão ter passado 5 anos na novela e Rodrigo vai estar casado com Manu, e os 2 vão estar apaixonados e felizes cuidando da Júlia. Reflita sobre o enrosco que isso vai dar.
    Agora, eu odeio a Xuxa. Mas acho essa música linda, apesar de também não conhecer a tal da terceira estrofe...
    E isso aqui: "e.fica.mais.lindo.por.causa.do.amor." é a minha cara! Não zoe assim, tão assim, porque eu li o seu comentário no blog da Anna dizendo que o que você mais gosta em mim é eu achar que tudo vai ficar bem e acreditar no amor! Sim, eu li aquele comentário gigante no blog dela, quando vi o tamanho, já ia vir berrar de ciúmes, mas aí tinha meu nome lá, e eu fiquei feliz..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Imagine a coisa mais feia que ee já viu passar.

    Ainda não assisti "Aquele Beijo", mas mesmo assim levei um susto quando você escreveu que XUXA! canta na abertura da novela. Como assim? Ela não deveria cantar nem pra crianças, quanto mais em novela. A Globo anda colocando as pessoas erradas debaixo de suas asinhas. Mas só senti deprê pós-término de novela com Passione.

    Garota de Ipanema é um porre. Mas fazer o que? É o que tinha na hora pra deixar nossa marca no mundo. Uma musiquinha sonolenta feita por um bêbado.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a Renata, desiludindo corações, porque eu achava essa música a coisa mais fofa, até você me informar sobre a participação da Xuxa e fazer essa sua análise que vai me impedir de escutar a música novamente sem ter uma crise de riso.
    E a novela das 6 é legal, gente! E a Analu tá certa sobre o spoillers e quando isso tudo acontecer, vai ser mais legal ainda =DD

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, adorei a sua visão da letra. Também não vejo muita graça nessa música, como dizem por aqui "para mim não cheira e nem fede".
    Postura de orangotando, igualzinho. rsrs

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer então que a Vasconcelos vai mesmo passar a novela inteira em coma? Que idéia brilhante. Essa novela promete ser um sucesso. Taí a estratégia perfeita pra neutralizar atores medíocres e suas interpretações toscas. A mesma sorte teve a tal Flavia Alessandra, que, ao que parece, também ganhou a chance de disfarçar um pouco sua ruindade na última novela das sete, só que em vez de dormir ela teve que interpretar uma robô. Calhou de eu assistir a novela uma vez e achei sim que ela estava bem convincente no papel de robô. Mas infelizmente não acompanhei toda a novela, por isso não sei dizer como ela se saiu até o final. De todo modo, vou procurar saber o nome do autor responsável por essa novela das seis que você tanto desdenha. Pois seja ele quem for, trata-se de um visionário, um gênio como poucos. E digo mais, estratégias como essa, neutralizantes, podem muito bem ser adotadas em novelas cujo elenco conta com "atores" do gabarito de Henri Casteli, Erik Marmo, Paulo Vilhena, Marcos Pasquim, Tiago Lacerda, Marcio Garcia, José Mayer (e pra não dizer que eu não falei das flores: Vera Fisher, Malu Mader, Carolina Ferraz, Carolina Dickman).

    Garota de Ipanema é entediante de verdade, concordo plenamente. Musiquinha insossa, insípida e inodora. Digna de ser tocada em elevador... e olhe lá. Mas se quer saber, não acho que ela tenha sido a maior chatice musical cometida pelo indefectível casalzinho Vinicius e Tom. Já ouvi coisa bem pior desses dois, em termos de chatice. Você pegue, por exemplo, Eu Sei Que Vou te Amar. Avalie. Aquilo é tédio puro. Não existe qualquer parâmetro de comparação. Eu Sei Que Vou te Amar é tão ruim, mas tão ruim, que faz Garota de Ipanema parecer Wave – essa sim é bonitinha e digna de nota. E ora bolas, claro que eu sei que Wave é do Tom Jobim sem nenhum pitaco do Vinícius de Moraes. Sei muito bem. Acontece que Wave é uma música que me agrada bastante, e só isso basta. Podia ser pior: eu ia citar Águas de Março, só escolhi Wave porque Wave tem mais jeitão de música do Vinícius do que Águas de Março.

    E numa boa, não é por nada, mas nem vou entrar no assunto "Xuxa está cantando Garota de Ipanema na abertura da novela" porque senão vou produzir um comentário por demais ofensivo.

    Bjo. :D

    ResponderExcluir
  6. Jura que tem a voz da Xuxa?
    Prova de que não há mal que não possa piorar, né.
    Bom, na verdade nunca ouvi porque ainda não parei para assistir essa novela :_ (

    Minha vilã preferida é a Raquel irmã da Ruth. E vc não sabe como eu me sinto por não estar assistindo a reprise...na verdade eu acho que ela foi a primeira a me apresentar a face do mal real, sabe...da dissimulação, do cinismo...S2.

    Com relação a música, eu acho muito engraçado esse lance de bossa nova, porque mesmo que seja uma bosta, passa a ser bom porque é cult.
    Aí ninguém pode dizer que é ruim - uma vez que ficou decidido que é bom.
    Igual filme cabeça.
    Igual a intrepretação do Kaique Brito.
    E essa música é ruim. Igual a tantas outras ruins de artistas famosos. É a típica música que a gente canta por indução, porque aprendeu a gostar, porque enfiaram na nossa cabeça. Se tivesse sido escrita por Mc Marcinho seria discriminada..mas como foi escrita pelo alcoólatra poeta da zona sul....é arte.

    É fácil compor esse tipo de música quando vc vive de renda, não faz mais nada na sua vida a não ser beber e ficar no calçadão de Ipanema.
    Puuuuta ócio criativo.
    Quero ver fazer música trancafiado num escritório ou numa fábrica 8 horas por dia.

    Eu tenho dois sonhos nesse sentido.
    Um deles é fazer um clip com essa música só colocando imagens das beldades cariocas que a gente vê por aqui: funkeiras e suas unhas decoradas, com o cabelo repleto de creme, que se engalfinham no metrô gritando Nêm, Craudinho e Stéphany, com a banha abdominal saltando para fora de microtops e shorts apertados e curtos, e cheias de óleo na praia.
    O outro é pegar "Samba do Avião" e só colocar as imagens do Rio do túnel para cá da zona norte. Do trem lotado, das favelas, das calçadas quentes suburbanas, da praia de Ramos, das Kombis lotadas e do comércio infernal.

    Fazer música exilado em Paris, meu amor, até eu, porra.

    ResponderExcluir
  7. bem, não estou muito ligada nas novelas, mas nunca imaginaria a xuxa cantando qualquer música que não as dela (ou as feitas p/ ela cantar :P). fiquei curiosa e vou procurar ouvir isso aí (tortura #modeon? rsrs)

    haha, sua análise ficou melhor do que a música.

    ResponderExcluir
  8. Guria, juro que levei um susto quando vi meu nome (vc ainda lembra de mim, que emoção!!!) E jura que tu colocou o link do meu blog? kkkkkkkkkkkkkk Aquilo ta mais pra morto do que pra vivo. Eu juro que toda hora ensaio em voltar, até tenho ideias legais, mas ai to no trabalho, que não consigo acessar, e não to com tempo pra anotar a coisa toda, quando vi passou, não escrevi. Eu juro que secretamente alimento a ideia de um dia conseguir voltar a escrever lá e então voltar para esse mundo doido...

    Então, eu quase nunca vejo as novelas, pq nunca to em casa nos horarios, mas a voz da Xuxa foi de mais pra mim!

    Eu tenho várias vilas memoraveis, até pq prefiro elas sempre!

    Ah outra coisa, eu talvez vá ao rio em Janeiro (depende né $), se rolar vc vailá me ver!? kkkkkkkkkkk

    beijos (saudades, sempre de vc e não te mando email pq tu não gosta de responder tá) hahaha

    ResponderExcluir