quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sobre memória

Estava eu vendo o programa da Penélope ontem (já disse que adoro ela, né? Aliás ontem ela ficou da vida com um cara que tava dizendo que quem tem o corpo tatuado tem a aura bagunçada, morri de rir) e aí que num dos tópicos do programa o assunto era sobre memória. A gente cansa de ver por aí curso de memorização rápida, e adolescentes que "dizem" esquecer das coisas na hora da prova. Daí fiquei pensando....

Eu não lembro o que comi ontem. E não adianta você insistir, a não ser que seja um almoço/jantar de comemoração, ou lugar diferente do comum. Se eu comi em casa, dia normal, horário normal, esquece. Eu realmente já esqueci. O que? Eu, lembrar da roupa que usei tal dia quando aconteceu tal coisa? Mas neeeeeeem morta. Meu ex dizia que "ah, aquela blusa que vc estava quando a gente deu o primeiro beijo..." Que? Eu? Blusa? Vixe. Ele que ficasse satisfeito se eu lembrasse do beijo e olhe lá. Tá. Pessoas na rua. Vira e mexe eu olho pra alguém e penso "conheço essa pessoa de algum lugar". É, e vou mesmo ficar só nesse pensamento se o indivíduo não vier me falar algo do tipo "Renata, quanto tempo, a gente não se vê desde aquele dia tal, que aconteceu tal coisa, tal hora, e que depois disso você fez tal coisa!". Senão, esquece. Ah, tá. Lugares. Rua tal? Ha. A única pessoa que fala a minha língua é a tia: "Então, sabe aquele lugar, que a gente passou aquele dia que estávamos indo fazer tal coisa, e daí tava chovendo, e por causa disso não deu pra fazer tal coisa, mas aí você parou e disse tal coisa?" SEI! E mais: direita e esquerda pra mim é uma questão de lembrar! Não me pressione, quando me dizem à sua direita ou à sua esquerda, eu preciso pensar!

Mas...... eu sei de cor meu número de RG, CPF, agência, banco, senha, CPF do meu pai, agências, bancos e senhas (ele tem conta nuns 4 bancos), todos os 6 telefones fixos que envolvem a minha vida, mais os celulares meu, do meu irmão, do meu pai (ele tem 2), da minha tia e meu tio. E sei mais as datas de aniversário de todos os parentes próximos: pai, mãe, irmão, tios, tias, primos e avós. Sei as senhas dos meus 2 e-mails, orkut, blog, meus 3 msns e ainda lembro as senhas dos e-mails meu e do meu ex-namorado de quando estávamos na faculdade e usávamos os e-mails de lá (faz 6 anos que me formei). Agenda? Nem pensar. Só tive quando eu estava no colégio e a minha servia para as amigas escreverem recordação e só. Eu não esqueço de dias e horários de consultas em médicos, provas de concurso, revisão do carro, encontros com amigos, jantares de família, e quaisquer que sejam os outros compromissos, meu, do meu irmão e dos meus pais. Aliás dia 07/09 ele precisa ir jurar a bandeira. Que eu faço pra isso? Além do exercício diário, gosto de palavras cruzadas, leio bastante, e aquela palavra cruzada de lógica realmente é a minha preferida. Mas não acho nada fora do comum.

Agora, ontem no programa, ela perguntou pras pessoas o que elas lembram de útil, e o que têm guardado de inútil na memória. E se algum dia já esqueceram de alguma coisa muito importante pra fazer. Eu nunca esqueci nada de importante não (hehe, não que eu me lembre). De útil acho que tudo que escrevi no parágrafo anterior, e de inútil..... as datas de aniversário, senhas de banco e telefones dos meus ex-namorados! Um dia fui na exposição da Cecília Meireles no Museu da Língua Portuguesa, e teve um lugarzinho lá que me identifiquei bastante: um quarto inteirinho, cheio de gavetinhas, cobrindo todas as quatro paredes da sala. Eu me sinto assim com relação a meus arquivos de memória. Mas queria tanto poder limpar essas gavetinhas com as coisas dos ex!

PS: Sabe a penseira, do Dumbledore, do Harry Potter? Então, eu agradeço se alguém me der uma daquela no Natal. Muitas coisas no meu cérebro, queria poder guardá-las em algum lugar.

:: Postado por às 14h17



[e.]
minha memória é exatamente o contrário da sua!
10/08/2008 23:02

[Ninh] [www.devaneiosdeninha.blogger.com.br]
Eu sou boa de memoria....tb consigo guardar váriasssss coisas....e me esqueço fácil de coisas que não preciso lembrar...mais o nº do meu ex não sai da minha cabeça...já mandei ate msg errada ..rs bjos
08/08/2008 23:57

[Silvia] [www.degaiato.blogspot.com]
Eu tenho uma memória boa pra cacete...às vezes tenho até que disfarçar que não lembro de fulano, pq é capaz da pessoa se sentir "especial" por ter sido lembrada, e ficar se achando por isso (normalmente são leoninos). Ah, e se pessoa for tatuada tiver a aura bagunçada, realmente eu tou ferrada! hahahahahahahaha Beijos!
08/08/2008 15:35

Tenta formatar a cabeça. Ou pelo menos a partição de lembranças dos ex.
Thito | Homepage | 08.15.08 - 12:22 am

E se você ganhar a penseira, não esquece de perguntar pra pessoa onde ela comprou, pra eu poder comprar uma pra mim também.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 08.12.08 - 2:38 pm

Memória seletiva.Bingo.É a melhor delas.Também tenho e quando alguém vem com essa conversa e com perguntas bobas eu digo que tenho ótima memória; não me lembro de nada.
Magui | Homepage | 08.09.08 - 3:18 pm

oii Renata...
olha, eu sou boa de memoria... graças a Deus!!!
mas nunca fiz curso de memorizacao e nem acredito q sejam bons...
raramente me falha a memoria... algumas vezes com nomes de pessoas da Tv... só...rs...
do resto estou bem de memoria... coisas uteis sempre lembro...
hehehe...
beijooo e bom fds!!!
Rosana | Homepage | 08.09.08 - 1:33 am

Uau!!
minha 1ª visita aki e já virei sua fã! To me divertindo aki lendo seu blog! Morrendo de riri com o post abaixo! rsrsrsrs
Já está nos meus favoritos!!
Bjsss
Eva | Homepage | 08.09.08 - 1:16 am

Nusss... que memória a sua!!! A minha anda meio que atrofiada, rsss
Tenha um ótimo findi..
Bjusss
Neli Carpinter | Homepage | 08.08.08 - 9:12 pm

Olá!
Que memória heim amiga..eu sou uma mente fraca, pois se bobiar esqueço a minha própria senha de acesso do meu computador do trabalho rsrs...
Olha já tem fotinho das minhas tetas novas lá no blog viu.
bjs lidi
lidiane | Homepage | 08.08.08 - 9:02 pm

Eu ia comentar alguma coisa aqui, mas esqueci o que! rs...
Bjm queridona
Lorita | Homepage | 08.08.08 - 7:14 pm

Eu tenho um grande problema com "essazinha" a tal memória, ou a falta dela...rsrs
Bjokas flor
Thefy | Homepage | 08.08.08 - 3:36 pm

Oi Rê,
Então menina!!! Não é que foi justamente por me sentir cheia de gavetinhas que o nome do meu blog é "Gavetas" ou "Gavetas da alma". Nem de longe chega perto do seu, aliás eu nem chego no dedão do seu pé quando se trata de escrever. Seus textos são relamente òtimos. Mas passa lá e dá uma olhadinha. Vou ficar muito feliz!
Bjs
Bom fds
Gi
Giovana | Homepage | 08.08.08 - 2:33 pm

Ahhh vc tem uma super memória!!!!
Numeros não ~são comigoooo!!! Odeio guardá-los!!!!
Ví o programa da Penélope, gosto dela, tem uma atitude bacana, sobre o idiota falando mal das tatoos da guria.
Credoo vou direto pro inferno com as minhas 8 tatoos então!!!
hahahahahaha
hahahahahaha
Beijos Rê
Dani faxina | 08.08.08 - 11:48 am

ixi... eu sou seu inverso...
números e senhas quase nada, agora o resto sei tudo!
*genius??? adoooooooooooro!
=)
Ju | Homepage | 08.08.08 - 10:50 am

Menina, sabe que me identifiquei muuuitooo com vc agora!! Tb não lembro o que comi ontem e tenho que me esforçar muito pra dizer, na segunda-feira, o que fiz no final de semana. Roupa então, afe, nem pensar. No máximo lembro as de casamento (algumas). Mas tb sei CPF, RG meus, da minha mãe, do meu pai, marido. Telefones de todo mundo, e compromissos. E ADOOOOROOO aquelas palavras cruzadas de lógica. São geniais. Ah, e tb amo quebra-cabeças. Será que ajuda a memória? Bjs
Adri | Homepage | 08.08.08 - 10:19 am

oi mocinha! td bem??
Eu tenho uma ótima memória tb! nossa.. as vezes até me surpreendo...
beijos
Mariana | Homepage | 08.07.08 - 10:34 pm

Pode crê, uma penseira seria bom né :P
iuahiahiuhaihau
É bom lembrar coisas importantes, antes esquecer o que comer antes, do que não lembrar o número do pai quando precisa né :D
;**
Jéssica | Homepage | 08.07.08 - 6:55 pm

"Mas queria tanto poder limpar essas gavetinhas com as coisas dos ex!"
As vezes eu vejo aquela bagunça de lembranças sólidas (e quase todas vencidas!) como um museu que minha mente adora "entrar" sem ter que abrir a porta, sozinha, sem deixar rastros, talvez pra ninguém perceber...
Fernando | Homepage | 08.07.08 - 6:21 pm

Adoro as revistinhas de lógica! rs.
Memória é coisa estranha: esquecemos coisas importantes, lembramos coisas q não tem nada a ver...
E tipo assim: eu sou igual a vc e sua tia! rsrs. Sou totalmente perdida! (pior q sempre morei na mesma cidade e mesmo assim me perco e não sei que rua é qual! rs)
Bjs.
Tathiana | Homepage | 08.07.08 - 5:08 pm

Aqui, cheguei a conclusão, eu sou vc kkkkkkkk
Nesse quesito, igual, idêntica, sem tirar nem por kkkkkkkkk
E tb queria a penseira kkkkkkkkk
beijos
Jana | Homepage | 08.07.08 - 3:04 pm

Ai, eu adoro Gênius!!!! Quero começar a apertar os botãozinho!!!
Bom eu sei as datas de aniversário de todas as pessoas ao meu redor que me dizem quando fazem aniversário! Lembro de cor os telefones celulares de quase todas as pessoas que eu ligo os costumava ligar freqüentemente. Eu sei o número de matrícula de todos os meus colegas!!!!
E isso serve para alguma coisa?? Sei lá, mas eu sei! Agora me explica porque eu não decoro o que os professores mandam eu fazer na prova?
Tssss!!!
Laura | Homepage | 08.07.08 - 3:04 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário