segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sobre o hino nacional

Daí que as olimpíadas finalmente acabaram, voltemos nós à nossa vidinha normal e cheia de horários políticos na tv (santo esse ser que inventou a tv à cabo). Mas passado esse tempo em que os brasileiros deixaram de dormir pra ver os jogos na China, fiquei aqui pensando que brasileiro adora futebol, vôlei, basquete e tudo o mais que se possa ir de camiseta verde e amarela, peruca, tinta na cara, corneta, apito, pompom, melancia na cabeça e o que der mais na telha. Foi superlegal ver os jogos, mas principalmente porque quando a câmera passava pela platéia, a gente via os chinesinhos todos quietinhos, sentadinhos, comportados. O que? Muvuca? Vai lá ver que é verde-amarela, com certeza. Mas tá, somos o povo mais festivo, mais alegre, mais fubango, mais farofento e quebrador de protocolos que existe. Onde mais no mundo a pessoa levaria um papel totalmente amassado e em letras não legíveis pra levantar no pódio de medalha de ouro? O mundo inteiro viu um papel amassado e pensou “é, isso é Brasil”. Daí eles viram a foto da medalha, em que China e EUA se posicionavam de maneira ordenada e quietinha, mas lá estavam as brasileiras com bandeira, papel, muvuca e farofa na foto da medalha de ouro. E então as outras nações tiveram certeza: isso é Brasil. Mas ok, não estou criticando, somos todos assim, inclusive eu, e se até o Lula-lá, em sua condição de presidente do Brasil, chega para os representantes de outros países e convida pra churrasco e cervejinha na laje, quem somos nós pra não fazer o mesmo?

Mas o que realmente me intriga é a parte do Hino Nacional. Você já reparou em quantas ocasiões é tocado? É em jogos olímpicos, é em campeonato nacional, é em corrida de São Silvestre, é em copa do mundo, é em caminhada solidária, horário político na televisão, campeonato de ping pong da academia da esquina, feira livre, formatura, abertura oficial de festinha de várzea, comício, casamento, festa junina, Natal, Páscoa e feijoada de sábado. É sem dúvida a música que nós mais escutamos repetidas vezes, mesmo sem perceber. E com o fato de brasileiros gostarem de esportes e acharem que todo evento/festinha/farofa que se preze tem que ter o Hino Nacional pra ficar mais bonito, ouvimos mais vezes ainda. Certo, entendo, eles até pegam aquela coisa de “importância” que tem no Hino, mesmo que não seja a real importância. Mas pegam, não dá pra exigir muito mais que isso. Mas então por que RAIOS insistem em colocar a mão no peito e bater palmas quando acaba? É tipo parabéns pra você, nessa data querida, que depois da musiquinha todo mundo bate palmas e grita “êêêh”? Sabe respeito? Brasileiro não sabe o que é isso. O que importa é que tudo vire festa e acabe em pizza. Isso sem contar toda a letra da música, cuidadosamente escolhida para que nos desse orgulho em cantar, em um tempo em que isso era importante para quem viveu. Você sabe cantar o Hino Nacional? Inteiro e sem engasgar? Que pena que tão pouca gente responderia honestamente que sim. Mesmo porque quando se toca o Hino nos esportes, é sempre só a primeira parte. E então os brasileiros só “sabem” uma parte. Pior ainda é o fato de agora só tocarem a melodia, sem letra. Saia perguntando por aí. Cantarolar a melodia da primeira parte do Hino todo mundo sabe! Mas que vergonha se você for pedir pra pessoa cantar. “O que? O Hino tinha duas partes? Acho que mudaram, será que não??”

Eu não sou tão velha assim, mas quando estava na segunda série do ensino fundamental, toda segunda-feira os alunos faziam fila na entrada, onde era hasteada a bandeira e tocava-se o Hino em tom baixo, para que as crianças cantassem em alto som. E eu tinha uma professora brava e forte no início da fila, que lia os lábios de todos pra ver se pronunciavam corretamente a parte do “braçO fortE”, que era a única que as crianças às vezes erravam. E eu realmente não sei por que as escolas não têm mais esse hábito, que faz parte do aprendizado, é tão importante para o conceito de respeito e mais ainda para o patriotismo, que os brasileiros negam, mas tanto insistem em ter perante jogos de futebol contra outros países.

Pra quem não viu, videozinho da LÁSTIMA cantoria do Hino Nacional no Ídolos. E se alguém disser que eu moro no mesmo país que essas pessoas, eu nego até a morte.

:: Postado por às 11h13



[Mih] [http://eovento-levou.zip.net]
Antes de fazer qualquer comentário sobre esse post do hino, tenho que te falar uma coisa: rachei de rir com o seu post sobre você nos Jogos Olímpicos! Eu me vi lá também! USHAUHEUIAEHIAUHEUIAH Ficou demais mesmomesmo! // e sobre esse post, nossa, nem me lembro quando foi a última vez que eu cantei o Hino. Na minha escola do Ensino Fundamental, também tínhamos esse costume de reunir todas as séries no pátio pra cantar o Hino, mas a partir do Ensino Médio, chega até me esqueci que isso existe! Ps.: Não é só camiseta verde e amarela, peruca, tinta na cara, corneta, apito, pompom, melancia na cabeça que os brasileiros curtem levar para os estágios também não. Não pode faltar o cartaz 'Me filma, Galvão' bem malandro, né? ;D
27/08/2008 20:58

[Ninha] [www.devaneioddeninha.blogger.com.br]
aqui na minha cidade ainda existe isso.... Mais no geral concordo com vc..
27/08/2008 14:55

[Ju] [www.avidaecorderosa.zip.net]
é uma pena, mas quem dera fosse só isso que faltasse às escolas de hoje... ai ai =/
26/08/2008 09:13

[Deh] [solemescorpiao.wordpress.com]
Putz... Medo dessa pessoa...rs bjo
25/08/2008 19:00

Engraçado, dias desses estava revendo esse video.
Na minha época de colegial também tinhamos aulas de OSP ou EMC, pra aprender essas coisinhas...
Thito | Homepage | 08.28.08 - 8:27 pm

Renatinha boa noite!
Deixei para vc um selinho no meu blog ok que recebi da Carol beijos e tenha uma linda noite
Cacau Perillo | Homepage | 08.27.08 - 1:23 am

Pq as pessoas não sabem cantar o Hino Nacional, cara?!
Que lástima, que vergonha....
Lembro-me que meu pai, irmão e eu ficávamos trocando esse vídeo na época do acontecido. Cada um morando numa parte do país, se matando de rir e talz.
Mas, meu Deus. Isso dá medo!!
Também tinha essa hora cívica na escola. Mas, hoje... Quem manda na escola, são os alunos. E eles não querem hora cívica não! hahahaa
PS: Tem selinho pra vc lá no meu blog, tá bom?!

. C a r o l | Homepage | 08.27.08 - 12:07 am

Quando criança, no colégio, nos ensinaram que deveria bater palmas no final, em sinal de respeito, mas nunca tinha entendido o pq..hahuah
Realmente somos um povo caloroso, não temos receios de mostrarmos nossos sentimos e acho que o hino nacional é de tamanho respeito e patriotismo, é o mais bonito e sincero...(ao meu ver).
Ah e ainda não tinha visto esse vídeo, morri de rir aqui..hauhauah
Bjokas flor...ótimo post
Thefy | Homepage | 08.26.08 - 4:27 pm

Eu também cantava na escola!
:*
Ciça. | Homepage | 08.26.08 - 4:24 pm

oioi amiga, estou imaginando a copa do mundo na Àfrica.. eitha q a brasileirada vai fazer churrasco de gato na porta do estàdio e se sentir em kza!!
bjos!
Aprendiz de Sonhador | Homepage | 08.26.08 - 4:16 pm

hahahahahaha
hahahahahahaha
Rindo com a mão no peito e cantando o hino bem alto ok?
hahahahahahaha
beijos rê
dani faxina | 08.26.08 - 3:28 pm

Primeiramente, me identifiquei pra casseta com seu post anterior (: Ultimamente o mundo anda conspirando contra minha pessoa.
E sobre o Hino Nacional... já tinha visto esse vídeo e também faço questão de negar veementemente se alguém me perguntar se moro no mesmo país que essas pessoas. Na escola eu também tinha Hora Cívica toda semana, acho que por uns 4 anos foi assim - da 1ª a 4ª série; inclusive tinha a letra do Hino na parte de trás de todos os livros da escola pra não ter desculpa de não saber cantar. E na aula de português aprendemos a interpretar a letra do Hino. Tipo, normal. Mas infelizmente as pessoas acham cantar o Hino chato, que nem precisa saber. Qdo eu era pequena achava um saco mesmo ficar ali em pé cantando com a mão no peito, mas com o tempo a gente percebe o real significado da coisa.
Ok, vou parar por aqui, daqui a pouco escrevo um texto (x
Beijos
Carol | Homepage | 08.26.08 - 11:11 am

Eu tb concordo que as escolas deveriam continuar com o hábito de cantar o Hino, mas, mais do que isso, deveriam ensinar as crianças a ter amor pelo País. Não aquela coisa de americano, de querer se alistar em toda a guerra que tem por aí. Mas a parte mais simples, tipo, não incentivar a corrupção, não jogar lixo nas ruas, essas coisas básicas de cidadania. Agora, quanto a bater palmas depois do Hino nos esportes, não vai ter jeito. Isso não vai mudar. Mas faz parte. Porque é muito emocionante quando conseguimos estar no ponto mais alto do pódio, e nosso Hino é lindo!! Bjs
Adri | Homepage | 08.26.08 - 8:27 am

kkkkkkkkkkkkkkk..... Nossa esse video é da hora...kkkkkkkkkkkkkk.... nossa eu ri de mais...hauahuh
Obrigado pelos parabens... =D
Grande Beijo...
Rhay | Homepage | 08.26.08 - 12:42 am

Falou bem!
muito bem!
Sim, eu sei o hino. Sim, me da orgulho cantá-lo. Sim, eu me emociono em cantá-lo e ouvi-lo.
Considero importante que as escolas tenham essa hábito que a sua tinha (ou tem, não sei).
Era mais uma forma de o brasileiro assumir seu patriotismo e não apenas na hora do jogo.
MAs apesar dos pesares, eu berro (sim, porque berrar é típico de brasileiro, nordestino nemmmmm se fala...) que sou brasileira e amo essa terrinha!
o/
Boa semana!
=****
candy | Homepage | 08.25.08 - 9:58 pm

Nossa, tem razão. Acho que pra tudo no país tinha que ter uma prova de "complete as lacunas" com o hino nacional....
Agora vou te fazer uma uma pergunta difícil: Será que as torcidas organizadas conhecem os hinos dos respectivos times? E o funk da vez? Bobagem, cantam até de trás pra frente, se alguém pedir...
Boa semana pra ti!
Elayne | Homepage | 08.25.08 - 9:44 pm

kkkkkkkkkk Eu tb cantava na escola!!! kkkkkkkkkkkkkk
Agora, eu sei TODOOOOOO hino, pq tive que declamar ele na abertura da semana farroupinha na escola, e quase surtei pra decorar o maldito ! kkkkkkkkkk
beijos
PS: Eu me sinto uma ET, n vi nada das Oliempiedas.
beijos
Jana | Homepage | 08.25.08 - 3:19 pm

E o pior é a edição do Hino Nacional. todo mundo continuando no "Penhor dessa igualdade..." E o hino já na parte do "terra adorada, entre outras mil..."
Eu cantava o Hino também. E nunca entendi porque as pessoas não cantavam a segunda parte do Hino. MAs isso não é só mérito do Brasil, na França eles também não cantam as estrofes intermediárias!
beijos
Laura | Homepage | 08.25.08 - 2:22 pm

Eu me lembro que na primeira série tive que fazer uma apresentação pela escola (eu e os colegas de sala) cantando o hino nacional.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 08.25.08 - 12:46 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário