sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sobre sutileza

Qualidade de sutil. Sutil: refinado, delicado.

Eu procuro ser sutil na maior parte do tempo de minha vida. Procuro tratar pessoas com delicadeza, mesmo que eu esteja no maior estado de nervos que possa alcançar. Penso várias vezes antes de dizer algo agressivo ou que ofenda a outra pessoa. Procuro tentar dizer o que quero de maneira mais branda, mais calma. O mundo não precisa de grosseria para mostrar que está vivo. Pra mim vale muito mais uma frase que contorna o centro da questão do que uma direta. Porque palavras indiretas fazem você pensar onde a pessoa quis chegar. E fazem com que você raciocine se o outro está certo ou não em quase dizer aquilo. Mas palavras diretas, agressivas, que ofendem, verdades absolutas, fazem com que quem as ouça se encha de raiva e rancor. E só. Ataque quem as disse como quem não se importa com o que realmente foi dito. Pessoas que ouvem verdades absolutas tentam a todo custo se defender. E aí se você disse algo para que ela se desse conta do que realmente precisava ser dito, o tiro sai pela culatra.

Por outro lado, há quem diz merda porque é acostumado a dizer. Porque levantou em um mal dia. Porque quer estravazar a raiva que passou no trânsito. E aí olha para os outros e fala qualquer bosta que sai na cabeça. E aí eu penso cá comigo: se eu tento ser tão sutil com todo mundo, porque é que vivo ouvindo merda alheia por aí? Se eu me preocupo tanto em não magoar ou chocar as pessoas, porque é que ninguém tá nem aí se eu vou me abalar com a merda qualquer que me disserem?

É por isso que eu tomo decisões drásticas. Parei de falar com você? Motivo tem. É só que eu continuo sendo sutil, não quero te dizer verdades absolutas que você deveria ouvir. Minha mãe me deu educação. E sutileza faz bem parte desse jogo.


:: Postado por às 10h23



[Lazy] [http://harmless-monsters.zip.net/]
As vezes verdades precisam ser ditas para não ocorrer mal entendidos, mas com educação, sempre! Na maioria das vezes sou bem sutil, mas quando necessario sei ser bem escrota tbm... Beijão :]
30/11/2008 01:56

[Freckles] [http://letyourloveshow.blogspot.com]
Eu tenho meus dias sutis e meus dias cretinos... Sou bipolar, acho.
29/11/2008 16:58

[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Seria bom era se todas as pessoas do mundo fossem sutis... Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
28/11/2008 09:28

Putz, perfeito!!!! É isso. Educação e tudo que está incluido nela. Re, peguei emprestado um pedaçinho do seu post - citei a fonte, vai lá dar uma olhadela - porque a falta de sutileza acabou com meu humor no final de semana e eu quase sei vazão ao meu lado serial killer. Odio mortal... Beijo
Andrea Mentor | Homepage | 11.30.08 - 11:02 pm

Acho que toda verdade pode ser dita utilizando a tal "sutileza" título deste post. Não há nada que precise ser dito com grosseria, para as pessoas que vc tem consideração, é claro. Mesmo que vc esteja num mau dia, ninguém tem nada a ver com isso né! Beijos Rê
Lilica | Homepage | 11.29.08 - 8:31 pm

Oi Rê.
Eu também sou mais discreta, já meu namorado fala o que não gosta na cara mesmo.
Elvira | Homepage | 11.29.08 - 9:52 am

Silêncio..
Edgar | 11.28.08 - 3:02 pm

Eu penso diferente. Então vou ficar quieto..
Edgar | 11.28.08 - 3:00 pm

Por acaso vc sumiu do meu msn por algum motivo???
Thito | Homepage | 11.28.08 - 12:49 pm

Da pra ser os dois? kkkkkkk Porque eu sou os dois.. depende da pessoa na verdade, se gosto, se quero bem, tento ser o mais sutil, mesmo q não consiga, porque eu não sou lá muito delicada...
Mas se nem to ai pra ti, entao dane-se e vai direto na veia...
beijo
Jana | Homepage | 11.28.08 - 10:10 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário