segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sobre Romance

Vários acontecimentos na vida e eu aqui pensando. As pessoas dizem que não há mais romance como antigamente, o antigamente do flerte na janela e das cartas apaixonadas. Não há mais o romance da moça virgem até casar, do namoro onde o único contato era as mãos dadas. E que agora é tudo no ficar-pegar-dar e vamos que vamos.

Talvez eu não concorde.

Eu até acredito naquela parte de "hoje as mulheres são independentes e os homens têm medo disso". Concordo em partes. Mas conversando com homens de várias idades chega-se sempre naquela coisa do "mulher é um bicho complicado" e "mulher não sabe o que quer".

Hoje eu vim aqui dizer o que queremos.

Saiu esses dias aí o último-fenômeno-supimpa da literatura internacional. Crepúsculo. Em filme, em livros. No início eu até tive vontade de assistir por ser filme de vampiro e eu sempre gostei dessas coisas, mas depois li em uma crítica que era um romance adolescente e desisti. E, já falei antes, odeio modinha. Me dá assim vontade de criticar do fundo do coração só pra poder falar o contrário do que toda a torcida do Corinthians diz. Tá. Me mantive firme e forte na decisão "não" até a coisa chegar perto de mim. Mulheres da família, que justamente por isso nunca foram de sair suspirando pelos cantos com romacezinhos românticos e cheios de mel. Povo meu, sangue do meu sangue. Fissuradas pelo tal livro. Daí foi que eu resolvi me inteirar no assunto.

É. Eu comecei pelo filme, já que eu sempre acho que literatura ganha de 10 a 0 do cinema. Pra não me decepcionar depois. E comecei tirando sarro da coisa, do ator gay que virava purpurina, do nariz torto e tal. Coisas de mim, só pra contrariar. Tá. Daí que eu fui para o livro. E então eu entendi o que foi que aconteceu que a mulherada do mundo anda correndo desesperadamente atrás do coitado do ator. Porque andam acordando sonâmbulas e abrindo a janela. Porque saem nas ruas procurando um vampiro. E porque tantos namorados e maridos odeiam e criticam a suposta loucura de suas mulheres.

Eles não entendem. Não é o filme, não é o livro, não é o ator. É o romance. Elas querem um romance como o da história livro, um amor sincero, uma companhia, alguém que viva por elas. Não é impossível. Não é um conto de fadas. É só a dedicação. E eu sou capaz de botar a mão no fogo em dizer que TODAS as mulheres querem isso. Até aquelas que se dizem bem resolvidas e autosuficientes. Mentira. Toda mulher quer um homem do lado que mostre que está ali por ela. Que demonstre com pequenos gestos, que está presente na vida dela. Que se preocupe, que dê carinho, que se doe. Que faça pequenas surpresas.

Acho que apesar de toda a modernidade em que vivemos, as mulheres nunca foram tão românticas. Porque casar virgem não era romantismo. Nem namorar somente segurando a mão. Nem paquerar na janela. Porque antigamente as mulheres casavam com homens que pouco conheciam. De casamento arranjado ou com pouco contato a sós com o indivíduo. Daí casavam e, claro, os casamentos duravam anos a fio, até que a morte os separasse. Mas isso também não era romance. Era medo da sociedade. Porque se outra coisa os separasse, as mulheres ficariam mal faladas. Não soube segurar o marido. Não foi mulher perfeita. Casamentos longos e duradouros, anos a fio, mas por obrigação. Gente que não se conhecia quando casou, e depois que conheceu não gostou. Aprenderam a se suportar pelo motivo maior, os olhos da sociedade. Isso pra mim não é romantismo.

Que bom poder viver em uma era, apesar de ainda muito machista, em que as mulheres não têm mais medo de buscar a felicidade. De conhecer outras pessoas. De procurar sim, o príncipe encantado, por que não? Por que se obrigar a viver com alguém que a gente não ama? A vida a dois já é tão difícil quando se ama, imagina sem isso. Que bom poder ter o desejo de encontrar o homem que as façam felizes. Homem, humano, cheio de defeitos. Mas com qualidades que superem todo o resto. Aquele que diga "sim, amor, peraí que eu vou te ajudar com o jantar". Mesmo que queime a comida. Mesmo que encha a cozinha de farinha. Mas que esteja presente, de corpo e de alma. Demonstrando que faz a diferença, mas para o lado bom e no sentido da felicidade do casal.

Atualização: visitando blogs agora, achei lindos textos sobre romance, mas a partir de perspectivas diferentes da minha - nem por isso indo contra tudo o que penso. Vale a pena ler aqui e aqui.

Postado por Renata às 12:33



EEEEEEE!
finalmente o Crepusculo te atingiu...quando se chega ao ultimo livro é uma tristeza só, ainda mais porque vc sabe que a Belaa já achou o dela, e a com continua com o livro na mão e nenhum amor consolar na depressão pós livro...quero dizer, eu pelo menos, rs
amei o post, teh
kelly fatone |
Homepage | 07.02.09 - 9:56 am

Eu ainda não me permiti ler Crepúsculo. E já nem sei se vou saciar essa minha curiosidade um dia.
Mas é fato que queremos alguém ao nosso lado que participe, que esteja lá. Isso é fundamental!
Bjitos!
*Lusinha* |
Homepage | 07.01.09 - 2:30 pm

Eu achava que Crepúsculo era um coisa de adolescentes. Que devia ser um mela mela insuportável e tals. Até o dia que eu li o livro- na verdade e book e eu li 4 de uma vez- e fiquei encantada com a delicadeza da história. O que mais me encantou foi a doação dos personagens: ele um predador que abdica de sua natureza devoradora e ela uma presa encantada e totalmente alheia ao perigo. Ingredientes que tornaram o romance único e muito interessante porque mostra a capacidade dos seres humanos ou não de se doarem sem ressalvas ao verdadeiro amor.
Bjos querida.
Com carinho
Gi
Giovana |
Homepage | 07.01.09 - 12:44 pm

Concordo com a parte que diz que todas as mulheres buscam o principe encantado e aquelas que dizem que não, estão mentindo!
Com relação a antigamente, acho que tinha mais romance no sentido de que não era tudo tão "beijarnaboca" sabe? Tinha bailinho, troca de olhares, o carinha tirava pra dançar e aí já era! Era namoro na certa! Minha mammys conta que foi super namoradeira, justamente por causa da facilidade dos bailinhos! Hoje em dia um cara chega em vc na balada pra beijar e só! Acho horrivel isso!
Mas graças a Deus toda regra tem exceção né, então, eu sigo na busca do tal príncipe, que troque olhares, que seja carinhoso e que me faça feliz mesmo!!!!
AMEI o post!
beijão
Lilica |
Homepage | 07.01.09 - 12:16 pm

Oiiii
também achava uma idiotisse todas as meninas falando do tal crepusculo, até que assisti o filme, LINDO!
E realmente todas queremos um homem prestativo igual akele, eu tenho um =X hahahah sim ele tem defeitos, mas em quesito de agradar a mim, ele é perfeito!
O problema das mulheres é achar o homem "perfeito" mas dar chute, e prefirir os galinhas, safados e idiotas!
E eu peço a deus todos os dias para sempre dar valor ao meu amor por isso ...
adorei aki e o post, parabéns!
Vê |
Homepage | 06.30.09 - 10:35 pm

Vou assistir o Crepúsculo em breve.
Dessa semana não passa.
Bjo.. :D
Edgar | 06.30.09 - 4:08 pm

Ebaaa... vc voltou e agora com twitter!!! rsssss Essa mania pega mesmo!!! :oP
Mudancas fazem parte das nossas vidas né?!?!? Tbm mudei... rssss!!!
Saudadenhas!!!
Bjocasssss
Carolzinh@ |
Homepage | 06.30.09 - 4:06 pm

kkk Olha eu to escrevendo um texto (não tão profundo e análitico como seu claro) mas tem uma frase do texto que é "Eu quero o Edward" kkkkkkkkkkkk
Sim pq eu quero mesmo, não o ator (vc sabe que eu prefiro os mais velhos) mas o romance, alguém irônico, disposto a morrer por mim e que me ame eternamente... ai ai ai (suspiros)...
Vc sabe que eu concordo em tudo com o texto então nem vou argumentar muito! rs
Mas quando meu texto aparecer (pq eu travei e não terminei) quero que saiba que não foi plagio (até pq é totalmente diferente) eu já estava escrevendo ele há dois dias rs
Beijos
Jana |
Homepage | 06.30.09 - 2:13 pm

Eu concordo com vc. Junto com a modernidade veio o verdadeiro romantismo e agora procuramos a felicidade sem medo e nem pudores.
Cada uma buscando a seu modo, a seu tempo. Acho isso muito legal, a verdadeiro romance moderno.
Um beijo!!
P.S.: Meu caso com o Crepúsculo É o ator. E olha q eu detesto homens mais novos. hahahaa. O marido desistiu até de reclamar, coitado, só faz cara de resignado..rsrs.
Taty |
Homepage | 06.30.09 - 1:56 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário