sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sobre os quase 30

Ainda me lembro do meu aniversário de 7 anos. Eu de vestido xadrez que a avó tinha feito, maria-chiquinhas no cabelo, entrando no carro sem perguntar pra onde íamos. E então cheguei no Mc Donald's (aquele da Henrique Shaumman, viu Edgar?), que eu sempre amei com todas as minhas forças. Meu cheeseburguer com batata pequena, que era tudo o que eu conseguia comer na época. Com picles, afinal todo o gosto do cheeseburguer se deve ao picles. Acabado o horário de almoço, lá estava eu no carro de novo, crente que a comemoração do meu aniversário tinha acabado. Até me ver em uma rua movimentada e que eu não conhecia. E olhar para o lado e ver uma enorme montanha russa, que eu via quando passava por lá a caminho de outros lugares. Mas dessa vez ela estava mais perto, estávamos no estacionamento. E essa foi a primeira vez que eu fui no Playcenter.

Nem dá pra explicar a emoção que senti quando saí do carro. Mas foi tão única que me lembro até hoje. Frio na barriga enquanto meu pai esperava duas longas horas na fila do ingresso. Ok, ele não sabía como funcionava esse mundo de parques de diversões. Mas também tinha só a idade que tenho hoje, dá bem pra aguentar na fila e sol quente do meio-dia (nem tinha aquecimento global naquela época).

E então lá fui eu adentro naquele mundo mágico naquilo que era o Playcenter naquela época (hoje ele tem menos de um quinto do tamanho original, com meia dúzia de brinquedos amontoados uns em cima dos outros e um público que deveria assoar mais vezes o nariz). Emoção. Lembro do meu frio na barriga naquele teleférico enorme e que passava pelo parque inteiro. Lembro da minha primeira vez no chapéu mexicano, que eu ri do começo ao fim como se me fizesse cócegas. Lembro do show das baleias (já teve baleia no Playcenter viu minha gente? Certo, hoje também tem, mas eu dizia baleias de verdade, daquelas que fazem uuuuóóóuuuu). Lembro da montanha encantada, um barquinho cheio de água (mais dentro do que fora) que eu achei super legal.. Lembro do brinquedo dos elefantinhos que giravam (me dêem um desconto, eu só tinha 7 aninhos, tinha que ir no elefantinho) que eu queria ir dirigindo mas tinha uma besta de um menino que queria porque queria ir no volante e não saía do caminho pra eu passar - eu tive que pulá-lo. De vestido, no colo do menino, e o infeliz lá todo paradão, nem pra facilitar a minha vida (hoje eu entendo que ele era é esperto). Ah, que o passeio foi um sonho. E a partir desse dia eu descobri que adorava parques de diversões (pra quem queria ir nos brinquedinhos do shopping e a tia avó não deixava porque ELA tinha medo, no Playcenter eu me vi no céu.

Sei que depois disso eu demorei vários anos pra conseguir ir de novo, porque meus pais não quiseram mais se aventurar comigo, porque era caro, porque minha mãe não me deixava ir nas excursões da escola e sei lá mais por quantos outros motivos. Sei que eu devo ter ido lá pelos 12 anos, e depois só no aniversário de 17 (que eu levei meus pais e enfiei no Castelo dos Horrores – e que isso rende histórias até hoje). E então que depois disso eu entrei na faculdade e arrumei um namorado que tem pavor de altura, mas que fazia todas as minhas vontades. E aí que eu fui 359 vezes no Hopi Hari e matei toda a minha vontade de parques de diversões naquela época. Eu ía na montanha russa e dava tchauzinho pra ele lá embaixo, coisa linda.

Mas aí que o tempo passa e eu me vejo aqui com quase 30. E, pra amiga: "Puxa, tá tendo Hora do Horror no Hopi Hari, vamos?" "Vamos". Fomos. Só que aí com essa idade toda aquela admiração, aquele frio na barriga, a diversão, a ansiedade do dia anterior... tudo se transforma em:

- "O que? Eu nessa fila? Nem pensar, vamos em outro. Esse aqui também tá com fila? Ah não, vamos em outro. Ah, esse também está com fila.. também não quero ir."

- (dentro do brinquedo, ao invés da gritaria que faríamos há anos atrás) "Da última vez que a gente veio esse treco balançava tanto assim? Será que não tem óleo pra pôr não? Escuta, se balançar mais um pouco eu vou sair com escoliose daqui!"

- "Veja bem, eu deveria ser dona desse parque. Como boa administradora que sou, conseguiria perfeitamente desviar os recursos dessa entrada cara para uma boa manutenção dos brinquedos, porque já pensou se alguém morre? Tem que pagar indenização o resto da sua vida para a família da pessoa!"

- "Escuta, você não acha que a gente pagou caro demais pra ficar sofrendo assim?"

- “Parque cheio, né? E caro desse jeito! Mas eu já sei o que acontece, é a bolsa família, salário escola, fome zero, auxílio material escolar, uniforme de graça e leve leite do Lula que faz isso. Aí o povo pega o dinheiro e vem pro parque de diversões, simples assim.”

- "O que? Eu, na montanha encantada, nessa altura do campeonato? Tá, vamos." (lá dentro) "Olha, aquela boneca ali tá caindo. Olha aquela, tá sem cabelo! Nossa, alguém devia tirar o pó desses brinquedos."

- "Eu não vou na montanha russa porque ela chacoalha e eu saio com dor de cabeça. Também não vou nesse que gira porque saio tonta. Também não vou nesse porque eu fico enjoada..."

- “Povo catarrento, hein? Que será que houve com as famílias que vinham aqui?”

- (na roda gigante) "Tá frio aqui, hein? Olha esse vento! Eu não paguei caro assim pra ficar numa casinha levantada no alto e com toda essa ventania. Ih, ó... cabou a luz do parque!"

- (na hora da comida) "Esse sanduíche tá frio, esse hamburguer tá queimado, essa batata tá sem sal, esse refrigerante tá aguado. E você tem noção que com o dinheiro que a gente pagou dava pra comer na boa no Outback?"

- (no trem fantasma) "Esse brinquedo era chato assim mesmo?"

- (na Hora do Horror, com o monstro em cima da gente crente que a gente ía gritar e sair correndo) "Ooooolha! O nariz desse monstro parece o da bruxa do Popeye!"

- (no fim da noite) "Não aguento mais meus pés, vamos embora? Ai que dor nas costas. Ai que dor de cabeça. Ai que frio. Ai que saudade da minha cama. Ai que cansaço."


É.... depois de uma certa idade, tudo o que nos resta é sentar em uma cadeira de balanço e fazer tricô....


:: Postado por às 10h00



[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Pois é. Crescer nem é tão vantajoso assim. Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
26/10/2008 15:53

Pois eu "concordo" Rê. A última vez que fui no HH não foi a mesma coisa do que as primeiras, com certeza.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 10.28.08 - 8:57 am

- saudades da infancia ?!?
aiai, tenho medo dessa saudade.
lindo texto me emocionei ...
Beijoz
Barbara | Homepage | 10.26.08 - 6:33 pm

Ai, q triste!!! Eu faço 30 ano q vem e ja tinha ficado arrasada com meus 29... lendo esse post entao!! QUE MEDOOOO!!! rs
Rê, tô de volta!!! E eu sou vermelho, totalmente!!!
Beijos, Dani
Dani | Homepage | 10.26.08 - 2:20 pm

rs. Como nossas perspectivas mudam! Nunca tive mt paciência pra filas... Nem qd era mais nova. Mas tinha mais resistência. Hoje, eu entro na preferencial por causa do Gabriel (Alívio! rs)... rs. Beijos.
Tathiana | Homepage | 10.26.08 - 12:03 pm

Com o tempo passamos a ver as coisas de outra forma.
E eu também estou chegando nos 30!!!
PS: eu estive fora e perdi um monte de post. Acabei me atualizando só nos dois últimos, heheheh. Beijos
Thito | Homepage | 10.25.08 - 11:35 pm

Rê, eu me vi nesse post! Não tenho mais o menor saco pra Hopi Hari, mas a primeira vez no Playcenter, de excursão do colégio, vindo lá de Limeira, foi um acontecimento na minha vida! Até a tradicional paradinha no Center Norte foi fantástica (na minha opinião daquela época, é claro!)
Agora só pra constar, eu adoro o cheeseburguer do Mc, mas tiro o picles porque não gosto! Vai entender né!!!!
Beijos
Lilica | Homepage | 10.25.08 - 7:32 pm

Sempre tive essa loucura por parques tbm...
faz uns dez anos que não vou... será que vou reclamar tanto assim tbmmmm?????
Nina | Homepage | 10.25.08 - 6:53 pm

Eu adoro parques, mas fico com tanto medo da altura que a pessoa que tá do meu lado precisa me mandar respirar, senão fico roxa! auheuehueah
:*
Ciça. | Homepage | 10.25.08 - 9:51 am

Sempre achei um porre passar um dia num parque de diversão. A única diversão de parques como esse é passar mal. Você entra num brinquedo pra sentir medo e sai do brinquedo pra vomitar. Puxa!
Mesmo naquela época eu já não via diversão nisso. Eu fui uma criança muito sensata, sabe?
Edgar | Homepage | 10.24.08 - 5:21 pm

Eu adoro parque de diversões. Na última vez que fui no Hopi Hari ele esta tão vazio que fui na montanha russa 2 vezes. Tinha brinquedo que nem fila tinha ...
Bjs.
Elvira
Elvira | Homepage | 10.24.08 - 3:48 pm

Nossa, meu pai sempre teve razão né? A alegria de envelhecermos juntas é não me sentir só... Estou igualzinha... Balada se tornou uma coisa medonha, que eu só penso que vai doer minha cabeça, que vou acordar tarde e perder o domingo; parque de diversões virou um lugar encalourado, cheio de gente, pouco conforto e muita dor de cabeça. Enfim, tudo tem se resumido em velhices. Passeio bom? Ir à Holambra. hehehehe.
Sissi | Homepage | 10.24.08 - 2:16 pm

HAHAHAHA pior é que é assim mesmo... A gente deixa de ter 10 anos de idade para começar a achar tudo chato, diferente, ter medo das coisas que não tínhamos. É muito estranho, é real que estamos envelhecendo. Chega a ser triste as vezes. Mas é a vida, não é? Bjs
Adri | Homepage | 10.24.08 - 1:51 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É a gente ta ficando velha, eu tb era maluca por parques, e olha que aqui nem tem esses tantos que tem ai, agora não tenho saco nem pra 15 minutos de fila!
Imaginei vc comemorando aniversário num asilo! kkkkkkkkkkkkkk
Beijos
Jana | Homepage | 10.24.08 - 11:35 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário