sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sobre queijos

Tudo começou quando eu tinha uns 7 ou 8 anos. Porque antes disso eu era chata pra comer e não bebia nem água (e mesmo assim gorda, Murph sempre presente). Daí que a partir dessa idade acho que resolvi tomar gosto pelo ato de me alimentar. E descobri o queijo. Aqueles quadradinhos simpáticos de papel alumínio que a gente abria e dentro tinha um queijinho. Polenguinho, paixão da minha vida até hoje. Mas falemos de queijos mais tradicionais do que esse. Ah, mussarela. Coisa boa, né? Enroladinha no presunto, no meio do pão, na pizza. Maravilha. E então um dia eu descobri que tinha um queijo com sabor diferente no macarrão. E que, veja bem, não era em fatias! Coisinha ralada, dava um toque especial ao que já era bom. E então eu fui apresentada ao parmesão. E por muito tempo eu vivi daquele pacotinho amarelo com a vaquinha sentada no queijo, marca do parmesão Teixeira (que eu acho que só tinha esse naquela época). Coloquei parmesão no pão com manteiga, no macarrão, na lasanha, na sopa de ervilha! Mas aí as crianças na escola tinham um queijo diferente no pão. Mais amarelo, mais durinho. Parecia bom. Sei que a minha fase de queijo prato passou rápida e rasteira, nunca vi muito sabor. Só era boa a consistência. E então que andando pelos mercadões da vida eu reparei naquelas coisas grandes e redondas penduradas na seção de frios. “Pai, quero um desse” “Tá, filha, melhor levarmos só um pedaço, você não vai agüentar comer tudo” Certo. E meu provolone foi paixão à primeira vista. Gente, queijo bom. Tudo fica mais salgadinho, aliás hoje tem até salgadinho de provolone. Queijo bom de comer aos pedaços, como petiscos, puro ou à milanesa. O que importa é que faz um mal danado para o fígado, mas eu agüento bravamente. E então que um dia a minha veia mineira descobriu o doce dos deuses: queijo branco com doce de leite. E aí foi só alegria, revezei bravamente com o romeu e julieta também. Ê coisa boa. E então que os anos foram passando, com eles vieram as empresas internacionais de fast-foods e aí que eu fui apresentada à Baked Potato. O que? Você mora no Acre e aí não tem Baked Potato? Tá, eu explico: restaurante onde o prato principal é batata assada recheada, o que muda é que são vários recheios, que você pode combiná-los entre si e depois comer até explodir. E aí um dia eu pedi uma que mudou a minha vida: cheddar com champignon. E então, como tudo o que é bom engorda, eu fui apresentada ao queijo mais maravilhoso e “engordante” dessa vida. Ai, como comer coisa que engorda é bom. E aí a minha vida passou a ser feita de Cheddar Mc Melt, de batatas ao forno com cheddar, de cheddar no pão, de Pretzels com cheddar. Coisa boa. Mas aí, um belo dia, quando eu achei que nada mais na categoria queijos me surpreenderia nesse mundo, chegou o dia do fondue no pão italiano da tia Sandra. E então veio o queijo gruyére, de ratinho, cheio de furinhos. E veio também o queijo emental, que eu nem reparei muito o gosto, dado o tamanho desespero que estava na minha frente: o gorgonzola.

Gorgonzola sempre foi um queijo alheio à minha rede de paladar. Nunca quis, nunca fui com a cara. Queijo feio, verde, fedido, mole, tosco, cheio de bicho. Mas o fondue cheirava maravilhosamente bem. “Só um pedacinho, vou experimentar” sei. De pedacinho em pedacinho, foi-se todo o pão. “tia, dá a receita?” “claro, vai um pedaço de gorgonzola...” “ah, não dá pra fazer sem o gorgonzola?” “não, não dá.” Ok. Que seja o bicho. Mas o tempo foi passando e eu percebi que aquele gosto divino do fondue era do gorgonzola. E aí eu apaixonei. Quanta injustiça com o verdinho até hoje! E, aproveitando o embalo, vasculhei o cardápio da pizzaria procurando qual era a que tinha gorgonzola. Há. Cinco queijos! Mussarela, parmesão, provolone, catupiry (que todo mundo ama mas pra mim só serve pra passar no pão tipo requeijão) e gorgonzola. Perfeita. Divina.

Era. Até umas semanas atrás. Na primeira semana que eu pedi a pizza de 5 queijos, ela veio maravilhosa e eu comi até sair pelas orelhas. Na segunda também, na terceira também. Na quarta, ela veio de quatro queijos, isso quer dizer, sem gorgonzola. Reclamei. Na quinta vez ela veio perfeita. E assim continuou, até que há umas 3 semanas, veio com pouco gorgonzola. Tá, pizzaiolo dormiu com a mulher de calça jeans, coitado, vamos relevar. Na semana seguinte, veio com menos ainda. Certo, eu reclamo de tudo, às vezes hoje ele acordou com enxaqueca, dá pra comer essa pizza só com cheiro de gorgonzola. Foi. Aí que sexta-feira passada eu pedi a pizza de 5 queijos. E quando chegou, ai que vontade de enfiar a cara do motoqueiro na pizza. Vamos contar: mussarela, parmesão, catupiry. Deu 5? Tou com problema em matemática? É, porque o provolone e o gorgonzola ele deve ter enfiado lá no fiofó, né. Meu irmão: “come aí, senão vai demorar, semana que vem você reclama”. Aham. Comi. Mas desceu que foi feito pedra. Muito, mas muito ódio no coraçãozinho. Mas eu sou um ser que não esquece fácil das coisas, vingativa que só eu.

Hoje é sexta, dia de pizza. E na hora que eu for ligar pra pedir, o gordinho da pizzaria que me aguarde. Ah, que eu não quero saber se acabou, se tá em falta, se a queda da bolsa prejudica o preço do gorgonzola. Eu só quero todo o gorgonzola que me pertence, e com juros, por todas as semanas passadas. Mas nem que ele BOTE gorgonzola, mas eu quero.

Meu irmão: “É. Com toda essa sua ira, eu já vi que a sua pizza dessa semana vai ser verde.” Ha. Parece um ser pacífico aos seus olhos? Isso porque a pizza de tomate seco com rúcula dele veio toda certinha. Se tivesse vindo só pizza de rúcula, o gordinho a essa hora tava cultivando tomate seco lá na China. Ô se tava. Aqui em casa ninguém é flor que se cheire não, viu.... não se engane!


:: Postado por às 08h32



[Fabi] [http://chegandonostrinta.blogspot.com/]
Ah eu adoro tb todo o tipo de queijo, pena que a maioria é tão engordativo..rs
19/10/2008 15:13

[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Do nada para o queijo e daí para a pizza. Desse jeito você vai é deixar a gente de água na boca! Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
19/10/2008 08:51

[Rosana] [http://rosanars.zip.net]
o que ta acontecendo... vc só falou de comida!!! hehehe deu fome.... beijoo e bom fds!
18/10/2008 18:36

[Clécia] [www.novomarazul.blogspot.com]
Oi,Rê! Nossa, como você gosta de queijo, hein? :) Eu até gosto, mas não de todos os tipos. rs Bom, mas você tem toda razão em reclamar se a pizza não vem conforme o pedido.Ora, se dizem ser 5, tem mais que vim 5. Detesto que nos façam de idiotas. Bjos e um lindo fim de semana!
18/10/2008 11:00

[Mari] [www.deliciasdamari.blogspot.com]
Nossa, Rê! Esse gosto de comer queijo assim, purinho, eu não tenho. Ele tem q vir na pizza, no pão de queijo, oou derretido, se não, não desce.. rs! E sobre a festa a fantasia que eu fui, tbm nunca tinha ido, mas simplesmente amei. Em véspera do dia das crianças então, foi tudo. Beeejs e ótimo fds! ;*
17/10/2008 14:04

[Ninha] [www.devaneiosdeninha.blogger.com.br]
Aiii q fomeee......vou sair correndo para o mercado e comprar um queijo q eu tb ADOROOROOO
17/10/2008 13:51

[Ju] [www.avidaecorderosa.zip.net]
fommmeeeeeeeeeeeeeeeee putz, adoro queijo, qq um, amooooooooooo ow, eu botava queijo teixeira no feijão, fala sério né? mas eu adorava hoje é dia de pizza lá em casa tbm... hummmmmmmm, falta mto? =)
17/10/2008 10:31

Também gosto de queijos e suas diversas formas que temos de apreciá-lo, mas nunca tinha pensado na minha relação assim com os queijos.
Gorgonzola é muito bom. A lasanha que eu e o namorado fazemos (e que faz o maior sucesso) às vezes vai gorgonzola no molho branco. Delícia! (às vezes, porque sempre variamos o queijo do molho branco. Sim, o molho é branco, mas sempre damos um gosto a mais com algum queijo).
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 10.21.08 - 10:27 am

Gata, eu também adoro queijos, principalmente o cheddar, mas ainda não tive coragem de experimentar o gorgonzola. Ele é tão feio e nojento, cheio de bolor, com aquela aparência estragada... não sei. Só Deus sabe se um dia terei coragem!
Beijo!
Amanda
Amanda | Homepage | 10.19.08 - 11:07 pm

Queijo é tão bom né! *-* Chega deu água na boca essa foto aí. Não vale! Kkkkkkkk³! Sou fanático por queijo também, não tanto quanto vocês, mas... :x BEEEIJO! :*
Júnior | Homepage | 10.19.08 - 5:10 pm

Oi Rê.
Eu adoro fondue.
Sobre os queijos eu adoro o gorgonzola e o brie que é a minha perdição...
Bjs.
Evira
Elvira | Homepage | 10.18.08 - 1:26 pm

Hey!
Hoje é sábado!
Conte-me o que aconteceu... rsrs...
Enxaqueca | Homepage | 10.18.08 - 9:45 am

Hoje foi a primeira vez que eu li seu blog pelo Mozila. Não está com caracteres assim "j est na hora de um novo dilvio".
O que vc fez de incrível pra isso acontecer não importa. O que importa é que estarei aqui rezando pra que vc faça de novo! Tem um monte de metidos a besta kinem eu que usam o Mozila Firefox viu miga! kkkkkkkkk
Bj imenso
Lilith | Homepage | 10.17.08 - 2:39 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu também sou DOENTE por queijos, e o gorgonzola é meu herói, meu campeão, meu amante incansável.
Aqui também tem UMAS pizzariaS que vira e mexe dão dessas com meu queridinho, e por ser morta de fome nunca consegui mandar o motoqueiro enfiar aquele engodo/pizza no olho que nada vê do pizzaiolo...
Mas agora to começando a achar que a gente tem que se unir e fundar uma ONG pró gorgonzola, pq é impossível assistir a tamanho disparate de braços cruzados.
Será que a gente também ta na teoria da conspiração junto com o Edgar, só que na modalidade pizza???
Unemo-nos !!!
Bj imenso
Lilith | Homepage | 10.17.08 - 2:35 pm

Gosto apenas de Mussarela e queijo branco. Do gorgonzola passo bem longe! E, menina, eu ODIO aquele tal de Polenguinho! Quando eu era criança pedi pra mammmys comprar pra mim, crente que era uma delícia, mas tive uma grande decepção! Gosto de Pizza de Atum com mussarela e frango com mussarela. Então quando me convidares para uma pizza já sabe tá!!!
Beijão e bom finde!
(e tomara que o gorgonzola apareça na pizza de hoje!
Lilica | Homepage | 10.17.08 - 1:00 pm

Nossa senhora mãe de Deus! São 9:20 e eu to vesga de fome! Então ler isso, e ver essa foto foi uma tortura chinesa das piores!
Bem sou de descendência italiana, amo macarrão, pizza, batata e QUEIJOOOOOOO! Muitoooo, derretendoooo, assim puxandoooo
E amo todos, do queijo lanceh, ao gorgonzola (divino!)
Agora to aqui pensando se ainda ta frio o suficiente pra comer Raclete e me acabar comendo batata e queijo!!
Pena do gordinho da pizzaria hoje, porque ele não sabe com quem esta mexendo, que ele tenha um bom anjo da guarda e use muito gorgonzola!!!
Imagina sua fúria verde! kkkkkkkkkkkkkkk
Beijos
Jana | Homepage | 10.17.08 - 10:28 am

Em primeiro lugar tenho uma observação contrária à uma das suas afirmações: "...prato principal é batata assada recheada, o que muda é que são vários recheios, que você pode combiná-los entre si e depois comer até explodir" - NÃO, NÃO DA PRA EXPLODIR COM AQUELA BATATINHA!!
De resto nao contrario porque gosto cada um tem o seu.. eu particularmente não sou tão fã de queijo (com exceção do polenguinho..heheh)
Digamos que eu entendi seu odio do cara da pizza porque imaginei minha pizza de rúcula com tomate seco sem o tomate seco.. eu ia ter um troço.
Donatella | 10.17.08 - 10:18 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário