Quando eu era pequena, o negócio era ser rosa. Na escola, as meninas usavam rosa, os meninos usavam azul. Não com relação às roupas, porque o uniforme era obrigatório até nas escolas públicas. Mas falando de material escolar, mochilas, cadernos, lapiseiras. O que era de menina era sempre rosa. As meninas tinham meias cor de rosa. Usava-se arquinhos de cabelo cor-de-rosa. As meninas brincavam de boneca, sempre. Eu, como já falei aqui algumas vezes, ganhava vestidos azuis. E ninguém nem reparava nisso, mas eu achava um saco. Eu também queria ser igual às outras meninas. E minha cor preferida também era o rosa.
Hoje o mundo mudou. Engraçado foi assistir gêmeas fazendo compras de material escolar. Uma queria cadernos da Barbie. A outra dizia simplesmente "não uso cadernos desse tipo. Dá esse do Batman". "Agora eu quero esse aqui da roda da moto, mãe, olha que eixo sensacional.." (me perdi nessa parte. Pra mim era só uma roda e pronto). Uma levou caderno de desenho da Pucca. A outra de um desenho qualquer do tipo Ben 10 da vida. Eu me surpreendi. Engraçado que, por mais que eu quisesse tudo rosa na infância, hoje tenho um estereótipo na cabeça a respeito de meninas e mulheres que pedem tudo rosa (eu acho que elas são todas nhenhenhém demais). Tipo, eu tenho um monte de coisas cor-de-rosa mesmo. Lençóis, toalhas, pijamas. Até meu blog anda rosa. Tenho muito mais coisas cor-de-rosa do que azuis nessa vida. Mas eu sou eu e tive um problema sério de vestidos azuis na infância. Traumatizei e talz. Mas eu sei que apesar disso EU não sou nhenhenhém. Mas me pego meio em dúvida sobre o que pensar a respeito quando assisto cenas do tipo. Engraçado que eu achei normal a menina que pedia material escolar rosa, mas achei estranho a outra que quis cadernos do Homem Aranha. Que saiu no meio da compra porque não podia faltar ao treino de futebol. Duas gêmeas. A da vida rosa, com cabelos compridos e roupa bem cuidada. A do Batman, cabelos curtos e roupa largada.
Então fiquei pensando que não sei, por mais que os tempos sejam outros, hoje o anormal é ter meninas rosas. O normal é ser menina bem resolvida, olhar o caderno preto de super herói e dizer 'nossa, que lindo'. E por mais que eu pense que, que bom, essa menina quando tiver 30 anos não vai ser desesperada pra casar com um cara qualquer que passar e vai fazer cara feia e certamente responder com uma frase bem mal educada quando perguntarem quando vêm os filhos. Isso é mesmo um avanço fenomenal em relação às mulheres da minha idade de hoje em dia. Mas por outro lado... e a feminilidade, onde fica? Não dá pra ter um meio termo, será? O futuro será feito somente de mulheres mais masculinas e homens afeminados (porque é só esse lugar no mundo que vai sobrar pra eles, coitados)?