sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sobre as Novas Meninas

Quando eu era pequena, o negócio era ser rosa. Na escola, as meninas usavam rosa, os meninos usavam azul. Não com relação às roupas, porque o uniforme era obrigatório até nas escolas públicas. Mas falando de material escolar, mochilas, cadernos, lapiseiras. O que era de menina era sempre rosa. As meninas tinham meias cor de rosa. Usava-se arquinhos de cabelo cor-de-rosa. As meninas brincavam de boneca, sempre. Eu, como já falei aqui algumas vezes, ganhava vestidos azuis. E ninguém nem reparava nisso, mas eu achava um saco. Eu também queria ser igual às outras meninas. E minha cor preferida também era o rosa.

Hoje o mundo mudou. Engraçado foi assistir gêmeas fazendo compras de material escolar. Uma queria cadernos da Barbie. A outra dizia simplesmente "não uso cadernos desse tipo. Dá esse do Batman". "Agora eu quero esse aqui da roda da moto, mãe, olha que eixo sensacional.." (me perdi nessa parte. Pra mim era só uma roda e pronto). Uma levou caderno de desenho da Pucca. A outra de um desenho qualquer do tipo Ben 10 da vida. Eu me surpreendi. Engraçado que, por mais que eu quisesse tudo rosa na infância, hoje tenho um estereótipo na cabeça a respeito de meninas e mulheres que pedem tudo rosa (eu acho que elas são todas nhenhenhém demais). Tipo, eu tenho um monte de coisas cor-de-rosa mesmo. Lençóis, toalhas, pijamas. Até meu blog anda rosa. Tenho muito mais coisas cor-de-rosa do que azuis nessa vida. Mas eu sou eu e tive um problema sério de vestidos azuis na infância. Traumatizei e talz. Mas eu sei que apesar disso EU não sou nhenhenhém. Mas me pego meio em dúvida sobre o que pensar a respeito quando assisto cenas do tipo. Engraçado que eu achei normal a menina que pedia material escolar rosa, mas achei estranho a outra que quis cadernos do Homem Aranha. Que saiu no meio da compra porque não podia faltar ao treino de futebol. Duas gêmeas. A da vida rosa, com cabelos compridos e roupa bem cuidada. A do Batman, cabelos curtos e roupa largada.

Então fiquei pensando que não sei, por mais que os tempos sejam outros, hoje o anormal é ter meninas rosas. O normal é ser menina bem resolvida, olhar o caderno preto de super herói e dizer 'nossa, que lindo'. E por mais que eu pense que, que bom, essa menina quando tiver 30 anos não vai ser desesperada pra casar com um cara qualquer que passar e vai fazer cara feia e certamente responder com uma frase bem mal educada quando perguntarem quando vêm os filhos. Isso é mesmo um avanço fenomenal em relação às mulheres da minha idade de hoje em dia. Mas por outro lado... e a feminilidade, onde fica? Não dá pra ter um meio termo, será? O futuro será feito somente de mulheres mais masculinas e homens afeminados (porque é só esse lugar no mundo que vai sobrar pra eles, coitados)?

9 comentários:

  1. Não lembro onde li que a tendência dessas novas gerações é que as pessoas sejam um híbrido de homem e mulher, por mais bizarro que isso pareça. Androginia é a nova moda.
    Eu acho estranho, pra ser sincera.
    Mas eu fui uma garota cor-de-rosa. Tão cor-de-rosa que chegou uma época (minha fase pseudo-emo) que eu neguei ferrenhamente o rosa, tanto que ano passado assisti A Garota de Rosa Shocking, me apaixonei pelo figurino do filme e fiquei desesperada pra sair no dia seguinte com um troço rosa e frufru. E cheguei a conclusão que não tinha NADA rosa no meu guarda-roupas, nadica de nada.
    Mas o pior é que quando criança eu era toda cor-de-rosa E nhénhénhém, mas acho que estou melhorando. Se bem que ano passado eu tinha cadernos de pôneis. Quer dizer...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei rosa, mas também amava azul. Tinha malas da barbie, cadernos das menininhas, e no meio do estojo certamente uma lapiseira azul, hahaha.
    Eu também acho que o certo é sempre o equilíbrio, e as pessoas andam meio que perdendo essa noção. Não sei até onde isso pode chegar, e prefiro nem matutar muito sobre o assunto, hahaha.
    Beijos Rê

    ResponderExcluir
  3. Rê, eu acho que o meio termo é possível sim. (ainda!!! rsrsrsr)
    Eu sempre gostei muito de rosa, mesmo quando usá-lo era mega cafona - teve uma época em que a única cor da moda era "caque" - acho que era iso. Aquele marrom claro. As calças eram semi bags e eu me achava linda, embora a tal cor nunca houvesse me favorecido de fato.
    O rosa sempre me favoreceu. Ainda bem..pois eu amo.

    E olha que saí da maternidade vestindo um macacão azul marinho...mas isso é papo para post!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha, sou professora e posso dizer com toda certeza que hj é tudo muito diferente. Acho que eu não tinha nenhuma aluninha que gostasse de rosa. Até gostava, mas não era o que preferiam. Nem hello Kitty e esse desenhinhos fofos que a gente gostava. A infância nem é mais a mesma, infelizmente! :(

    ResponderExcluir
  5. Eu nem ligava se a coisa fosse rosa ou não, mas uma coisa não podia faltar: bichinhos! E quando digo bichinhos me refiro a todo e qualquer personagem fofinho, ou animaizinhos cuti cuti, ou coisas do tipo. Mas isso só durou até uns 11 anos, porque aí comecei a me interessar por homens! Aí minhas agendas, cadernos e etc. tinham fotos dos gatos do momento, tipo New Kids on the Block ou Tom Cruise! Rs! Bons tempos!!!!!
    Beijos

    Ah...mudei o nome do blog! Ficou mais legal agora! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Se tem uma coisa nessa vida que me causa calafrios é pensar na possibilidade de educar uma filha com toda dedicação e, com o passar do tempo, ela apresentar essa síndrome do "mimimismo".

    Mas a equação (caderno do Batman + treino de futebol + cabelos curtos e roupa largadona) conseguiu plantar a discórdia no meu espírito. Me deixou um tanto indeciso agora.

    Bjo, e tô com saudade.. :D

    ResponderExcluir
  7. Olha que quando eu era criança, lá nos anos 80, eu ODIAVA qualquer coisa frufruzenta... minha mãe sempre dizia que eu arrancava meus vestidos com frufrus, lacinhos no cabelo, não deixava nada. E rosa nunca foi meu forte. Não gostava. E nem gosto. Enquanto minha irmã adorava todos esses frufrus, mas voltava um lixo pra casa de tanto brincar... eu brincava até cair também, mas minhas roupas voltavam intactas. É. Vai entender.
    Beijo, moça.

    ResponderExcluir
  8. Ihhh eu nunca gostei de rosa, nem quando criança, nem agora (se bem que agora ate tolero algumas tonalidades), mas assim eu adorava ursinhos, frufrus e tal, só não podia ser rosa... Lembro que minha mae chegou em casa com uma melissinha da xuxa só que era rosa!!! Quase enlouqueci perguntando com o que ela achava que eu deveria usar aquilo? Tanto fiz que ela foi lá e trocou por uma azul lindona rsrs

    Beijos, saudades de vc

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre preferi preto. Eu nunca fui frufruzenta. Eu sempre fui meio muleke. Ai meu Deus, será que eu sou "híbrida"??

    ResponderExcluir