quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sobre meu próprio estrelato

Sei que essa coisa de blog é a maior panela (um dia eu pensei ser um simples diariozinho na internet, mero engano) e que esses dias eu li lá no Edgar sobre como ele dispensou o papel de ovelha e resolveu ser um peixe no presépio, e aí após uma longa análise com a Jana, lá foi ela escrever a respeito de toda a saga do rapaz para que chegasse nisso... e então, eu aqui, resolvi olhar para meu próprio umbigo e pensar nessa minha infância de estrelato que Deus me deu.

Estava lá eu, ao longo de meus 4 ou 5 anos, e as professoras da escolinha resolveram fazer performances com seus aluninhos (esse pessoal só inventa) das músicas de um LP (eu sei, sou velha pra caramba) do Trem da Alegria. Um povo vestido de cachorro, outro vestido de sei lá o que (faz muito tempo, não lembro) e eu de flor. Enrolada em um papel crepom verde (porque flor tem caule) e com uma enorme cartolina em formato de flor em volta da cara. Eu, que sempre tive essa cara de bolacha, fiquei quase uma traquinas. Bom não ter foto para relembrar desse momento histórico.

Daí que passado um tempo, a tia (sei lá qual tia, não lembro nem o que eu comi ontem, ainda mais o nome da indivídua que me dava aula há séculos) resolveu que legal seria fazer uma bandinha. Fulano, você vai com o tambor, Ciclano, pratos, Beltrano, corneta. Renata, reco-reco. Reco-reco?? Quer coisa mais sem-graça? Não, reco-reco não quero. Sei que depois de argumentarmos de ambos os lados, eu decidi. Queria tocar o sino. É, sino, em banda, e daí? E assim foi.

O fim do ano chegou, e em toda escola infantil que se preze, lá vamos nós encenar o presépio. Agora estou aqui pensando que não me lembro de ter falas em presépios infantis. Acho que fica todo mundo lá parado, de estátua, feliz da vida. Que horror. Bom, mas diferente do Edgar, eu fui anjo. Significativamente mais pomposo, anjo sempre simboliza paz. Eu, simbolizar paz? Sei que eu tinha que ficar lá com aquela cara de anjo que Deus me deu e sorrir para tudo e para todos. Já me viu lá? Eu tava era fazendo careta pra todo mundo que passava e praquela Maria dos infernos que era uma baita de uma nojenta e que só porque ela tinha um cabelo comprido e escorrido ficou naquele lugar.

E então que veio a minha formatura de pré-primário e como toda festa que se preze, lá vamos nós vestir mais uma roupa horrível que vai ficar na lembrança e nas fotos para o resto da vida. Sei lá qual era a história central, sei que tinha uns de abelha, uns de espantalho... e eu de urso. Tava um calor danado, e eu suando igual uma porca em uma roupa marrom que ía dos pés à cabeça e com uma flor horrorosa na orelha. Eu tava era fazendo movimentos bruscos pra ver se aquela roupa rasgava e se a minha mãe me enfiava no vestido azul que eu estava a princípio. Mas a costureira era boa e eu tive que sofrer até o fim da festa vestida de urso.

Daí que passada essa fase, cresci, mudei de escola e agora já tinha 8 anos e estava na segunda série de um grande colégio estudando pra passar no vestibular e crente que aquela coisa de estrelato tinha passado. E então descobri que existia aula de artes, e que o professor queria porque queria que encenássemos a história da lagarta que virou borboleta. E a menina mais baixa da sala seria a lagarta, e a mais alta, a borboleta. E eu era a última da fila. Já tava me esquivando pelos lados (tímida que só eu) quando o professor me pegou pela esquerda. E lá fui eu cheia de asas ser aquela borboleta simpática e pomposa que só aparecia no fim do espetáculo. E até que pra ter sido a minha última performance de estrelato, fechei bem a peça e a minha vida de atriz. E fui ser administradora de empresas, já que essa coisa de encenação nunca foi a minha cara.

Agora fico aqui pensando: tem criança que gosta de brincar de teatro e encenar para os pais, tios, avós em festas de família. Eu dizia para os meus primos irem encenando lá enquanto eu estava vendo se ía chover ou algo do tipo. E quando eu for mãe, tia, avó, já estou até vendo: “ah, netinho lindo, vai fazendo aí a fala do peter pan para o cachorro enquanto eu olho o arroz....”


PS: Imagem retirada do Google. Essa criança não sou eu. Você acha mesmo que eu ía colocar uma foto minha pra eventualmente queimar meu filme? Nem pensar. Essa, apesar de ter sido tirada da internet, ilustra bem o post. E agora, olhando assim, até que eu fui um urso feliz. A coitada da criança da foto tá bem pior que eu....

:: Postado por às 10h24



[Laura] [www.culpadelaura.blogspot.com]
Ahahahah... A gente passa por cada coisa nessa vidinha de Deus. Fiquei lembrando aqui dos teatrinhos na escola... Parece que foi há séculos. Beijo.
21/09/2008 20:24

[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Vida de criança tem sempre essas coisas... Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
21/09/2008 15:11

[Clécia] [www.novomarazul.blogspot.com]
Ótimo post! Sempre fui uma criança muito tímida e nunca queria participar destas apresentações.rsrs Bjos e um lindo fim de semana!
20/09/2008 23:18

[Cin] [http://blogsegredosdeliquidificador.blogspot.com/]
Os pais fazem as crianças pagarem cada mico hehehe Mto legal a foto! Bjinhos!
18/09/2008 10:59

Oie flor, estou voltando ao mundo blogosférico, o tempo está curto..rsrs...ah a infância, saudade da inocência, da despreoculpação, de não ter conta para pagar..rsrsrs... bom demais..se o tempo voltasse bem que aproveitaria muito mais...
Bjokas flor....saudades daqui..
Thefy | Homepage | 09.22.08 - 1:49 pm

Kkkkkkkkkkkkkkk!!! Amiga, essa criança pode não ser vc, mas eu tenho certeza que a sua cara tava mais ou menos assim vestida de flor, ah tava...
Mila | Homepage | 09.22.08 - 12:26 am

Li a história do Edgar-peixe e vi a foto no blog da Jana...
Eu nunca representei na escola, sempre fui muito timida pra isso
fabi | Homepage | 09.22.08 - 12:05 am

E aquelas fotos do prézinho? Eu tenho um mooonte dessas! E com umas ovelinhas coloridas... até os pobres animais entram nessa dança! Mas faz parte da vida!
Mas já prometi que se um dia eu tiver filhos, nunca farei isso com eles! haha
beeijo!
Cah | Homepage | 09.21.08 - 2:14 pm

hehehe.... como tem criança que sofre!!!
beijoo Renata e boa semana!
Rosana | Homepage | 09.21.08 - 1:14 pm

Renata,
Eu tenho uma amiga que na festinha de Natal da escola foi o único bicho do presépio: a vaca.
Bjs.
Elvira
Obs: pobre criança (a da foto)
Elvira | Homepage | 09.21.08 - 12:22 am

Rê querida, que hilário esse post! Essas encenações infantis são uó! Uma vez fizemos um teatrinho na escola e eu e mais alguns coleguinhas éramos borboletas e devíamos ficar voando pelo palco pra ilustrar a cena. Só que a peça começou, foi rolando e nada dos coleguinhas começarem a "voar"! E eu olhava incrédula e pensava: bom, não vou voar sozinha né! Resultado, ficamos parecendo 6 pamonhas parados no canto do palco enquanto o público não tinha a menor idéia do que estávamos interpretando!!!! Ah....micos da infância! Beijão
Lilica | Homepage | 09.20.08 - 10:10 pm

Oi!
Tá bom eu te confesso que até dancei lambada com sai de babado e tudo numa apresentação da escola...que mico, como eu pude gostar dessas coisas rsrs...
bjs lidi
lidiane | Homepage | 09.20.08 - 9:09 pm

hahahaha... por que as mães nos submetem a isso? Ih, tenho q tomar cuidado pra não traumatizar o pequeno Gabriel, a não ser q ele realmente tenha veia artística! rs.
Já fui passarinho azul (sei lá de onde saiu isso), oradora na quarta série, dancei frevo, carimbó e tarantella (festa folclórica da escola, valendo nota, claro... de "graça eu não faria nunca!).. Eu era super tímida, isso pra mim era uma tortura! rs.
A cara dessa criança tá impagável! rs.
Beijos.
Tathiana | Homepage | 09.20.08 - 5:22 pm

Gente como eu odiava isso de encenar...até mesmo qdo tinha que cantar num coralzinho, eu disfarçava e fikva na minha, bem escondidinha, em pânico, nunca gostei mesmo disso, af...
e agora como professora não incentivo esse lado ator dos meus alunos de jeito nenhum, prq acho que mesmo se fosse eu lá só pra dirigir o teatrinho, morreria de vergonha ou riria da cara dos alunos, huahuhauhuahuah
bjux, e felicitações por sua vida de atriz amocionante^^
kelly fatone | Homepage | 09.20.08 - 4:39 pm

Dá até pena dessa figura ai! rss
Cineasta81 | Homepage | 09.20.08 - 2:45 pm

hahahaha... to me espocando de rir mana, ainda bem que vc não resolveu ser artista, parece que quanto mais a gente foge, mais a coisa pega pro nosso lado!
bjos ótimo fds!
lya | Homepage | 09.19.08 - 9:44 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nossa, eu dei muita risada dessa foto, pensando em vc vestida de urso e derretendo. Não podia ser mais engraçado! kkkkkkkkkkkk
E o mais incrível, é que a criança da foto ta derretendo também. Ô CUTADA!
Bj imenso
Lilith | Homepage | 09.19.08 - 9:39 pm

Ahhhh que saudade do meu tempinho de pagar micos na escola....
Ja paguei mtsss
Bjusss e ótimo findi
Neli Carpinter | Homepage | 09.19.08 - 9:36 pm

Por partes:
1) Eu também não gosto de perder. Odeio. Até hoje. Não sei brincar. E admito, pior são pessoas que não admitem e sempre ficam com aquela de c* quando perdem.
2) Eu devo ter sido uma criança muito (in)feliz. Eu nunca tive essas coisas na escola. Primeiro porque eu ficava na casa da minha avó, e não fiz pré, depois porque no colégio não tinha dessas coisas. De qualquer forma, adoro uma festa a fantasia... Final do mês que vem, tem festa a fantasia na faculdade, se eu tiver coragem apareço por lá fantasiada! E se der mais coragem posto no blog.
beijos
Laura | Homepage | 09.19.08 - 3:39 pm

Cara, vc é ótima!!!
e coitada dessa criança, isso traumatiza pra vida toda! hahaha
beijos!
Denyse | Homepage | 09.19.08 - 11:58 am

hahahahahahaahha
vc tem uma carreira artistica BRILHANTE!
hauahauhauah
mas essa criancinha da foto, sem duvidas, sofreu mais do que vc em toda a sua vida nesse dia...
Nina | Homepage | 09.19.08 - 12:08 am

Ahahaha, a foto do pentelho tá ótema! A cara dele é a melhor!
Mas meniiiiina, lendo seu post voltei alguns anos no tempo... nosa, essas apresentações de escola sempre eram motivo de bagunça. Eu adorava, menos qdo tinha que usar umas roupas estranhas e dançar coisas mais estranhas ainda *.*
E sabe, aquela frase no início do seu post é bem verdade... esse negócio de blog é mó panelinha.
Ah, seu post anterior - sobre jogos - é bem legal! Só que eu não tenho a menor paciência pra esses tipo de joguinhos, sério. Nunca tive.
E sonhar que era uma célula deve ser bastante interessante. Ahaha.
Beijão
Carol | Homepage | 09.18.08 - 9:35 pm

AHiuAHIUAHI
Meu, adorei a criança da foto. Me dá um bêzo, dá??
HJAIUAHiUAHI
E deixa eu te falar... Tu cria um blog querendo não entrar neste mundinho, e quando se dá conta, formou sua propria panelinha e rede de amigos que se tornam tão próximos quanto os 'de verdade'...
=P
Bruno | Homepage | 09.18.08 - 3:19 pm

Vi a foto primeiro que o texto e fiquei pensando se era você. E conforme fui lendo o texto e vi que você encenou um urso, pensei "nossa Rê, poderia ter feito uma carinha mais alegre pelo menos, né?"
Mas acho um barato essas peças de crianças. Eu me lembro de ter dançado na época da escola e não fazer teatrinhos. Mas na oitava série ou no colegial, já não lembro mais, a classe inteira fez um teatro sobre a escravidão. Foi bem legal, elaborado e eu era a narradora. Como a história começava com a vó contando a história para a netinha e depois entravam as cenas, eu expus minha cara por pouco tempo. Mas quem disse que foi fácil narrar, mesmo que eu não mostrasse a cara? Os meninos toda hora passavam por onde eu estava e faziam brincadeiras, eu tive que ficar lá narrando e segurando-me para não rir no microfone enquanto a escola inteira assistia nossa peça. Foi muito bom!
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 09.18.08 - 1:19 pm

Eu nunca fui urso.
Mas devo ter sido uma criança muito iludida.
Porque, pelo o que me lembre, gostava desse troço de festinhas e afins.
Que horror.
Eu deveria processar a minha mãe por me colocar nessas roubadas.
Enxaqueca | Homepage | 09.18.08 - 12:20 pm

putz quase pensei q era vc...
hauhauhuahuahua
tbm já fui uma flor... q saco isso né?
aliás, sobre sonhos estranhos, sonhei q era amiga da britney spears...
deus me livre
=)
Ju | Homepage | 09.18.08 - 11:01 am

AAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH... coloca aí uma sua de ursinho vai.........................
Bjs
Adri | Homepage | 09.18.08 - 9:58 am

Sempre morri de vergonha, nas quadrilhas sempre fui mulher do padre! hahaha!
:*
Ciça. | Homepage | 09.17.08 - 9:43 pm

Já fui flor, já fui macaco, já fui hawaiana, de tudo um pouco, mas criança não sabe o q faz...huahauhauhauhaua
Elayne | Homepage | 09.17.08 - 6:53 pm

adorei :D
e é bem assim,quando era criança fazia essas coisinhas na escolinha, hoje olho as fotos e penso "cara ninguém tava nem aí e foram só pra não me ver chorar"e enfim, ser criança é pagar mico, perguntar de onde viemos,ficar com catarro caindo do nariz(nojeeento)
iuahuiahuahuihauia
É histórias para tda a vida
Jéssica Lopes | Homepage | 09.17.08 - 6:41 pm

hahahahahahahaha
Aadoreiii essa série de posts sobre a infância!
No meu colégio, eu participava de TODAS as festas de fim de ano.
Já fui onça, bailarina, índia, adolescente-anos-60, dançarina de can-can, surfista.... ufa!
E, bom ou não, tenho fotos de TUDO ISSO!!!
Mas foram bons tempos.... e hoje me mato de rir com essas lembranças!!
Beijoooss!
Carol | Homepage | 09.17.08 - 6:01 pm

Eu to morrendo de pena dessa criança...
rsrsrsr
Anonymous | 09.17.08 - 4:28 pm

Caracas, tomei o maior susto com essa foto! Essa criança está sofrendo.. dá pra ver nos olhos dela.. ehehe
Deixa eu vender o meu peixe:
Ô Renata, você acha mesmo que ser um Anjo é significativamente mais pomposo do que ser um Peixe? Eu não acho. Oras, coisa mais trivial ser um Anjo. Sem contar que Anjo (até que se prove o contrário) todo mundo já foi um dia. Agora um Peixe.. não é para qualquer pessoa. Ser um Peixe num presépio de Natal, então! Não existe outra coisa mais simbólica na vida de um ser humano. Quando eu tiver os meus netos, com certeza vou bater no peito e dizer: "Sabia que o vovô já interpretou um Peixe no Presépio de Natal?". Puxa, meus netinhos vão pirar na idéia! Morra de inveja.. :D
Edgar | Homepage | 09.17.08 - 2:54 pm

Adorei a cara do guri!
hahahahahahaha
hei a pista da direita era prás lesminhas..Faxina é metida a "braço" no trânsito..hahahahahaha
beijos
ps: nunca fui nada na escola..acho
que era uma negação..hahahahaha
dani faxina | 09.17.08 - 2:54 pm

O pivete tá é drogado!!!
E aqui na minha terra não tem presépio não, só quadrilha junina. Que é bem mais legal.
Thito | Homepage | 09.17.08 - 2:32 pm

Hahahaha... acredita q até eu tenho um lado infantil de atriz... péssima atriz - eu diria - mas tenho.
Bjimmm!!!
Diii | Homepage | 09.17.08 - 1:41 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu fui flor!!! Mas a contrario de vc minhas tias eram mais espertas, em vez de papel crepon eu pus uma malha , mas a mesma flor de cartolina! kkkkkkkkkk E pior, tenho foto pra comprovar!! Vou scaniar pra vc ver!
E em presépio eu fui anjo, o anjo que anunciava a Maria (que eu odiava tb) que ela ia emprenhar, de cima da montanha (papel de destaque viu)
Mas sabe, queria ser famosa, tanto que fiz teatro na adolescencia, desisti quando me deram um papel de prostituta sado maso. Olha pra minha cara né? kkkkkkkkkkk
Agora, urso, nunca, nem f* me colocariam de urso!!!
Lembrei que levei o Be pra ver uma peça do Pooh agora pouco, e fiquei com dó da atriz vestida de Pooh, deram esse papel pra ela só porque era a mais gorda!
Viu do que me livrei! kkkkkkkkkkkkk
Beijos crazy!
Jana | Homepage | 09.17.08 - 12:35 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário