sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sobre mim

Faça-me um favor: leia meu perfil. Foi? Viu que lá está escrito e-go-ís-ta? Pois é. E eu fico aqui pensando que se uma pessoa egoísta é aquela que não acha justo dividir ou emprestar bens próprios para outros, é isso aí mesmo. Claro, desse mundo nada se leva, e é uma pena, porque se eu pudesse voltaria ao início dos tempos onde os faraós do Egito construíam durante toda a vida as próprias pirâmides, onde seriam guardados os bens junto com suas próprias múmias. Se bem que pirâmide é meio difícil de construir, eu ficaria satisfeita só com um mausoléu. Mas explico: tudo bem, pra mim, dividir. Quer dividir o que? A pizza da sexta-feira? A conta pra pagar? A taxa do lixo? A despesa por uma piscina no condomínio? Claro! Pode deixar que eu vou convidar a família inteira pra desfrutar da piscina que eu paguei, mas vamos lá, se o negócio é dividir, esteja à vontade.

Emprestar já é um problema. Eu tenho certo pavor quando alguém me pergunta se eu não posso emprestar livros, cds, dvds ou afins. Roupa? Felizmente eu nasci mais alta que a maioria da população, então não é artigo que caia bem em qualquer um. Mas não ligo para as poucas vezes que empresto pra alguém. Mas tudo nessa vida tem motivo. Quando eu era criança, sem maldade e boca-aberta, eu emprestava. Caderno, caneta, lápis de cor. Nessa época eu achava que o fato de estar solícita e emprestar a minha caneta de 10 cores para as colegas garantiria a amizade delas por mim. Até garantia. Mas só até que as canetas não voltassem, porque daí era mais fácil terminar as amizades comigo do que ouvir da minha boca que a caneta que emprestei não voltou. E gente, teve mesmo coisa pra caramba que nunca mais voltou. Era caderno com matéria do dia anterior, que MUITAS vezes eu precisei fazer cadernos novos porque o que eu tinha emprestado sumiu. Era livro, era material da escola, brinquedo. E por outro lado, a minha mãe, brigando comigo a cada coisa que eu emprestava e não voltava. E esse tipo de coisa me tornou o que eu sou hoje. Quer o que emprestado? Ah, não importa, porque puxa vida, imagina que bem hoje que você quer, eu já emprestei pra outra pessoa? Infelizmente não será possível emprestar pra você. O que? Você quer tal livro emprestado? Sabe que eu perdi? Nossa, estão tão bagunçadas as minhas coisas que perdi! Mas pode deixar que o dia que eu achar, te empresto, sem falta!

Gente, não dá. Sabe cd, que você empresta? Já te conto como vai voltar: riscado e sem os dentes da caixinha. Então vem aquela coisa dançando, que quando toca a sua música preferida, gripa a ponto do cd não sair mais do lugar, então repete aquela frase daquele refrão lindo que você amava por toda a vida, até que você se encha e mude de música. Livro? É desesperador você pensar que pagou caro no negócio (pagar 40 reais num livro ou cd pra mim é o olho da cara), leu com cuidado, evitou dormir em cima do livro, guardou em lugares limpos e ventilados para que não amarelasse e para que traças não o consumissem. O negócio volta com a capa caindo, cheio de orelhas, páginas amareladas, amassadas, com bichos, melecas de nariz ou seja lá o que for grudado entre as palavras, Coca-Cola derramada, farelo de pão, chocolate...... e a vontade que dá é a de esfregar a cara da pessoa no lixo que te devolve e mandar dar o dinheiro pra que eu compre outro novinho, que era o estado em que estava quando emprestei. E essa é a opção de quando o item emprestado volta, porque na maioria das vezes você nunca mais ouve falar naquele livro que você amava. E ai de você se cobrar. É um tal de “nossa, pra que emprestou se você queria que eu devolvesse no dia seguinte, pessoa desagradável?” Então, pra evitar esses e outros tipos de situações desagradáveis, não empresto. É, não tenho, acabou, perdi, fugiu! Ah é? Tal coisa que eu tenho você queria muito ler ou ouvir? Tem uma loja ali pertinho, baratinha, rapidinho você compra e aí tem um desse só pra você.

Ah, mas credo, que mão de vaca, que tal coisa foi só 2 reais e mesmo assim você fica regulando!” Foi dois reais, né? Quem foi que pagou mesmo? Eu. E não sei se você tem árvore de dinheiro em casa, mas eu não tenho não. E se eu cuido bem do item que custou 2 reais é justamente pra não ter que gastar de novo esses 2 reais na mesma coisa, afinal de contas 2 reais já dá pra inteirar o dinheiro e comprar outra coisa que eu queira. Porque de grão em grão, a galinha enche o papo. E é assim que a gente junta dinheiro pra comprar outras coisas que precise mais pra frente.

O fato é que nesse mundo poucas pessoas dão valor para as próprias coisas. Foi barato? Ah, que bom, dá pra jogar pra cima, quando precisar a gente compra outro! E se não cuidam das próprias coisas, como é que eu vou exigir que cuidem das minhas?

Flávio, meu filho. Eu não esqueci daquele caderno de perguntas que eu te emprestei pra que você respondesse e me devolvesse quando a gente estava na oitava série. Você pensa que só porque era o menino mais bonito da escola, pode se dar ao direito de não devolver o treco com as suas respostas e as de mais trinta e tantas pessoas escolhidas a dedo para isso?

PS1: Tradução da tirinha: "Por que outras pessoas deveriam se beneficiar do meu trabalho árduo?"

PS2: Jana, cabou a pipoca. Pega mais lá pra nós? rsrs...

:: Postado por às 09h06



[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Eu entendo. Somos obrigados a nos tornar egoístas porque os outros não sabem cuidar bem do que não é deles. Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
07/09/2008 16:44

[Taty]
Eu costumo emprestar as minhas coisas (menos roupas e livros..rs), mas só pra quem eu considero muito e sei q vai ter o mesmo cuidado q eu. Se a pessoa cuida direitinho, eu empresto numa boa. Ah, mês q vem tá chegandooooo... :D
07/09/2008 16:15

[Rosana] [http://rosanars.zip.net]
Renata... eu tb nao gosto de emprestar minhas coisas... tb sou mais alta que o restante da populacao, mas qdo morava em republica durante a faculd, eu emprestava roupa pra uma menina, e pra ela nao ligava de emprestar, pq a conhecia bem e eramos como irmas, e ela sempre me devolvia lavada e certinho... pra ela eu emprestava dinheiro e td, e nunca tive problemas, graças a Deus! mas só... nao faço isso com mais ninguem, de verdade, nao dá né! as pessoas nao sao caprichosas nem com as proprias coisas, imagine com as coisas da gente! e eu cuido muito bem das minhas coisinhas!!! nao me considero egoista, sou cuidadosa, cuido do que é meu, é diferente, pense assim tb!!! beijooo e boa semana!
07/09/2008 12:11

[Bicha Anônima]
Ah, mas que coisa! Quanto egoísmo em seu coração! Há um constraste com seu post abaixo, pois você gastou um dinheirão para ver a madonna e reclama de 2 reais! Eita, que bipolaridade! é minha querida, não fique assim, o que vc empresta, Deus lhe da em dobro!
06/09/2008 01:00

[Clécia] [www.novomarazul.blogspot.com]
Eu empresto numa boa,mas procuro olhar a quem vou emprestar, né?rs Porque é super chato emprestar paar aqueles que não tem o mínimo cuidado. Desculpe-me a demora em voltar aqui. Estava doente estes dias e por isso não deu para visitar os amigos. :) Espero que tenha um ótimo fim de semana!
06/09/2008 00:01

[Ju] [www.avidaecorderosa.zip.net]
ah eu tbm sou um pouco assim, qndo me pedem algo abstraio, disfarço... só empresto mesmo dependendo do que e pra quem... e claro, dou prazo pra devolução aliás, sobre o poliamor, imagina só se eu emprestaria meu namorado?? não né! mas vc entendeu perfeitamente o q eu quis dizer =)
05/09/2008 10:57

Ah, nem me fale viu???
Também não gosto de me emprestar minhas coisas, não.
Principalmente roupas e livros.
Concordo plenamente com você!
Bjim
Evelyn | Homepage | 09.09.08 - 12:25 am

O meu Caçador de Pipas, aliás... hum... está com quem mesmo... Sacoooooooooo!!!
Mila | Homepage | 09.07.08 - 6:45 pm

Eu também sou meio assim com as minhas coisas, principalmente no sentido de emprestar. Na boa, tem gente que nem devolve. E aqueles que devolve com arranhões ou coisas parecidas? Ninguém merece! ¬¬' Beeeijo. :*
Júnior | Homepage | 09.07.08 - 4:00 pm

Sempre fui filha única, e acho que isso foi um fato e tanto que contribuiu para que eu pensasse justamente igual a você. Mas só pensasse, porque no final das contas, acabo emprestando. Coração mole, sabe como é! haha
beijobeijo:*
Michelle | Homepage | 09.07.08 - 1:59 am

Eu cuido demais tudo o que pego emprestado. Tanto é que praticamente nada peço emprestado, vou direto na lojinha e compro, quando tenho money!
Eu sou cuidadosa demais com as coisas.Gosto de deixá-las inteirinhas, novinhas e outros inhas... Mas não deixo de emprestar quando confio em quem está pedindo... E isso não é muito raro.
Beijocas
;***
Lizzie | Homepage | 09.06.08 - 4:16 pm

Só empresto para poucos, deixo anotado da lista da porta do guarda roupa e cobro de hoje em sempre.
Emprestar CD??? Nada. Traga um pendrive ou mp3 player e copie os arquivos. DVD? Aluga.
E isso não é egoísmo, é cuidado.
Thito | Homepage | 09.06.08 - 12:07 pm

Oi Chara
Adorei sua visita. Muito obrigada, e espero te ver por lá muitas e muitas vezes, viu!
Achei seu Template MA-RA-VI-LHO-SO.
Muito linda a apresentação do seu Blog.
Agora, não sei o que aconteceu aqui, ou ai, que vejo os textos assim:
"Claro, desse mundo nada se leva, e
uma pena, porque se eu pudesse voltaria ao incio dos tempos onde os faras do Egito construam durante toda a vida as prprias pirmides,"
Ai que desespero!!!Vc sabe pq está assim? Eu nunca vi isso!!!
De qquer maneira eu li assim mesmo, e achei um barato, pq eu também tenho ODEO. ODEO MORTAL de emprestar minhas coisas, principalmente minhas roupas! Sou um poço de egoismo pra isso! Também odeio dividir o que estou comendo!kkkkkkkkkk
Dei muita risada com a parte que se refere ao Flavio...kkkkkkkkkk...Que trauma! Se vc não esqueceu disso até hoje, é pq deve ter doido muito na época!!!kkkkkkkkkkk...Mas também, ninguém merece ter seu caderno de enquete extraviado por 3°s..kkkk
Ah, mais uma coisinha, já que eu escrevi pouquinho (aff...kkk), pq vc falou que é careca? E de onde vc é, tipo, que cidade, que estado?
Bj imenso
Ta linkada viu!
Lilith | Homepage | 09.06.08 - 1:15 am

Se for nesse ponto de vista tb sou super egoísta....
Cds, meus dvds de seriados, livros... até me dói qd me pedem emprestado...
beijos e ótimo final de semana
Fabi | Homepage | 09.05.08 - 4:50 pm

Ah, eu fico uns dias sem vir aqui e olha o monte de posts o.o Li todos, by the way ;D
Ahá, eu também odeio emprestar coisas que amo. Sejam peças de roupa, Cd's, livros... quando alguém me empresta algo, devolvo no mesmo estado em que peguei. Custa ser um pouco cuidadoso? Escolho a dedo as pessoas pra quem vou emprestar minhas queridas coisas. Eu já emprestei um Cd que nunca mais voltou, outro voltou tão arranhado ehuiso que nem sei. E esse 2º era duplo, mas voltou um só O.o
Odeio a falta de consideração de pessoas.
E antes que eu comece a desabafar aqui, é melhor eu ir =~
Beijos e bom fim de semana
Carol | Homepage | 09.05.08 - 4:35 pm

Até empresto alguma coisa ou outra, mas depende da coisa e da pessoa para quem emprestarei.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 09.05.08 - 2:15 pm

Também odeio emprestar coisas. Já perdi 2 livros que eu adorava por ter emprestado aos outros. E tem gente que é tão cara de pau que vc pede, pede e a pessoa inventa que esqueceu, que vai trazer amanhã....tô contigo e não abro! Beijos e bom finde.
Lilica | Homepage | 09.05.08 - 1:16 pm

apoiadíííííííííííssimo!!!
Sou bem desse jeitinho tbm...Já cansei de emprestar coisas, principalmente na escola e depois não ver nem o cheiro, que raiva. Por isso já digo logo:"tenho, mas minha religião não permite emprestar coisas" ou "Já te pedi algo emprestado? Não? Então vamos manter essa relação como está."...huahauhua
mas geralmente cuido mto bem das poucas coisas que empresto e só empresto tbm poucas coisas pra quem eu sei que é igual a mim^^
bjux
kelly fatone | Homepage | 09.05.08 - 12:56 pm

Eu num gosto de emprestar também não,mais isso num costuma acontecer comigo não.Pode acontecer de demorarem pra devolver,mais volta tudo inteirinho.Mais não empresto pra qualquer um não.
Engraçado,na hora que eu entrei no seu blog,você comentou no meu.
Erica | Homepage | 09.05.08 - 12:37 pm

Comecei a ler o post, e lembrar de algo q vim conversando com uma colega de sala ontem no bus, após a aula.
Ela falando q não pede pedaço de algo que estão comendo, nem dá. Que não empresta maquiagem, escova de cabelo, etc, etc, etc.... É nojento, e ela tá até certa. Mas, o jeito que ela fala causa uma antipatia sem tamanho... hahahaha
Eu só pude acrescentar: NÃO dou pedaço de chocolate. Pq não dou meRmo. Amo trufa, cara. Uma mordida que um fominha dá, o trem acaba.
Whatever... hahahahaa Pq acabamos descambando pra outro lado, e eu percebi que... Eu empresto tudo. Afff... Se tenho um livro que fala disso e vc tá passando por determinada situação, lá vou eu oferecida que só, dizer q o livro fala disso e disso, e que vai ser bom pra ti.
Pensando bem, eu nunca sofri oq vc sofreu. E até senti medo. Pq se não me devolverem algo, eu rodo a baiana, ou a mineira que o valha! Gosto muito das minhas coisas... São minhas.
E acho que vou tomar mais cuidado de agora em diante. hehehehee
Ótima sexta, Renata!

. C a r o l | Homepage | 09.05.08 - 12:37 pm

hauhauah
Nossa... comigo acontece a mesma coisa...
rsrsr!!!
bjs
bom fds!
Amanda | Homepage | 09.05.08 - 12:25 pm

Hoje em dia eu até empresto, mas para pessoas selecionadas, com o mesmo cuidado que eu. Porque ninguém merece livro com orelha. Bjs
Adri | Homepage | 09.05.08 - 11:59 am

AH! eu tbém odeio emprestar, e se isso é ser egoísta, ok eu aguento o rótulo.
Bjos!
Cin | Homepage | 09.05.08 - 11:58 am

Frustrante. Ainda bem que eu sou fechado o bastante pra nem me pedirem.
Quanto ao teu comentário no meu blog, é complicado não olhar pra trás, ainda mais quando se é saudosista que nem eu! :|
BeijoS!
Thiago Augusto | Homepage | 09.05.08 - 11:47 am

Ai, também já fui muito assim!
Emprestava livros (que valiam os dois olhos da cara) pras coitadas das amiga (que vivia no barzinho da esquina) estudar pras provas.
Depois que eu pedia a desculpa era a pior possível - Não foi pra mim que você emprestou, não está comigo...
O final da história vc já conhece, né?
Humpf!
Elayne | Homepage | 09.05.08 - 11:33 am

Assinei embaixo.
Mas eu continuo meio boca-aberta. Porque eu não gosto de dizer não, daí eu me faço de louca.
Até empresto algumas coisas, mas sempre para pessoas suficientemente próximas para que eu possa cobrar 100% do tempo. Oras bolas, bolitas. Eu gosto demais dos meus livros, e eu sei quando um não voltar. Ah eu sei.
Beijos
Laura | Homepage | 09.05.08 - 11:29 am

Pois é, sou assim também, Renata. Não empresto nem a decreto do papa, se é livroprefiro dar de presente um novo que não o meu (mas só se for pessoa muito querida, rs, uai, concordo com você, meu dinheiro não nasce de uma árvore no meu jardim). Adorei o post, adorei o blog. :*cas
Carol Maria | Homepage | 09.05.08 - 11:05 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Trouxe doce e salgada!!!
Vai que a sessão da tarde é boa né, a gente emenda aqui!!!
Guria, nem preciso dizer, sou como tu, egoista, e odeio emprestar coisas! ODEIO!!
Beijos
Jana | Homepage | 09.05.08 - 10:26 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário